Cirurgia Robótica da Próstata

Conheça esse método revolucionário e
minimamente invasivo para o tratamento de câncer de próstata.

Um dos tratamentos para o câncer de próstata é a Prostatectomia Radical, que significa a retirada completa da próstata e das vesículas seminais. Embora esse procedimento possa ser realizado das formas tradicional (aberta) ou por laparoscopia, o método mais avançado é a Cirurgia Robótica da Próstata.

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula masculina, responsável por produzir o líquido seminal. Dados apontam que o câncer de próstata ocupa o segundo lugar em incidência nos homens. Conforme estimativa do Inca (Instituto Nacional de Câncer), somente em 2018 surgiram cerca de 68.220 novos casos.

O que é a cirurgia robótica da próstata?

Trata-se de um método revolucionário onde o cirurgião, através de pequenas incisões, realiza a prostatectomia radical (retirada da próstata) através do controle de braços robóticos em um console, instalado na sala de cirurgia. Dessa forma, há o escalonamento dos movimentos com filtração do tremor pelas mãos do cirurgião, aumentando sua destreza e precisão.

Portanto, o uso da robótica na intervenção cirúrgica garante mais agilidade e eficiência, melhor visualização das imagens (em 10x) e maior ergonomia para realizar o procedimento.

Como funciona a
cirurgia robótica da próstata?

Duração:

A cirurgia robótica da próstata dura cerca de 2 a 4 horas e é realizada em ambiente hospitalar. Para isso, há a internação do paciente geralmente no mesmo dia do procedimento ou na véspera.

O que acontece?

O procedimento requer anestesia geral e um período de jejum anterior. No momento da cirurgia, o médico fará de 4 a 6 incisões pequenas no abdome do paciente, onde inserirá as pinças acopladas aos braços robóticos.

Pós operatório:

Após o procedimento, há uma internação de 2 a 3 dias. Além disso, o paciente deve ficar com uma sonda urinária, que é imprescindível para a cicatrização. No entanto, a recuperação costuma ser bem mais rápida que a de uma cirurgia “tradicional” (aberta).

Vantagens da
cirurgia robótica da próstata

A Cirurgia Robótica da Próstata traz um grande avanço tecnológico, capaz de gerar uma série de benefícios ao paciente, em relação às metodologias mais antigas e tradicionais. Destaque para os 3 principais:

• Maior precisão na cirurgia

Além de dar ao cirurgião uma visão tridimensional, ampliada e de alta precisão do campo operatório, o sistema robótico amplifica os movimentos da mão humana. Portanto, permite maior controle e destreza no procedimento.

• Melhor recuperação

O tempo de hospitalização é menor, assim como o tempo de recuperação após a cirurgia. Ou seja, não só o paciente ficará menos tempo no hospital, como logo poderá retornar às suas atividades.

• Risco reduzido de impotência sexual

Como a visão 3D possibilita maior destreza e controle do procedimento, em geral há a preservação dos vasos sanguíneos, estruturas e nervos essenciais para a ereção e controle da urina. Por isso, o risco de impotência sexual, um dos grandes temores dos pacientes, é muito reduzido. Enquanto que nas cirurgias abertas esse risco é de 50 a 70%, os últimos estudos mostram que na cirurgia robótica da próstata esse número despenca para apenas 10 a 20%.

Cirurgia Robótica da Próstata

Resultados esperados na
cirurgia robótica da próstata

Em primeiro lugar, é preciso considerar que a taxa de sucesso depende bastante do tipo e da agressividade do câncer. Bem como do estágio no qual foi diagnosticado.

Afinal o diagnóstico precoce é sem dúvida o principal fator para a cura. Assim, quando o diagnóstico acontece nos estágios iniciais da doença, é possível controlá-la em mais de 90% dos casos.

Portanto, fazer check-ups periódicos no urologista não é apenas importante: é fundamental!

No entanto, existem diversos outros benefícios da cirurgia robótica para o câncer de próstata. É indiscutível que o paciente só tem a ganhar! Veja por que optar por essa modalidade:

• Minimamente invasiva;
  • Cicatrizes menores;
  • Redução de mutilações;
  • Menos dor ao paciente;
  • Menor perda de sangue e menor taxa de transfusão;
  • Menor risco de infecção;
  • Possibilidade de receber alta médica em menor tempo;
  • Retorno mais rápido às atividades diárias;
  • Risco reduzido de complicações;
  • Menor risco de impotência sexual;
  • Menor risco de incontinência urinária;
  • Controle do câncer.

Quando fazer a Cirurgia Robótica da Próstata

A Cirurgia Robótica da Próstata é indicada para as seguintes situações:

Diagnóstico de câncer de próstata localizado ou localmente avançado;
Pacientes com câncer de próstata com expectativa de vida de pelo menos mais 10 anos

Cirurgia Robótica da Próstata: precauções

Em linhas gerais, a cirurgia pode não ser indicada em pacientes que tenham graves doenças de coagulação, bem como em indivíduos que porventura tenham realizado cirurgias abdominais anteriores que apresentaram complicações intra ou pós-operatórias.

Agende hoje mesmo uma consulta com Dr. Marco e tire suas dúvidas sobre Cirurgia Robótica da Próstata.