Embora seja muito importante, acompanhar o desenvolvimento do bebê é algo muito desafiador. Afinal, há muitas dúvidas e nem sempre a criança consegue demonstrar o que está sentindo. Então, como saber quando é preciso levar o bebê no urologista?
Antes de mais nada, talvez você não saiba, mas sim, existe urologista para bebês, principalmente quando se trata de problemas urinários e genitais. Logo, não se assuste caso uma consulta com o urologista seja necessária na rotina de saúde do seu filho.
De fato, ainda é muito comum, principalmente para mães de primeira viagem e, sobretudo de meninos, a dúvida de quando se deve levar o bebê no urologista. Em geral, o médico pediatra é responsável em encaminhar o paciente, caso perceba alguma anormalidade.
Porém, você também pode procurar o médico urologista caso deseje tirar dúvidas. Então, continue lendo para saber também quais são os sintomas que indicam essa necessidade.
Bebê no urologista: o que faz o urologista pediátrico?
Em suma, o urologista pediátrico cuida dos sistemas urinários de bebês, crianças e adolescentes de 0 a 16 anos. Ou seja, sua atuação consiste em diagnosticar, tratar, conduzir e, quando necessário, intervir cirurgicamente.
Por exemplo, áreas como rins, ureteres e bexiga fazem parte do sistema urinário do bebê. Além disso, em bebês do sexo masculino, o sistema genital e reprodutor também são especialidade deste médico.
O que o urologista pediátrico trata?
O médico especialista em urologia pediátrica pode tirar dúvidas e orientar os pais sobre o cuidado com a saúde urológica do bebê. Além disso, ele acompanha o desenvolvimento e identifica possíveis anormalidades. A seguir, confira as mais comuns:
Fimose
De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, cerca de 97% das crianças do sexo masculino nascem com fimose. A saber, essa condição consiste na impossibilidade de retrair o prepúcio do pênis e, na maioria dos casos, se reverte sozinha.
Entretanto, a fimose pode causar problemas ao urinar ou até mesmo uma Parafimose. Ou seja, quando há um “estrangulamento” da glande. Portanto, é importante consultar o urologista e sobretudo, evitar qualquer intervenção em casa, a fim de não machucar o bebê.
Criptorquidia
Também também é conhecida como “testículos não descidos”, é uma condição comum, sobretudo em bebês prematuros. A saber, ocorre quando há ausência de um ou dois testículos na bolsa escrotal.
Aqui é preciso ficar atento, pois a patologia pode causar hérnias e até câncer. Nesse caso, o tratamento consiste em correção cirúrgica.
Infecções urinárias
Primeiramente, destacamos que as infecções urinárias em bebês são mais frequentes do que se imagina. Embora possam ser causadas por falta de cuidados com a higiene, no caso dos pequenos geralmente elas estão associadas a malformações do sistema urinário. Por isso, devem ser tratadas e, sobretudo, investigadas.
Problemas no trato urinário
De fato, problemas no trato urinário dos bebês podem estar associados a malformações ou condições neurológicas. Inclusive, podem ser diagnosticados antes mesmo do nascimento. Assim, o tratamento visa reparar o defeito e controlar complicações através da cirurgia. Por exemplo, os problemas no trato urinário mais comuns são:
- Extrofia da bexiga (quando a bexiga fica para fora do abdômen);
- Espinha bífida;
- Estenose da junção pielo-ureteral;
- Pedra nos rins;
- Bexiga neurogênica.
Patologias Genitais Masculinas
A saber, os órgãos genitais masculinos levam algumas semanas após o nascimento para completarem sua formação. Porém, ao realizar o exame físico do bebê, é possível identificar anomalias e malformações congênitas genitais que, em geral, requerem intervenções cirúrgicas.
Além disso, algumas patologias são comuns. Por exemplo:
- Hidrocele hipospádia;
- Varicocele;
- Balanite e Balanopostite;
- Hipospádia.
Enurese
O famoso “xixi na cama”, muito comum já em crianças maiores, também não pode ser menosprezado. Afinal, é preciso estar atento para perceber caso o problema persista e se torne severo, necessitando de tratamento uropediátrico.
Como é uma consulta com o urologista Dr. Marco?
Acima de tudo, a principal diferença da consulta pediátrica será a abordagem do especialista. Afinal, até mesmo os bebês precisam se sentir confortáveis e seguros na consulta médica.
Para isso, o Urologista Dr. Marco conduz a consulta considerando a melhor experiência infantil neste momento delicado para pais e filhos. Além disso, o atendimento é pautado na empatia, com abertura para esclarecer todas as suas dúvidas.
Então, no decorrer da consulta, os pais devem comunicar ao médico os sinais e sintomas percebidos. Dessa forma, auxiliam no diagnóstico mais preciso e completo, para início do tratamento o quanto antes.
Quando é necessário levar o bebê no urologista?
Sobretudo no momento de formação do bebê, é comum que os pais estejam cercados de dúvidas e receios. Mas, é necessário levar o bebê no urologista quando o pediatra sugerir ou encaminhar. Ou, então, caso haja dúvidas sobre a saúde urológica do bebê.
Por isso, é importante o acompanhamento para avaliar o jato do xixi, se a região não apresenta inflamações frequentes e descartar a possibilidade de infecções urinárias de repetição. Acima de tudo, leve o bebê no urologista caso perceba:
- Alterações nos órgãos sexuais;
- Doenças do trato urinário;
- Fimose;
- Vermelhidão ou inchaço nos genitais.
Bebê no urologista: sintomas para ficar atento
De fato, os sinais de que a saúde urológica do bebê não vai bem costumam ser sutis. Logo, fique atento ao menor sinal de alerta. Em geral, quando o organismo do bebê está sendo afetado por uma doença infecciosa, ele dará alguns sinais, tais como:
- Perda da vontade de brincar;
- Alterações de humor e irritabilidade;
- Ausência ou ganho de peso;
- Perda de apetite pela amamentação;
- Falta de sono.
Entretanto, o bebê nem sempre se expressa de forma clara e o uso da fralda pode gerar certa dificuldade de identificar sinais mais expressivos. Apesar disso, sempre fique atento caso o bebê apresente:
- Febres;
- Dor ao urinar (choro ao fazer xixi);
- Presença de sangue na urina;
- Aumento no número de micções durante o dia.
Realize uma avaliação do seu bebê no urologista
Nem sempre será possível evitar que seu filho seja acometido por doenças. Porém, ao diagnosticá-las precocemente e iniciar o tratamento o mais rápido possível, é possível minimizar suas consequências na vida adulta e evitar muitas complicações.
Portanto, seja menino ou menina, não hesite em realizar uma avaliação com o urologista sempre que sentir necessidade. Desta forma, você garante uma melhor qualidade de vida e saúde reprodutiva na vida adulta do seu filho.
Agende já uma avaliação com o Dr. Marco Nunes, urologista com ampla experiência, qualificação e certificação no cuidado e tratamento da saúde urológica de bebês e crianças.