Cirurgia de Postectomia

A Cirurgia de Postectomia nada mais é do que a cirurgia para fimose, ou seja, a circuncisão.

O termo fimose masculina é aplicado para designar condições onde o indivíduo é impossibilitado de retrair o prepúcio (a pele que recobre a cabeça do pênis) e de expor sua glande, consequentemente.

É bem comum que os meninos nasçam com fimose. Porém, a tendência é que a pele, com o tempo, descole.

No entanto, quando a condição persiste mesmo após o tratamento tópico com cremes locais, é comum que os pais recorram à cirurgia para o filho, ainda durante a infância.

Há condições que, no entanto, persistem ou surjam durante a vida adulta. É importante cuidar deste problema, quando ele traz dor, fissuras e dificuldade de limpeza da região.

Além do incômodo que a fimose pode causar, ela pode tornar o indivíduo mais vulnerável a adquirir infecções no órgão genital, promover a falta de higiene e até mesmo, em casos raros, aumentar a incidência de câncer de pênis. A fimose também pode atrapalhar em alguns casos, a vida sexual do homem.

Quanto aos riscos da Cirurgia de Postectomia, são mínimos pois é um procedimento cirúrgico simples.

Quando fazer a Cirurgia de Postectomia

As seguintes situações descrevem a necessidade de realizar a Cirurgia de Postectomia:

Incidência de infecções na pele local ou urinárias;
Dores durante a relação sexual;
Impossibilidade de expor totalmente a glande ao puxar o prepúcio para trás;
Balanopostites de repetição.

Cirurgia de Postectomia: precauções

Como precaução após a Cirurgia de Postectomia, é recomendado que o paciente, se possível, não realize esforços nos primeiros 3 dias.

Além do repouso, em algumas ocasiões poderá ser necessário colocar um saco de gelo no local para diminuir dor /inchaço. Um dos aspectos mais importantes relaciona-se aos cuidados locais com limpeza e higiene na área de cicatrização para evitar-se infecção na pele.

Quando o procedimento é realizado em adultos, é importante abster-se de relações sexuais: no mínimo 30 dias após a cirurgia. Além disso estão proibidos banhos de piscina e de mar no primeiro mês.