Cirurgia de Litíase Renal

A Cirurgia de Litíase Renal, comumente conhecida como cirurgia para pedras nos rins ou de retirada de cálculos renais é um dos procedimentos mais comuns.

A litíase renal pode ser definida como o resultado de uma alteração das condições normais de cristalização da urina no trato urinário.

Em um indivíduo saudável, durante o tempo de permanência da urina no trato urinário, os cristais não se formam ou são tão pequenos que são eliminados sem intercorrências.

Porém, quando as condições normais de cristalização da urina se alteram, o crescimento dos cálculos renais impede que eles possam ser facilmente eliminados. Sendo assim, é necessária a intervenção cirúrgica.

Quando fazer a Cirurgia de Litíase Renal

O procedimento da Cirurgia de Litíase Renal é indicado para situações como:

Presença de cálculos renais com mais de 6 mm;
Presença de cálculos renais com mais de 6 mm;
Uso de medicamentos não é o bastante para eliminar as pedras na urina;
Uso de medicamentos não é o bastante para eliminar as pedras na urina;
Infecções do trato urinário;
Infecções do trato urinário;
Infecção generalizada através do sangue;
Infecção generalizada através do sangue;
Presença de hematúria (sangue na urina).
Presença de hematúria (sangue na urina).
Conteúdo

Dúvidas mais frequentes

Cirurgia de Litíase Renal: tipos de cirurgia.

O tratamento dos cálculos pode ser realizado por 4 tipos de abordagem cirúrgica, dependente da localização, tamanho e tipo do cálculo.

  • Litotripsia extracorpórea por ondas de choque – Nesse procedimento não há cortes ou incisões. O paciente recebe ondas de choque eletromagnéticas que se difundem pelo corpo e concentram sobre o cálculo, fragmentando-o pelo fenômeno de cavitação;
  • Cirurgia percutânea – Nessa cirurgia realizamos pequenas perfurações na região lombar para acessar o cálculo no interior dos rins. Por meio desses pequenos orifícios realizamos a fragmentação e remoção da pedra;
  • Litotripsia endoscópica a Laser – Nesse procedimento utilizamos um fino aparelho endoscópico flexível com uma câmera que permite visualizar o interior da bexiga, ureter e pelve renal. Esse aparelho é introduzido pelo canal da urina (uretra). Assim, não há necessidade de cortes ou incisões. Por meio desse aparelho introduzimos uma fibra de laser que fragmenta os cálculos facilitando a sua remoção;
  • Cirurgia convencional – Em alguns raros casos especiais, chamados cálculos coraliformes, há necessidade de realizar cirurgia tradicional, com incisão da parede abdominal para remoção dos cálculos diretamente pelo cirurgião.

Cirurgia de Litíase Renal: precauções

Em linhas gerais, após ser submetido à Cirurgia de Litíase Renal, o paciente recebe alta entre 1 a 2 dias após a cirurgia.

Na primeira semana, recomenda-se evitar atividades de impacto. Em muitos casos é comum o aparecimento de sangue na urina.

Sobre o Dr. Marco

O Urologista Dr. Marco Nunes é um profissional experiente e certificado, que disponibiliza para homens, mulheres e crianças, um atendimento pautado na empatia.

Atento a cada situação apresentada especificamente pelos pacientes, Dr. Marco Nunes é uma das maiores autoridades no assunto e usa métodos atualizados e eficazes para atender seu público.

Com isso, consegue conquistar os melhores resultados em cada caso encontrado, lidando de forma atenciosa com cada um de seus pacientes.

Agende sua consulta

    Aceitamos os convênios:

    Oferecemos Nota Fiscal para reembolso nos demais Planos.