Infecção Urinária

Também conhecida como “Infecção do Trato Urinário” (ITU), ou simplesmente como infeção de urina, a Infecção Urinária atinge tanto homens quanto mulheres.

Em homens com idade superior a 50 anos de idade, ela é mais comum, motivada pela presença de bactérias e fungos (microrganismos) no sistema urinário da pessoa.

É usual que a infecção receba diferentes nomenclaturas, variando de acordo com a parte afetada do sistema urinário. Sendo assim, temos por exemplo infecções como a uretrite (uretra), cistite (bexiga) ou ainda a pielonefrite (rins).

A bactéria Escherichia coli, que habita o intestino e tem um importante papel em nossa digestão, é geralmente a principal causadora desta patologia no aparelho urinário.

Principais Sintomas da Infecção Urinária

Dentre os principais sintomas da Infecção Urinária, podemos destacar os seguintes:

Sensação de forte ardência ao urinar;
    Vontade de urinar bem mais frequente do que o comum;
    Cor da urina mais escura, algumas vezes até mesmo com presença de sangue;
    Odor forte ao urinar;
    Dores na região pélvica e/ou no reto;
    Quadros de incontinência urinária frequentes;
    Eliminação de uma pequena quantidade de urina ao urinar e repetidas vezes (Polaciúria).

Diagnóstico, tratamento e prevenção de Infecção Urinária

A forma efetiva de obter um diagnóstico de Infecção Urinária é procurar um médico urologista de sua confiança.

Ao agendar uma consulta, o profissional irá solicitar os exames que irão contribuir com a elaboração do diagnóstico assertivo.

É comum exames como tomografia ou ultrassom para análise do trato urinário, o popular exame de urina, entre outros.

Já em relação ao tratamento, em linhas gerais ele é executado à base de antibióticos, antifúngicos e analgésicos que ajudam a minimizar, por exemplo, sintomas como ardência e dor ao urinar.

Alguns hábitos preventivos ajudam a evitar a doença, como beber líquidos de forma regular, fazer a higienização correta sempre que evacuar, check-up ginecológico, evitar manter a bexiga cheia por longos períodos de tempo, etc.