Perguntas Frequentes para Urologistas

 Tire suas dúvidas sobre problemas urológicos com o Dr. Marco Nunes.

Câncer de Próstata

Você é do tipo de pessoa que tem curiosidade em entender as causas de determinadas doenças, como câncer de próstata, por exemplo?

Então você está no lugar certo! Falaremos a respeito das principais causas deste mal que assola tantos homens nos 4 cantos do mundo.

Confira a seguir e previna-se!

Leia mais…

Muitas pessoas se perguntam sobre existir ou não algum fator de risco em relação ao câncer de próstata. Resumidamente, há diferentes tipos de câncer e consequentemente, diferentes fatores de risco. Há tanto fatores de risco que podem ser mudados, assim como há aqueles que não há como se alterar.

Quer saber quais são alguns dos principais fatores de risco para câncer de próstata?

Leia mais…

Você já parou para pensar sobre quais os sintomas do câncer de próstata? Se você já entrou na casa dos 40 anos e não realiza um acompanhamento médico periódico, é bom ficar alerta! Sabia que esta doença é conhecida exatamente por ser silenciosa?

Afinal, o quando o câncer de próstata apresenta sintomas, via de regra é porque ele já se encontra em um estágio avançado.

Entenda a importância de ir ao médico regularmente e quais sinais e sintomas que o câncer de próstata costuma apresentar, a seguir.

Leia mais…

Você está preocupado com o risco de câncer de próstata? Gostaria de conhecer métodos capazes de prevenir a doença?

Se informar é o primeiro passo para evitar a incidência desse problema que atinge os homens, especialmente após os 40 anos de idade.

Leia mais…

Câncer de próstata é um tema de suma importância no universo masculino. Afinal, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), se trata do segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, sendo também um dos que mais matam.

Isso acontece, sobretudo pelo fato de muitos homens deixarem de se cuidar, não realizando exames de rotina e checkups preventivos com o médico urologista. Por ser uma doença do tipo silenciosa, ao detectar algum tipo de sintoma, geralmente o câncer já se encontra em estágio avançado e irreversível.

Leia mais…

Será que o câncer de próstata é hereditário? Sabemos que descobrir as origens e conhecer mais sobre o histórico familiar é algo que desperta a curiosidade das pessoas. Sobretudo em relação aos riscos à saúde que podem ter herdado da genética familiar.

Para os homens, por exemplo, uma das maiores preocupações com a saúde conforme a idade avança,  diz respeito ao diagnóstico de câncer de próstata .  

Nesse distúrbio, algumas células da próstata tornam-se anormais e se multiplicam sem controle ou ordem, formando tumores.

Como se sabe, a próstata é uma glândula que envolve a uretra masculina e ajuda a produzir sêmen, o fluido que transporta os espermatozoides.

Leia mais…

 

Afinal, o câncer de próstata tem cura? Certamente, o câncer de próstata está entre os mais temidos entre os homens. Acometendo em geral, homens a partir dos 50 anos de idade, estudos apontam maior incidência entre os 65 e 70 anos. 

Uma boa parcela da comunidade médica tem a crença de que o surgimento do câncer de próstata está relacionado ao processo natural de envelhecimento, haja vista que é encontrado em praticamente na totalidade de homens acima de 90 anos.

Leia mais…

À primeira vista, o câncer de próstata surge como uma doença silenciosa, sem causar alardes ou sintomas. Contudo, quando ela dá sinais, geralmente a situação já se agravou e pouco pode ser feito para reverter o caso.

Apesar disso, seja por preconceito ou simplesmente descaso, algo do tipo “acontece com os outros, não comigo”, uma boa parcela dos homens simplesmente não se preocupa com a doença.

Leia mais…

 

O Câncer de Próstata é um assunto que sempre desperta o interesse masculino, sobretudo em homens na faixa dos 50 anos. No entanto, é importante termos em mente que há dois tipos de condições relacionadas ao tema: o fator benigno e o câncer de próstata maligno. Mas afinal, você sabe qual a diferença entre Câncer de próstata benigno e maligno?

Cada um recebe uma abordagem de tratamento diferenciada, conforme o diagnóstico recebido. Confira a seguir, o que difere ambos e quais seus respectivos tratamentos. 

Leia mais…

Antes de mais nada, você sabe quais são os tratamentos para o câncer de próstata? Confira no post abaixo, algumas formas de tratamentos:

Quando o paciente recebe o diagnóstico de câncer de próstata, uma equipe de tratamento discutirá as opções com ele, para que se chegue até um denominador comum.

Leia mais…

Primeiramente, você sabe quais são os alimentos que previnem o câncer de próstata? Confira no post a seguir, algumas dicas de alimentação para prevenir essa doença.

De acordo com a American Cancer Society, o câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre os homens, afetando 1 a cada 9, somente nos Estados Unidos.

Leia mais…

Não se trata de uma “verdade absoluta”, afinal,  não há fortes evidências comprovativas, pelo fato de que diferentes estudos apresentam resultados variados.

Contudo, serve a título de curiosidade e também atenção. Que tal levantar esta pauta em sua próxima consulta com o médico urologista de sua confiança? 

Leia mais…

Quando as células neoplásicas dentro da próstata crescem e evoluem, temos então a presença daquele que está dentre os tipos de câncer mais comum em pacientes masculinos, o Câncer de Próstata.

Da mesma forma que ocorre com diversos outros casos de distúrbios e doenças, o Câncer de Próstata é cercado de muitos boatos e senso comum. Veja a seguir, os principais mitos e o que é verdade em relação a esta condição.

Leia mais…

 

É comum que boa parte dos homens vivenciem problemas relacionados com a próstata à medida que envelhecem. 

Fato é que os sintomas, seja do aumento benigno da próstata, seja do câncer de próstata,  são muito semelhantes. Na maioria das vezes, os homens apresentam a princípio, questões envolvendo o trato urinário. 

Leia mais…

O Câncer de Próstata é uma doença que assusta muito a população masculina. De fato, se trata do tipo de câncer mais comum em homens adultos. Por isso, é importante realizar check-ups rotineiros a fim de garantir sua saúde e, caso o tumor apareça, seja pego em estágios iniciais.

Nesse artigo, explicaremos a existência dos tipos de câncer de próstata e quais são eles. Assim, se você está em busca de informações confiáveis sobre a patologia, esse conteúdo é perfeito para você.

Leia mais…

O câncer de próstata é uma das doenças mais comuns na população masculina. Além de ser responsável por uma alta porcentagem de fatalidades, também é muito temida e causa muito desconforto. Assim, buscar formas de prevenir o câncer de próstata e de diagnosticar a patologia é comum. Por isso, não há nada de errado em questionar se a atividade física previne o câncer de próstata.

Nesse artigo, trabalharemos de forma completa a relação da atividade física com a prevenção e tratamento do câncer de próstata. Tem dúvidas? 

Leia mais…

O Câncer de Próstata é o tipo mais comum de câncer entre homens em idade adulta. Além disso, é, infelizmente, o mais fatal, causando cerca de 10% das mortes masculinas provocadas por câncer. Assim, o diagnóstico do câncer de próstata em estágio inicial é essencial para aumentar as chances de tratamento.

Embora as causas do câncer de próstata sejam muitas, a verdade é que realizar check ups preventivos com um urologista é fundamental. Isso porque, se detectada em estágio inicial, há maiores chances e formas de tratamento. Mas como é feito o diagnóstico do câncer de próstata?

Leia mais…

Cistite / Infecção Urinária

Você sabia que a infecção urinária é apontada como um dos tipos de infecção  bacteriana mais recorrentes?  

Os sintomas podem variar, dependendo de qual região do trato urinário for atingida, bem como sexo e idade da (o) paciente.

Em linhas gerais, são comuns os seguintes sintomas quando se está diante de uma quadro de infecção urinária:

  • Forte necessidade e urinar;
  • Aspecto turvo na urina, com forte odor e presença de sangue;
  • Sensação de dor e/ou de queimação durante o ato de urinar;
  • Dores abdominais;
  • Dores musculares;
  • Náusea e vômito.

Leia mais…

Sintomas de infecção urinária podem atingir qualquer pessoa, de qualquer gênero ou faixa etária.

Você sabe o que é uma infecção urinária? Também conhecida como infecção do trato urinário, ela se localiza em qualquer parte do sistema urinário.

Podem atingir deste os rins, por exemplo, até a bexiga, uretra e ureteres.

Leia mais…

Alguma vez você já se perguntou se é possível se prevenir em relação a infecção urinária?

São infecções comuns que ocorrem quando bactérias, geralmente da pele ou do reto, entram na uretra e infectam o trato urinário. As infecções podem afetar várias partes do trato urinário, mas o tipo mais comum é uma infecção da bexiga (cistite).

Leia mais…

Você é do tipo de pessoa que costuma adiar tratamentos, mesmo sabendo que precisa cuidar da saúde?

Talvez o ato de adiar seja exatamente por medo e desconhecimento do tratamento, não é mesmo?

O tratamento da infecção urinária, por exemplo, é um dos mais comuns e quantos antes ele for realizado, mais rápido você irá recuperar sua qualidade de vida. Descubra aqui como tratar infecção urinária.

Veja a seguir, algumas das estratégias de tratamento da infecção urinária mais utilizadas.

Leia mais…

Você já se perguntou sobre o que define a cistite? Se você acredita que infecção urinária é tudo igual, está enganado (a). Quando falamos em cistite, estamos nos referindo a uma inflamação da bexiga, mas que também em diversas situações se refere a uma inflamação na uretra. Por isso, agora vamos te explicar como tratar cistite.

Em comum, boa parte dos casos de cistite são causados por uma bactéria denominada Escherichia coli.

Em linhas gerais, o tratamento é bem simples, então se você está adiando a decisão de se tratar, fique tranquilo (a) e procure seu médico hoje mesmo.

Leia mais…

As infecções do trato urinário, ou simplesmente, infecção urinária, são bem comuns, em especial nos adultos.

Ela é caracterizada muitas vezes, pela sensação desconfortável de queimação ao urinar, aspecto escuro, turvo e com cheiro ruim do xixi. Em linhas gerais, estudos apontam que aproximadamente 40% das mulheres desenvolvem uma infecção urinária em algum momento de suas vidas.

Apesar de ser mais recorrente em mulheres, há uma pequena parcela de homens que também desenvolvem a infecção.

Vale dizer que com o avançar da idade e a atividade sexual, os riscos da infecção aumentam.

Leia mais…

Considerada uma doença comum, chamamos de infecção urinária todo tipo de infecção promovida por microrganismos que atingem o trato urinário. Contudo, de acordo com o tipo de infecção, ela tem diferentes nomes. É o caso da  uretrite (uretra), cistite (bexiga) ou pielonefrite (rins).

Apesar de diversos tipos de microrganismos causem a infecção urinária, o mais comum é que a bactéria responsável seja a Escherichia coli. Ela é presente naturalmente no intestino, sendo muito importante para a digestão. Contudo, em relação ao aparelho urinário, ela é patogênica.

Leia mais…

A princípio, cistite e infecção urinária são condições que confundem diversas pessoas.

Será que infecção urinária é tudo igual? E a cistite, é ou não uma infecção urinária?

Dessa forma, tendo em vista a necessidade de esclarecer essa confusão, preparamos o conteúdo de hoje.

De antemão, saiba que com a leitura a seguir você saberá:

  • O que é cistite?
  • O que é infecção urinária?
  • Qual a diferença entre essas condições?
  • O que fazer para detectar e solucionar esses problemas?

Leia mais…

infecção urinária, também conhecida como Infecção do Trato Urinário (ITU) ou infecção de urina, é mais comumente associada a mulheres por afetá-las com mais frequência. Apesar disso, é muito comum ver pessoas perguntando se é normal o homem ter infecção urinária, principalmente diante da sensação de ardor ou incômodo para urinar.

Então, se você compartilha dessa dúvida, não se preocupe! Explicaremos tudo sobre o assunto nesse conteúdo. Confira!

Leia mais…

Gerais

Você é do tipo de pessoa que só procura o médico quando a situação já está grave ou crítica? Acredite, cuidar da saúde é um gesto de amor consigo mesmo e também com as pessoas que lhe são caras e um urologista pode te ajudar muito no sentido da prevenção.

Compreenda a seguir, a importância do médico urologista e o quanto ele pode te ajudar tanto na prevenção quanto no tratamento de determinadas doenças.

Leia mais…

Sabemos que a urologia é um ramo da assistência médica que lida com o trato urinário masculino e feminino, o que envolve desde os rins e ureteres, até a bexiga e uretra. A urologia também inclui os órgãos reprodutores masculinos.

Quando pensamos em problemas do trato urinário, vale dizer que eles podem atingir toda as idades. Sendo assim, ao sentir algum desconforto, ou mesmo por rotina preventiva, o mais recomendado é marcar uma consulta com o médico urologista.

Leia mais…

Quais doenças são tratadas pelo urologista ? É comum, sobretudo quando não se costuma ter uma maior atenção sobre a necessidade e agendar consultas médicas, nutrir dúvidas sobre esse assunto.

E até mesmo para quem visita frequentemente o consultório médico, surgem questionamentos sobre qual o especialista indicado para o tratamento de determinada doença, não é mesmo? 

Leia mais…

A princípio, uma questão sempre em pauta, especialmente para quem não está muito acostumado a agendar atendimento médico, diz respeito a frequência ideal para marcar consulta com um urologista.

Sabemos que é fundamental não se descuidar e que o médico urologista é o profissional perfeito para avaliar o estado de saúde do indivíduo, e ajudar a prevenir doenças. Com isso, é possível promover qualidade de vida e máxima vitalidade. 

Leia mais…

Mas, o que é examinado em um checkup anual com o urologista? Continue lendo e descubra tudo o que é preciso sobre o tema, a seguir.

Sabia que, de acordo com dados revelados pelo Ministério da Saúde, um em cada três brasileiros não têm o hábito de ir ao médico com a regularidade necessária? 

Leia mais…

Ainda hoje, é comum o fato de que muitas pessoas tenham vergonha de ir ao urologista. Já parou para pensar sobre o número de mortes de poderiam ser evitadas, se o paciente vencesse a vergonha de comparecer a uma simples consulta de rotina?

Seja por questões culturais, educação, entre outros aspectos, a verdade é que por sentir-se constrangido e desconfortável, o indivíduo perde muitas vezes, a oportunidade de obter um diagnóstico precoce de uma doença.

Com isso, perde a chance de ter um tratamento eficaz e de usufruir da saúde e do bem-estar.

Leia mais…

Você tem dúvidas sobre quando deve procurar um urologista? Infelizmente, ainda hoje é bem comum que algumas pessoas, seja por medo, por vergonha, ou até mesmo em determinados casos, falta de informação, não se consultam com este importante especialista.

Com isso, acabam infelizmente fazendo parte de uma triste estatística, muitas vezes até mesmo fatal, que é a de perder a vida pela falta de exames preventivos que poderiam estabelecer um diagnóstico capaz de prevenir que certas doenças evoluam.

Quer saber quando procurar um urologista e esclarecer suas dúvidas? Então acompanhe as respostas a seguir.

Leia mais…

A condição da ejaculação precoce se refere a um tipo de disfunção sexual, capaz de afetar negativamente a qualidade da vida sexual masculina.

Caracteriza-se pela ocorrência do orgasmo ou ” clímax “, de maneira muito mais rápida do que o normal ou desejado.

Em algumas ocasiões, a ejaculação precoce também é responsável por complicações relacionadas à reprodução.

No geral, a ejaculação precoce afeta a satisfação sexual tanto dos homens quanto de suas (seus) parceiros (as).

Leia mais…

Antes de mais nada, é pouco provável que alguém cronometre o tempo que leva para ejacular. Contudo, evitar a ejaculação precoce é uma preocupação comum ao universo masculino. Seja como for, você já parou para pensar sobre qual seria o tempo “ideal” para atingir o orgasmo?

De antemão, vale mencionarmos que a ejaculação precoce é bem mais comum do que parece. Assim, o problema acomete sim uma parte considerável dos homens.

Leia mais…

A princípio, quando se fala sobre a dificuldade em ter filhos, ainda hoje é comum associar a questão às mulheres. Contudo, trata-se de um grande equívoco, na medida em que a infertilidade masculina está presente em cerca de aproximadamente 30% dos casos. Ou seja, a infertilidade muitas vezes, está associada exclusivamente a fatores masculinos.

Já parou para pensar, quais podem ser as causas da infertilidade masculina? Bem como de que forma obter o diagnóstico, maneiras de prevenção e, na ocasião de um diagnóstico positivo do problema, quais os tipos de tratamento?

Leia mais…

 

Todo indivíduo ativo sexualmente deve ficar atento em relação às IST’s. Antigamente chamadas pela sigla DST’s – Doenças Sexualmente Transmissíveis, as IST’s nos homens são uma realidade que merece atenção.

O termo Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) substitui a expressão DST pelo fato de destacar a capacidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem apresentar qualquer tipo de sinal e/ou sintomas.

Leia mais…

Inflamação do pênis é algo muito mais comum do que podemos supor, podendo ser motivada por infecções causadas por fungos, doenças sexualmente transmissíveis, má higiene local, entre outros fatores.

Geralmente, quando secreções ficam presas sob o prepúcio, elas podem infeccionar, levando à postite, por exemplo. A infecção do trato urinário (ITU), também é um fator que pode levar à inflamação. 

Leia mais…

Tal quadro clínico pode ser definido como uma combinação de sintomas, que desencadeiam maior frequência na vontade de urinar, causando certo estresse e impactando negativamente a qualidade de vida do paciente. 

Mas, o que causa a Bexiga Hiperativa? Quais os principais sintomas? Continue lendo e descubra a seguir.

Leia Mais…

De acordo com a comunidade médica, a estimativa é que a (BH) atinja cerca de 16% das pessoas com mais de 40 anos de idade.

Já em pessoas com mais de 75 anos, a estimativa é que a bexiga hiperativa atinja por volta de 30% das pessoas.

Mas, como tratar esse problema que afeta tantas pessoas ao redor do mundo? É o que te contaremos a seguir.

Leia mais…

Quando ocorre de maneira simultânea a balanite e a postite, temos um quadro então de balanopostite.

Mas, além da questão da higiene, quais seriam as causas que motivam tais inflamações? Quais os principais sintomas e, principalmente, como prevenir e tratar? É o que você descobre a seguir, acompanhe.

Leia mais…

Antecipadamente, você sabe o que causa a Balanopostite? A Balanopostite é uma condição que afeta homens na região peniana. Quando ela ocorre, causa inflamação do prepúcio e da glande. Como sabemos, o prepúcio é uma dobra de pele móvel que cobre a glande (cabeça) do pênis.

A Balanopostite afeta homens não de qualquer idade, tendo diversas causas. Vejamos, a seguir, um pouco mais sobre essa condição, principais fatores que a desencadeiam e algumas maneiras de tratar a questão. 

Leia mais…

Além das consultas periódicas e de rotina, bem como da realização de um check up anual para avaliar as condições clínicas, é de suma importância adotar alguns cuidados preventivos com a próstata.

Você sabe como cuidar da próstata? É sobre isso que falaremos a seguir, acompanhe e se cuide, sua saúde é seu maior bem.

Leia mais…

Em primeiro lugar, você é do tipo de pessoa que se preocupa com a saúde dos seus entes queridos, não é mesmo? Então, certamente você já se perguntou sobre quando levar seu filho ao urologista.

A princípio, ainda hoje é comum que os homens procurem um médico somente quando já enfrentam algum tipo de problema de saúde. Contudo, sabemos que realizar consultas de rotina e preventivas é o melhor caminho a seguir. Afinal, em alguma anormalidade, será possível executar o tratamento de forma mais assertiva.

Leia mais…

sangue na urina, conhecido na comunidade médica como hematúria, costuma conferir à urina uma coloração diferenciada, que varia de acordo com a quantidade de sangue presente.

Acima de tudo, ao notar a presença de sangue na urina, a primeira impressão é que pode se tratar de algo grave. Certamente, a hematúria indica que há algo de errado no organismo do indivíduo.

Leia mais…

Você já parou para pensar sobre o que pode significar uma inflamação no pênis? Antes de mais nada, por mais comum que seja uma inflamação na região do órgão genital masculino, é importante investigar as possíveis causas.

Afinal, se em um primeiro momento o indivíduo acredita ser uma “bobagem”, a inflamação no pênis pode indicar um quadro mais complexo em determinadas ocasiões.

Leia mais…

Exame PSA é um termo muito comentado no meio médico, sobretudo quando relacionado à prevenção do câncer em homens.

No entanto, você sabe exatamente o que é, e o que significa esse tipo de exame?

Antes de mais nada, é importante saber que ele pode ajudar na identificação de possíveis alterações existentes na próstata.

Leia mais…

Você sabe como funciona o reembolso da consulta pelo plano de saúde? Antes de mais nada, vamos combinar que cuidar da saúde é fundamental. Muitas vezes, precisamos procurar vários médicos ao ano, e alguns deles, dependendo do caso, são médicos particulares.

Contudo, você sabia que alguns planos de saúde fazem o reembolso de consultas com médicos particulares?

Caso não, você precisa conhecer essa vantagem que o seu plano pode lhe oferecer.

Leia mais…

Hidronefrose é uma dilatação dos cálices e pelve renal. Em outras palavras, é a dilatação do rim, que obstrui o fluxo de saída da urina, fazendo com que ela se acumule dentro do rim dilatado.

A saber, essa condição pode ser causada por uma série de fatores e deve ser tratada o mais rápido possível. Mas, como diagnosticá-la? Quais os sintomas? E os principais tratamentos existentes?

Então, preparamos esse texto para explicar  as tudo o que você precisa para esclarecer todas as suas dúvidas.  Mas, desde já ressaltamos que é extremamente importante procurar um médico especialista no assunto para tratamento! Vamos lá!

Leia mais…

Se você é um adolescente ou tem um filho nessa faixa etária, é provável que já tenha se perguntado se adolescentes precisam ir ao urologista.  Na verdade, embora esse médico seja mais associado a homens em idade adulta, a visita ao urologista é recomendada desde o início da puberdade.

Afinal, existem algumas doenças e problemas que podem acometer não só adolescentes, mas também até mesmo crianças. Por isso, quanto mais cedo a ida ao urologista, maiores as chances de prevenir tais problemas. Bem como de tratá-los em estágio inicial, tornando os tratamentos menos desconfortáveis.

Leia mais…

balanite é uma infecção que atinge principalmente crianças do sexo masculino. Mas, ela também pode acometer homens em idade adulta, sendo mais comum em homens não circuncidados. Por isso, é comum surgirem dúvidas a respeito dessa patologia. O que é? Quais os sintomas? Como tratar a balanite?

Então, preparamos esse conteúdo com tudo o que você precisa saber para prevenir e se livrar dessa doença. Continue conosco!

Leia mais…

A insuficiência renal é uma doença que pode levar tempo para se desenvolver ou apresentar sintomas. Mas, é perigosa e deve ser diagnosticada e tratada o mais rápido possível. Dessa forma, é muito importante realizar check ups rotineiros com um urologista para garantir a sua saúde.

Então como identificar a insuficiência renal? Como saber se é necessário consultar um médico e quais os tratamentos existentes para essa patologia? Explicaremos tudo isso no decorrer desse texto!

Leia mais…

Pedra nos Rins

Primeiramente você em algum momento já pensou sobre quais podem ser os principais sintomas dos chamados cálculos renaisMais conhecida como ‘pedra nos rins’, tal ocorrência é a responsável por causar uma das dores mais intensas pelas quais uma pessoa pode ser submetida.

Daí a importância de empoderar-se dos métodos preventivos, levando em conta suas principais causas e sintomas.

Quando o cálculo renal ocorre, é imprescindível adotar o método mais adequado de tratamento para pedras nos rins

Leia mais…

Já parou para pensar sobre quais hábitos e costumes devem ser adotados, para prevenir o surgimento de cálculos renais?

De acordo com as pesquisas mais recentes, cerca de 10% das pessoas terão uma ou mais episódios de pedra nos rins em suas vidas.

A eliminação do cálculo renal, por meio das vias urinárias, é considerada uma das piores dores que o ser humano pode ser submetido e suportar.

Leia mais…

Ao ser diagnosticado com pedra nos rins, é comum que o indivíduo se questione sobre quais os tipos de tratamentos existentes.

Com o avanço da medicina e da tecnologia, hoje é possível contarmos com uma série de recursos para lidar com pedra nos rins de forma que o (a) paciente possa usufruir rapidamente de seu bem-estar e conforto.

Quer saber quais procedimentos podem ser utilizados para tratar pedra nos rins?

Leia mais…

Incontinência Urinária

É fato: a incontinência urinária é um problema cada dia mais comum  e que afeta muitas pessoas ao redor do mundo.

Atingindo mais mulheres do que homens, ela é caracterizada pela incapacidade do indivíduo em controlar a bexiga. Esse descontrole pode variar desde uma ligeira perda de urina após rir, tossir e espirrar, até uma plena incapacidade de controlar a micção.

Há diferentes tipos de incontinência urinária, bem como fatores de risco e métodos de tratamento.

Quer saber quais cuidados são importantes para prevenir a doença?

Leia mais…

Ela  ocorre quando uma pessoa não consegue evitar que a urina vaze. Ou seja, é caracterizada pela perda involuntária de urina, quando uma pessoa urina sem sentir este desejo. Nessa condição, o controle sobre o  esfíncter urinário está enfraquecido ou até mesmo perdido.

Causas da incontinência urinária

Diversas podem ser as razões que motivam a ocorrência da incontinência urinária. Os principais agentes motivadores são:

Leia mais…

Fimose

A fimose é uma condição comum em bebês e crianças não circuncidadas, pelo fato do prepúcio ainda ser ligado à glande.

Ela é definida como um excesso de pele que recobre o pênis, dificultando dessa forma com que a glande (cabeça do pênis) seja exposta.

O “descolamento” costuma ocorrer de forma entre 2 e 6 anos de idade, porém, também pode demorar mais tempo, até a idade de aproximadamente 10 anos. 

Em adolescentes entre 16 e 18 anos, estimasse que a fimose ocorra em menos de 1%.

Leia mais…

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que, geralmente, o  prepúcio se solta com o tempo. Entretanto, esse processo pode demorar mais em alguns meninos. Via de regra, por volta dos 17 anos, o indivíduo deve ser capaz de retrair facilmente o prepúcio.

Todavia, isso não acontece muitas vezes e o problema, caso não seja tratado, pode desencadear sintomas desagradáveis. Por exemplo, um sintoma comum de fimose é a  incidência de um inchaço do prepúcio ao urinar.

Leia mais…

A Fimose é uma patologia comum em bebês crianças. De forma simplificada, é a incapacidade de retrair o prepúcio — a pele que cobre a cabeça do pênis. Existem dois tipos de fimose, que explicaremos logo adiante.

É importante ressaltar que o tratamento para a fimose é essencial, principalmente quando causar problemas para urinar ou parafimose.

Embora seja mais raro, a Fimose também pode acontecer em adolescentes entre 16 e 18 anos e nos adultos.  Nesse artigo, explicaremos melhor os tipos de fimose e os graus de classificação da doença.

Leia mais…

Disfunção Erétil

Para muitos homens e casais, abordar a questão da disfunção erétil é uma situação bastante delicada. Vista muitas vezes como um tabu, a grande verdade é que principalmente após os 40 anos, ela atinge metade dos homens.

Os dados são da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Há ainda um estudo americano, que aponta que 52% dos homens apresentavam determinado nível de disfunção erétil, sendo que para 10% dos homens, a ausência de ereção foi total.

Leia mais…

Você sabia que no mundo, a estimativa é que cerca de 100 milhões de homens apresentem disfunção erétil? 

Só no Brasil, estimasse em torno de 16 milhões de homens apresentem tal problemática.

Pode-se definir como disfunção erétil, a dificuldade e/ou incapacidade do homem conseguir a ereção e/ou mantê-la durante a atividade sexual.

Muitas vezes, a disfunção erétil está associada a outras doenças crônicas, ou ainda, ela está relacionada a problemas de origem psicológica.

Leia mais…

Após os 40 anos, não é raro que o homem comece a apresentar alguns sintomas que, caso persistam, indicam a presença dessa incapacidade. A seguir falarei como prevenir a disfunção erétil.

Os estudos e estimativas apontam que em todo mundo, 100 milhões de homens sejam diagnosticados com este quadro. 

A virilidade de outrora, acaba cedendo lugar a uma certa dificuldade de manter ou até mesmo obter uma ereção capaz de promover o prazer e a satisfação durante a atividade sexual.

Muitas podem ser as causas dessa da problemática, como por exemplo:

Leia mais…

Acredite: em algum momento da vida, não é incomum que o homem apresente alguma disfunção sexual, o que necessariamente, não indica que a impotência esteja instaurada.

O problema, na verdade, é quando a dificuldade em manter uma ereção o obter uma boa atividade sexual são constantemente comprometidas, configurando assim o quadro de impotência.

Segundo um estudo de 2013 do conceituado Journal of Sexual Medicine, cerca de 26% dos homens com idades entre 17 e 40 anos enfrentam problemas para ter uma ereção, sendo que esses casos variam de moderado a grave.

Ao desenvolver a condição médica chamada disfunção erétil, muitos homens se perguntam: como resolver esse problema?

Leia mais…

Urina com Sangue

Perceber que ao urinar, há a presença de sangue, é uma situação a princípio, no mínimo preocupante, não é mesmo? 

Segundo pesquisas, aproximadamente em  90% dos casos em que as pessoas notam a presença de sangue na urina, se trata de um problema mais sério.

Também chamada de hematúria, o sangue na urina implica na procura pela assistência de um médico urologista o mais breve possível, para que seja realizada uma avaliação mais detalhada.

Leia mais…

Vasectomia

Você é do tipo de pessoa que tem receio de realizar uma vasectomia, por ter medo das possíveis consequências?

Afinal, há algum tipo de risco ao se submeter a este procedimento? É comum que muitas informações desencontradas, ou se você preferir, “Fake News”, sejam difundidas, quanto o assunto é vasectomia.

Em suma: o que acontece quando o homem faz vasectomia?

Leia mais…

A Cirurgia de Vasectomia se trata de um procedimento que tem como objetivo, exercer o controle de natalidade masculino.

Representa, antes de mais nada, uma cirurgia de baixo risco, sendo comumente realizada em um ambiente ambulatorial por meio de anestesia local.

Por ser um método cirúrgico simples, sem maiores complicações, na maior parte dos casos o paciente é liberado no mesmo dia para repousar em sua residência, dispensando internamento.

Basta apenas seguir as orientações do médico para a total recuperação.

No entanto, uma dúvida recorrente que surge quando o indivíduo começa a considerar essa opção de controle de natalidade é exatamente quando é possível fazer a vasectomia.

Leia mais…

Você já parou para pensar sobre como funciona a vasectomia? Como sabemos, a  vasectomia é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo, esterilizar o homem, impedindo com que ele possa ter filhos.

É sempre importante ressaltar que tal procedimento não altera o desejo sexual masculino, tampouco a sua capacidade de atingir o orgasmo e sentir prazer sexual.

O método é considerado como uma forma altamente eficaz de contracepção, tendo em vista que as chances de gravidez após o procedimento é de 1 em 1.000, aproximadamente.

Leia mais…

De acordo com dados da Revista Crescer, em 2017 o número de homens que procuraram o procedimento da vasectomia foi de 34 mil. Os dados revelados são do Sistema Único de Saúde (SUS), e demonstram uma tendência no país: os casais brasileiros estão tendo cada vez menos filhos.

Considerado um procedimento extremamente eficaz, com cerca de 98 a 99% de eficiência, a vasectomia implica, antes de mais nada, em uma decisão pautada na certeza.

Afinal, quando o homem opta por este método contraceptivo, ele deve se certificar que, de fato, não irá se arrepender.

Leia mais…

De antemão, só para se ter uma ideia do quanto esse método contraceptivo é recorrente, estimativas apontam que mais de 30 milhões de casais em todo o mundo já lançaram mão da vasectomia.

Então, preparamos esse texto para você tirar todas as suas dúvidas sobre a vasectomia e entender, de uma vez por todas, as vantagens e desvantagens desse procedimento. Acompanhe!

Leia mais…

Agende sua consulta

    Aceitamos os convênios:

    Oferecemos Nota Fiscal para reembolso nos demais Planos.