Câncer de Próstata

Um dos tipos mais comuns de câncer nos homens, o Câncer de Próstata é a evolução das chamadas células neoplásicas dentro da próstata.

Em linhas gerais, tem maior incidência na faixa etária a partir de 45 anos, onde cerca de 15% dos homens com essa idade desenvolvem a doença. Já para a população com mais de 80 anos, a proporção é ainda maior: 50% dos homens são diagnosticados com câncer de próstata. De acordo com a estimativa, a cada 40 minutos um homem morre devido à doença.

Em sua fase inicial, a doença  não tem claros sintomas, exceto por alguns sinais podem se manifestar por meio de dificuldade ao urinar ou aumento de micção, contudo, os sintomas são benigno da glândula, de modo que o portador da patologia mal percebe a presença de alterações.

Desse modo, a única forma de diagnosticar o câncer é através dos exames de rotina . Quando diagnosticado precocemente, o câncer de próstata tem cerca de 90% de chance de cura. Sendo assim, a prevenção e acompanhamento médico regular são hábitos mais do que bem-vindos.

Principais Sintomas do Câncer de Próstata

Sabemos que na fase inicial não há sintomas.
    No entanto, em uma fase mais avançada, onde já possivelmente atingiu demais órgãos, é possível identificarmos sintomas como:

Presença de sangue na urina;
    Sentir dificuldade de urinar;
    Lentidão em começar a urinar e gotejamento ao final da micção;
    Jato da urina diminuido;
    Urinar com maior frequência durante o dia ou à noite;
    Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga;
    Incontinência urinária;
    Inchaço escrotal;
    Dor lombar;
    Inchaço nas pernas, entre outros.

Diagnóstico, tratamento e prevenção do Câncer de Próstata

O diagnóstico pode ser feito por meio do popular “exame de toque” e/ou PSA.

Caso o paciente apresente alguma anormalidade na região da próstata, como a identificação de um nódulo ou endurecimento da próstata, ou ainda tenha seu PSA alterado, o passo seguinte é a realização de uma biópsia da próstata.

É a partir da biópsia que será avaliado se há presença de células cancerosas e qual nível de agressividade a doença se encontra.

O tratamento pode variar, indo desde a Radioterapia (irradiação da próstata com intuito de matar as células cancerígena), até a Cirurgia Robótica da Próstata, por exemplo.

A melhor prevenção, sem dúvidas é manter o peso adequado à altura, praticar exercícios, ter dieta equilibrada, não fumar, e sobretudo realizar exames de rotina. Agende agora mesmo sua consulta com o Dr. Marco.

O Urologista Dr. Marco Nunes é um profissional experiente e certificado, que disponibiliza para homens, mulheres e crianças, um atendimento pautado na empatia.