Tratamento para
Pedra nos Rins

A Litíase Renal, também conhecida como cálculo renal ou formação de Pedra nos Rins é algo bem comum, acometendo especialmente adultos e idosos.

Somente no Brasil, a estimativa é que cerca de 34 milhões de pessoas desenvolvam a doença.

O que é o cálculo renal?

Trata-se de uma massa que pode se formar em qualquer local do sistema urinário e geralmente é eliminada através da urina. No entanto, em alguns casos essas “pedras” podem ficar presas nos canais da urina, o que ocasiona dor intensa e sangramento.

Embora não haja uma causa única e definida, um dos grandes riscos para desenvolver a Litíase Renal é a baixa ingestão de líquidos. Além disso, outro fator de risco é o excessivo consumo de sódio e alimentação desregrada, além da hipertensão e obesidade. Por último, há também que se considerar o fator hereditário.

Agende sua consulta

    Principais Sintomas de Pedra nos Rins

    Há casos que o paciente não demonstra sintomas, no entanto, em linhas gerais, destacam-se os seguintes:

    Cólica renal com dor lombar aguda;
    Cólica renal com dor lombar aguda;
    Dor intensa no abdômen;
    Dor intensa no abdômen;
    Sangue na urina;
    Sangue na urina;
    Necessidade frequente de urinar;
    Necessidade frequente de urinar;
    Náusea e Vômitos;
    Náusea e Vômitos;
    Febre;
    Febre;
    Suspensão ou diminuição do fluxo urinário;
    Suspensão ou diminuição do fluxo urinário;
    Infecções urinárias.
    Infecções urinárias.

    Diagnóstico, tratamento e prevenção de Pedra nos Rins

    O diagnóstico pode ser obtido por meio de uma consulta de rotina, onde o Dr. Marco poderá avaliar os sintomas e histórico médico do paciente. Pode ser necessário também a realização de exames de urina e sangue, e até mesmo a tomografia computadorizada e/ou ultrassom.

    Quanto ao tratamento, geralmente envolve a mudança de hábitos, com o aumento da ingestão de líquidos, combinado com medicamentos adequados. No entanto, nos casos mais graves de cálculo renal, poderá ser necessária uma intervenção cirúrgica.

    Tratamento medicamentoso

    Em geral o paciente que se encontra em crise de cálculo renal sente dores intensas e constantes. Por isso, o médico irá prescrever, com base em cada caso, medicamentos que proporcionem alívio e conforto ao paciente. Eles podem ser administrados via oral ou diretamente na veia.

    Cirurgia para remover pedras nos rins:
    principais tipos

    • Litotripsia Extra-corpórea por ondas de choque (LECO): ondas eletromagnéticas destroem o material sólido. É a menos agressiva para o organismo;
    • Litotripsia a Laser: uma câmera fina é introduzida através da uretra até o rim, onde uma fibra de laser fragmenta os cálculos. Também é minimamente invasiva;
    • Nefrolitotripsia percutânea: uma câmera é introduzida por uma agulha nas costas do paciente, através da pele até o rim, para fragmentação do cálculo: é uma opção para casos raros de pedras maiores.
    • Ureterolitotripsia flexível: através de um aparelho introduzido pela uretra, um laser fragmenta os cálculos. Podem ser necessárias algumas sessões.

    De fato, o tipo de cirurgia adotada dependerá do tamanho, número e localização dos cálculos. Por isso, é importante a avaliação do médico urologista para definir o tratamento mais adequado e benéfico ao paciente.

    Tratamento para  Pedra nos Rins complementar

    O tratamento para pedra nos rins não é apenas com medicamentos e cirurgia. Em conjunto com eles, é preciso mudar alguns hábitos, tais como:

    • aumento da ingestão de líquidos;
    • diminuição do consumo de sal;
    • alimentação saudável;
    • reduzir o consumo de proteína animal.

    Sobre o Dr. Marco

    O Urologista Particular Dr. Marco Nunes é um profissional experiente e certificado, que disponibiliza para homens, mulheres e crianças, um atendimento pautado na empatia.

    Atento a cada situação apresentada especificamente pelos pacientes, Dr. Marco Nunes é uma das maiores autoridades no assunto e usa métodos atualizados e eficazes para atender seu público.

    Com isso, consegue conquistar os melhores resultados em cada caso encontrado, lidando de forma atenciosa com cada um de seus pacientes.

    Conteúdo

    Dúvidas mais frequentes

    Agende sua consulta

      Aceitamos os convênios:

      Oferecemos Nota Fiscal para reembolso nos demais Planos.