Cirurgia de Incontinência Urinária

Em casos onde a Terapia Comportamental e os tratamentos conservadores como mudança no hábito urinário, exercícios passivos e/ou ativos para a musculatura do assoalho pélvico que visam fortalecer o esfíncter uretral para diminuir as perdas urinárias e o uso de medicações para relaxar a bexiga ou aumentar o tônus dos esfíncteres não logram êxito, a Cirurgia de Incontinência Urinária surge como solução.

Há diversas alternativas neste sentido, de acordo com o tipo de distúrbio de micção apresentado pelo paciente.

Ao se consultar e obter o diagnóstico com o Dr. Marco, no caso de se constatar a necessidade de uma cirurgia, ele indicará o método que melhor se adapte ao tipo de problema específico apresentado pelo paciente. A realização de uma cirurgia não adequada pode piorar o problema. Por isso, você deve sempre procurar um especialista ou uma segunda opinião e informar-se sobre todos os riscos e benefícios que o tratamento cirúrgico pode lhe oferecer.

Dentre as possibilidades, um dos procedimentos cirúrgicos mais comuns é a cirurgia de Sling.

Este método consiste na inserção de uma fita cirúrgica chamada TVT – Tension Free Vaginal Tape em mulheres ou TOV – Tape and Trans Obturator Tape, praticada em ambos os sexos.

No entanto, também existe a possibilidade de injeção de substâncias na região do esfíncter, aumentando a resistência uretral à urina. Outro procedimento comumente adotado em homens que sofre de incontinência severa e refratátira a outros métodos é a colocação de um esfíncter artificial. O objetivo é contribuir com o fechamento da uretra, evitando assim a passagem involuntária da urina.

Quando fazer a Cirurgia de Incontinência Urinária

Dentre os procedimentos realizados, podemos destacar a necessidade da cirurgia nas seguintes situações:

Incontinência urinária de esforço em mulheres;
Incontinência urinária de esforço em mulheres;
Bexiga hiperativa;
Bexiga hiperativa;
Incontinência de esforço grave em homens.
Incontinência de esforço grave em homens.
Conteúdo

Dúvidas mais frequentes

Cirurgia de Incontinência Urinária: precauções

O pós-cirúrgico implica em repouso por cerca de 15 dias, sem prática de exercícios, pegar peso, abaixar e se levantar de forma brusca. Também é importante atentar-se à dieta alimentar. Consumir alimentos ricos em fibras para evitar a prisão de ventre é o ideal.

Não ter relações sexuais ao menos por 40 dias e não entrar em contato com água de piscina, banheira ou mar também e recomendado.

Sobre o Dr. Marco

O Urologista Particular Dr. Marco Nunes é um profissional experiente e certificado, que disponibiliza para homens, mulheres e crianças, um atendimento pautado na empatia.

Atento a cada situação apresentada especificamente pelos pacientes, Dr. Marco Nunes é uma das maiores autoridades no assunto e usa métodos atualizados e eficazes para atender seu público.

Com isso, consegue conquistar os melhores resultados em cada caso encontrado, lidando de forma atenciosa com cada um de seus pacientes.

Agende sua consulta

    Aceitamos os convênios:

    Oferecemos Nota Fiscal para reembolso nos demais Planos.

    Quer ser atendido de qualquer lugar?
    Conheça a Consulta por Telemedicina

    O urologista Dr. Marco é um profissional especializado e experiente, que atende homens, mulheres e crianças. O atendimento humano diferenciado do Dr. Marco agora está mais moderno, através da consulta telemedicina com urologia.