Em primeiro lugar, você é do tipo de pessoa que se preocupa com a saúde dos seus entes queridos, não é mesmo? Então, certamente você já se perguntou sobre quando levar seu filho ao urologista.
A princípio, ainda hoje é comum que os homens procurem um médico somente quando já enfrentam algum tipo de problema de saúde. Contudo, sabemos que realizar consultas de rotina e preventivas é o melhor caminho a seguir. Afinal, em alguma anormalidade, será possível executar o tratamento de forma mais assertiva.
Mas, como saber quando é o momento ideal para que seu filho comece a se consultar com o urologista? É o que você descobre no post de hoje aqui no blog. Confira a seguir!
Avaliar o desenvolvimento dos órgãos genitais é uma das ações do médico urologista
Muitos estudos indicam que homens vão ao consultório médico, sobretudo, quando levados por mulheres. Via de regra, elas são suas esposas e, no caso de crianças e adolescentes, as mães.
No geral, isso ocorre com muito embate e esforço por parte das mulheres, diante da negligência masculina com a própria saúde.
Então, antes de mais nada, é importante nutrir desde cedo nos meninos, o hábito de comparecer em consultas e de realizar exames de rotina.
No caso do urologista, é importante que ao menos a partir dos 12 aos 18 anos, seu filho seja submetido a avaliação do desenvolvimento dos órgãos genitais, por exemplo.
Assim nesse período, o médico urologista pode auxiliar seu filho em questões de saúde, tais como:
- Disfunções na micção;
- Esclarecimento de dúvidas relacionadas a vida sexual;
- Prevenção e tratamento de doenças transmitidas sexualmente, dentre outros aspectos.
Aqui vale dizer que esse acompanhamento e cuidado deve ser contínuo e prosseguir durante toda a vida do indivíduo.
Quadros de infecção urinária e fimose: urologista pediátrico pode ajudar
Às vezes, alimentamos a ideia de que o médico urologista atende somente homens e meninos, não é mesmo?
No entanto, se trata de uma ideia equivocada. Aliás, você sabia que após os 6 meses de idade, é mais comum que as meninas apresentam problemas como infecção urinária?
Além disso, há ainda outras situações onde o urologista pediátrico pode ajudar, em especial, as meninas. Por exemplo, nas anomalias congênitas da vagina, como a ambiguidade genital, que demanda a chamada reconstrução vaginal em crianças.
A saber, a popular fimose, que acomete os meninos, também implica em cuidados. Muitas vezes, antes mesmo dos 12 anos de idade.
Então, eventualmente, há diversos momentos que irão definir a necessidade de levar o seu filho ao médico urologista.
Em linhas gerais, algumas condições em que o urologista é o especialista e profissional indicado para o tratamento são:
- Infecção Urinária
- Incontinência Urinária
- Cistite
- Câncer De Próstata
- Pedra Nos Rins
- Fimose
- Insuficiência Renal
- Cálculo Renal
- Balanite
- Próstata Aumentada
- Hiperplasia Benigna
- Bexiga Hiperativa
- Bexiga Baixa
- Parafimose
- Pielonefrite
- Hidronefrose
- Balanopostite
- Impotência Sexual
Chegou o momento de levar seu filho ao urologista? Então leve-o até o Dr. Marco Nunes, uma das maiores autoridades no assunto em nosso país.
Seu atendimento é pautado na empatia, obtendo ótimos resultados nos tratamentos executados. Portanto, clique aqui e agende a consulta do seu filho.