Ainda hoje, é comum que muitas pessoas tenham vergonha de ir ao urologista. Mas já parou para pensar sobre o número de mortes de poderiam ser evitadas? Isso, caso o paciente não tivesse vergonha de comparecer a uma simples consulta de rotina!
Afinal, seja por questões culturais, educação ou outros aspectos, o paciente se sente constrangido e desconfortável. Dessa forma, muitas vezes perde a oportunidade de obter um diagnóstico precoce de uma doença.
Além disso, perde a chance de ter um tratamento eficaz e de usufruir da saúde e do bem-estar.
A saber, se você se identificou com essa situação e sente vergonha de ir ao urologista, confira o que você pode fazer para lidar com essa questão:
Vergonha de ir ao urologista: deixe seu preconceito de lado
Uma das causas que impedem boa parte das pessoas de irem ao médico urologista particular é exatamente o preconceito. Além disso, de imaginar situações que não correspondem à realidade.
Nesse sentido, a primeira coisa a se fazer para perder essa vergonha, é ter em mente que se trata da saúde. Em especial no público masculino, não deve existir vergonha ou preconceito.
Afinal, a qualidade de vida vale muito mais do que isso. Assim sendo, ao marcar uma consulta, vale lembrar que a prevenção é uma grande aliada. Além disso, cuidar da saúde também é coisa de homem.
Somente com o acompanhamento médico, estabelecendo uma rotina e com a realização de exames periódicos, é possível prevenir problemas mais graves e evitar que eles evoluam.
O urologista tem como premissa, deixar o paciente confortável
Ajudar as pessoas a resolver problemas sobre os quais tem dificuldade de falar e que são tratados como tabus, é um dos maiores objetivos dos urologistas. E isso ocorre geralmente por envolver áreas corporais que não discutem.
Sendo assim, é notório que determinados tipos de problemas relacionados ao trato urinário, disfunção erétil, entre outros, são angustiantes para as pessoas.
No entanto, é importante que o paciente enxergue no médico como alguém que tem a importante missão de cuidar de tais condições clínicas. Sempre da forma mais natural possível.
Problemas que você pode prevenir e/ou tratar ao perder a vergonha do urologista
Disfunção erétil
A disfunção erétil (DE) pode ser comum à medida que os homens envelhecem. Caso você esteja na faixa etária dos 40 ou 50 anos, e começou a notar que suas ereções não acontecem da mesma forma que antes, é importante procurar um médico urologista.
Melhorar a qualidade vida é um dos compromissos que os médicos possuem. Além disso, há casos onde disfunção erétil pode indicar outros problemas de saúde que geralmente precisam de maiores cuidados.
Câncer de bexiga e próstata
Caso o câncer seja encontrado na próstata ou na bexiga, os urologistas podem oferecer cuidados que salvam vidas. Portanto, é importante tornar as consultas e exames um hábito. Principalmente a fim de evitar a evolução da doença, desde o início.
Aumento da próstata
Os urologistas têm várias técnicas para lidar com os problemas que uma próstata aumentada pode causar. Você pode viver com muito mais qualidade de vida!
Esperamos ter ajudado você a compreender a importância de deixar de lado a vergonha e cuidar da sua saúde ou de quem você ama. Procure sempre um urologista, o consultório do Dr. Marco está próximo a Avenida Paulista, ficaríamos felizes em conversar com você.
Caso queira, siga nosso perfil no Instagram.