Após os 40 anos, não é raro que o homem comece a apresentar alguns sintomas que, caso persistam, indicam a presença dessa incapacidade. A seguir falarei como prevenir a disfunção erétil.
Os estudos e estimativas apontam que em todo mundo, 100 milhões de homens sejam diagnosticados com este quadro.
A virilidade de outrora, acaba cedendo lugar a uma certa dificuldade de manter ou até mesmo obter uma ereção capaz de promover o prazer e a satisfação durante a atividade sexual.
Muitas podem ser as causas dessa da problemática, como por exemplo:
- Psicológicas;
- Distúrbios hormonais;
- Problemas na anatomia peniana;
- Questões neurológicas e doenças degenerativas;
- Problemas circulatórios;
- Indução por drogas, etc.
Há diferentes tipos de tratamento, que variam de acordo com cada caso. Contudo, é sempre mais interessante prevenir e evitar esse problema, que só no Brasil, estima-se atingir cerca de 44% dos homens.
Mas, de que maneira evitar a impotência sexual? Como prevenir a disfunção erétil? Respondemos essa questão no tópico a seguir.
Maneiras de prevenir a disfunção erétil
Há uma série de fatores que estão relacionados com a disfunção erétil, relacionados sobretudo com o estilo de vida do homem moderno.
Ficar atento a estes fatores pode ajudar você a não se deparar precocemente com tal problemática, que atinge diretamente o bem-estar do paciente, seu relacionamento interpessoal, dentre outros aspectos, como o psicológico.
Sendo assim, repare em seus hábitos e adote as seguintes recomendações para prevenir a disfunção erétil:
Alimente-se bem
Uma alimentação regrada ajuda a manter a disfunção erétil distante de seus dias. Para tanto, procure incluir em sua rotina alimentar, itens como frutas, vegetais, grãos integrais, bem como gorduras saudáveis para o coração. Isso pode incluir, por exemplo, nozes e azeite, peixe e vinho seco (com parcimônia). Consulte sempre que possível, um profissional nutricionista.
Monitore seu peso
Estudos mostram que a obesidade também pode desencadear impotência sexual. Principalmente quando o indivíduo desenvolve doenças como diabetes, colesterol elevado e pressão alta. Portanto, cuide de seu peso e foque sempre em ter uma vida regrada no que se refere à alimentação.
Não fume
Estudos mostram que homens fumantes têm duas vezes mais chances de ter problemas de ereção do que homens que não fumam. O tabaco afeta a vida sexual, pelo fato de estreitar os vasos sanguíneos. Mesmo os medicamentos para disfunção erétil, podem não funcionar tão bem para homens que fumam.
Evite drogas, mesmo as lícitas
Uma série de drogas consideradas recreativas podem levar o homem a desenvolver problemas de ereção. Desde cocaína e anfetaminas até o álcool, maconha e o já citado cigarro. Algumas destas substâncias podem danificar os vasos sanguíneos, interferindo diretamente na ereção.
Faça atividades físicas
Se manter ativo fisicamente ajuda no aumento do fluxo sanguíneo no corpo, incluindo o pênis.
Caso você tenha uma vida sedentária, não deixe de procurar um profissional da área da educação física e de consultar o seu médico de confiança, Dr. Marco Nunes.
O ideal é praticar ao menos 30 minutos de exercícios, de 3 a 5 vezes por semana, aproximadamente.
Procure dormir bem
Problemas com o sono aumentam as possibilidades de problemas cardiovasculares e mesmo de diabetes. Também favorece o ganho de peso, o que em um verdadeiro ‘combo’, pode causar a impotência.
Agora que você já sabe o que fazer para prevenir a disfunção erétil, que tal agendar agora mesmo uma consulta com o Dr. Marco? Aproveite e acompanhe o perfil no Instagram.