Cirurgia de Circuncisão

O procedimento de Cirurgia de Circuncisão tem como objetivo, remover o prepúcio (o tecido frouxo) que cobre a glande (ponta arredondada ou cabeça) do pênis.

Sua realização pode ser motivada tanto por questões relacionadas à saúde do paciente quanto por motivos religiosos ou culturais.

Via de regra, na esfera da medicina se adota a prática da circuncisão quando o indivíduo tem o prepúcio muito apertado e sem a capacidade de retração. Tal condição é conhecia como fimose.

Uma curiosidade em relação à Cirurgia de Circuncisão, é o fato de que ela é incentivada em alguns países, como por exemplo alguns do continente africano, sendo parte dos programas de prevenção do HIV.

Alguns estudos indicam ainda que realizar a circuncisão promove risco reduzido de infecções do trato urinário, bem como um risco menor de desenvolver câncer de pênis.

A circuncisão é um procedimento relativamente simples com a remoção do excesso de pele do prepúcio deixando a glande sempre exposta. Os pacientes em geral recebem alta hospitalar no mesmo dia.

Quando fazer a Cirurgia de Circuncisão

A Cirurgia de Circuncisão é recomendada em situações como:

Prepúcio apertado (fimose);
Balanite ou infecções locais de repetição;
Parafimose;
Questões religiosas e culturais.

Cirurgia de Circuncisão: precauções

Após o procedimento, é comum sentir um certo inchaço e até mesmo observar alguns hematomas ao redor do pênis. O uso de um analgésico leve para possíveis dores pode ser prescrito pelo Dr. Marco.

Tenha em mente que os cuidados locais quanto a limpeza e higiene ao redor do pênis são imprescindíveis para reduzir o risco de infecção.

A recuperação da circuncisão de adultos geralmente leva de duas a três semanas. Via de regra, o retorno à atividade física normal, incluindo exercícios, é de quatro semanas após o procedimento.

Quanto as relações sexuais, podem levar aproximadamente até seis semanas.

O Urologista Dr. Marco Nunes é um profissional experiente e certificado, que disponibiliza para homens, mulheres e crianças, um atendimento pautado na empatia.