Check up
Urológico

O Check-up Urológico, também conhecido como check-up prostático, consiste em exames de avaliação que incluem: exames de sangue para ver níveis de PSA (Antígeno Prostático Específico), exames de urina, exames de imagem, ultrassom de aparelho urinário (rins, bexiga e próstata) e exame físico, incluindo o exame de toque retal para análise da próstata.

É importante entender que o check-up se diferencia um pouco dos exames de rotina:

• Check-up urológico – parte de um acompanhamento em que o paciente realiza sem uma queixa específica. O objetivo é realizar uma avaliação rotineira de prevenção.
  • Exames de rotina – na maioria das vezes, os exames de rotina estão ligados a uma condição. Ou seja, se o paciente tem pedras nos rins, vai fazer exames de acompanhamento, para entender como estão essas pedras, se apareceram novas, se há alguma condição nova ou evoluída para alguma patologia específica, etc.

Benefícios do Check up Urológico

Manutenção da saúde do paciente

Prevenção de possíveis doenças

Prevenção do câncer de próstata

Identificar e combater disfunções

Atuar em fatores de risco como diabetes

Qualidade de vida e bem-estar

Identificar previamente a doença

Diagnosticar patologias como cálculo renal

Importância do Check Up Urológico

As doenças no sistema urológico são mais comuns do que se imagina. E não é somente na próstata, podendo aparecer também em órgãos como rins, bexiga urinária, uretra e órgãos reprodutores masculino e feminino.

Sendo o sistema urológico muito importante para ambos os sexos, qualquer distúrbio do sistema urológico pode causar sérios problemas.

Se esses os problemas urológicos não forem tratados a tempo ou adequadamente, podem causar dores. Por isso, é sugerido um check up de saúde urológica regular, para prevenção de diferentes doenças.