Insuficiência Renal

A Insuficiência Renal ocorre quando os rins ficam subitamente incapazes de filtrar os resíduos do sangue. Ao perder a capacidade de filtragem, níveis perigosos de resíduos podem se acumular e a composição química do sangue fica desequilibrada.

Nos estágios iniciais da doença, poucos costumam ser os sinais ou sintomas. A doença renal crônica pode não se tornar aparente até que sua função renal seja significativamente prejudicada.

Daí a importância de visitar regularmente o médico, e realizar exames de rotina, para que seja possível identificar o quadro de Insuficiência Renal o quanto antes. Isso pode salvar a vida do paciente.

Principais Sintomas de Insuficiência Renal

Sinais e sintomas de Insuficiência Renal podem se desenvolver ao longo do tempo, quando o dano renal progredir lentamente. Os sinais e sintomas de doença renal podem incluir:

Náusea;
    Pressão alta;
    Perda de apetite;
    Fadiga e fraqueza;
    Retenção de líquidos;
    Problemas de sono;
    Mudanças na quantidade de urina;
    Diminuição da nitidez mental;
    Espasmos e cãibras musculares;
    Inchaço dos pés e tornozelos;
    Dor no peito e falta de ar.

Diagnóstico, tratamento e prevenção da Insuficiência Renal

Agendar um consulta com o Dr. Marco é fundamental para ter o diagnóstico correto acerca da doença. No entanto, grande parte das pessoas com Insuficiência Renal já se encontram hospitalizadas, sobretudo no caso de desenvolver a Insuficiência Renal Aguda.

Via de regra, a Insuficiência Renal é diagnosticada por meio de ultrassonografia, dentre outros exames.

Em relação ao tratamento, ele pode variar de acordo com o estado do paciente e a causa da doença. Inclui desde mudança da dieta, até o procedimento de Diálise, uso de antibióticos e diuréticos.

A melhor forma de prevenir a Insuficiência Renal é por meio de exames preventivos e um estilo de vida saudável. A prática de atividades físicas e dieta equilibrada são ótimas alternativas de prevenção.