Hiperplasia Benigna

A hiperplasia prostática benigna (HPB) é mais comum em homens por volta dos 50 anos de idade. Muito embora sua causa não seja exata, pode estar relacionada com alterações hormonais.

Se trata de uma doença benigna que obstrui o fluxo urinário. Isso ocorre pelo fato do tamanho da próstata aumentar, ou ainda devido o relaxamento inadequado da musculatura lisa, encontrada na cápsula prostática.

Principais Sintomas de Hiperplasia Benigna

Alguns homens não demonstram sintomas de HPB, no entanto, uma boa parte, no entanto, pode relatar sintomas como:

Incapacidade de urinar devido bloqueio da uretra;
    Demora para iniciar a micção;
    Fluxo mais fraco no jato de urina;
    Sensação de urina na bexiga, mesmo após a micção;
    Vontade de urinar com mais frequência, entre outros.
    Gotejamento de urina ao final da micção;

Diagnóstico, tratamento e prevenção da Hiperplasia Benigna

O diagnóstico do aumento de próstata pode ser objetivo por meio de um simples exame retal digital para examinar a próstata. Além do exame físico, em boa parte das vezes, suficiente para diagnosticar o paciente, há outros exames como taxa de fluxo de urina, exames de imagem como ultrassonografia, Cistoscopia em casos mais duvidosos, dentre outros.

É extremamente importante, ao detectar tais sintomas, agendar uma consulta com o Dr. Marco, para realizar o rápido diagnóstico e dar início ao tratamento, de acordo com as necessidades do paciente.

O tratamento pode incluir desde o uso de medicamentos, e até mesmo em alguns casos, cirurgias como a Ressecção Transuretral, Ablação a Laser ou Prostatectomia transvesical Robótica.

Em relação às medidas preventivas, embora não haja um consenso ainda, alguns estudos determinaram uma certa correlação entre o desenvolvimento da doença com fatores nutricionais. Por exemplo, o consumo elevado gorduras saturadas e zinco aumentariam as chances de um paciente possuir uma HPB sintomática. Comer frutas e seguir uma deita equilibrada pode ajudar a prevenir o problema, que na verdade é ligado ao avanço da idade do homem.