Primeiramente, precisamos destacar que a crise de cólica renal é um sintoma de pedra nos rins. Em geral, muitas pessoas convivem com a doença de forma assintomática. Porém, ao se deslocar, os cálculos geram dores intensas. Então, será que existe tratamento para a cólica renal?
De fato, os casos de pedras nos rins são bem comuns. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), estima-se que 1 a cada 10 pessoas no Brasil sofram de cálculo renal. Além disso, a condição é mais frequente em homens jovens, entre 20 a 35 anos.
Logo, realizar o tratamento adequado da doença é a melhor forma de prevenir a cólica renal, considerada um dos eventos mais dolorosos que uma pessoa pode experimentar durante a vida. Diante disso, o que fazer quando ela ocorre?
Para entender quais são as causas, como a dor se manifesta e como amenizá-la, continue lendo este artigo! Por fim, você também entenderá como funcionam os diferentes tipos de tratamento e como se prevenir para evitar a reincidência das crises.
O que causa a cólica renal?
Antes de mais nada, a cólica renal acontece quando há presença de cálculos renais, mais conhecidos como Pedras nos Rins. Em suma, eles se formam quando há uma alta concentração de cristais na urina causados por diversos fatores, dentre eles, a pouca ingestão de água.
Nesse sentido, quando as pedras estão no interior dos rins, onde são formadas, elas não costumam provocar dor. Porém, quando se deslocam no trato urinário, podem causar obstrução. Ou seja, um bloqueio que inibe o fluxo de urina.
Por sua vez, este bloqueio gera o acúmulo da urina que causa dilatação do ureter e do rim. Logo, esta dilatação faz com que o ureter contraia, gerando dores intensas.
A dor da cólica renal
Considerada um dos eventos mais dolorosos que uma pessoa pode experimentar durante a vida, a Cólica Renal é uma intensa dor aguda. Pode surgir repentinamente em um dos lados da região lombar, irradiando para o abdome inferior e testículos.
Caso não seja tratada, a cólica renal ocorre de forma intermitente pelo período de 8 a 12 horas, com picos que aumentam e diminuem, ciclicamente.
Outros sintomas que acompanham a cólica renal
Em meio a crise, o paciente também pode relatar náuseas e vômitos, que ocorrem principalmente devido à intensidade da dor. Além disso, entre os sintomas que acompanham a cólica renal, podemos destacar:
- Ardência ao urinar;
- Sangue na urina;
- Sensação de bexiga cheia;
- Diarreia;
- Infecções urinárias;
- Suspensão ou diminuição do fluxo de urina.
Acima de tudo, fique atento caso a dor venha acompanhada de febre. Afinal, a febre pode indicar um possível quadro de infecção, que precisa ser investigado imediatamente.
A importância do diagnóstico para a cólica renal
De fato, nem sempre o paciente conseguirá distinguir que possui pedra nos rins sem passar por uma crise de cólica renal. Por isso, o acompanhamento com o médico urologista é crucial para identificar o problema antes que ele gere uma situação tão desconfortável.
Além disso, quando não tratado corretamente, a cólica renal pode gerar complicações, tais como:
- Diminuição ou perda de função do rim afetado;
- Infecção urinária;
- Hipertensão arterial.
Diagnóstico de Pedra nos Rins
Portanto, para que o médico urologista oriente o melhor tratamento para cólica renal, é de suma importância realizar o diagnóstico correto. Nesse sentido, será preciso identificar o tamanho, o local e a causa do cálculo.
Em suma, o diagnóstico se dá avaliando os sintomas e histórico médico do paciente. Além disso, alguns exames também podem ser necessários, tais como:
- Exame de urina;
- Exame de sangue;
- Tomografia computadorizada;
- Ultrassom.
Tratamento para cólica renal: como amenizar a dor?
Acima de tudo, o mais indicado é procurar o atendimento médico de urgência. Então, para promover o alívio imediato da dor, os médicos irão utilizar analgésicos e antiinflamatórios por via oral ou injetável.
Em segundo lugar, é recomendável utilizar compressa com bolsa de água quente na região da dor, que ajudará na dilatação dos canais urinários para a passagem do cálculo. Também evite ingerir água de forma excessiva, para não aumentar a pressão do sistema urinário.
Enfim, é a partir do diagnóstico que se torna possível indicar o melhor tratamento para pedras no rins. A saber, ele pode variar entre uso de medicações, mudanças de hábitos ou realização de cirurgia.
Medicamentos para cólica renal
Enfim, o tratamento para alívio da cólica renal consiste no uso de medicamentos. Então, confira a seguir quais são os principais e como atuam na cólica renal.
- Antiinflamatórios: Atuam na diminuição do processo inflamatórios que causa o inchaço, responsável por piorar a crise;
- Analgésicos: Atuam no alívio da dor. Ao passo que a dor fica mais intensa, o analgésico precisará ser mais potente;
- Antiespasmódicos: Necessários para diminuir as contrações dos rins, bexigas e vias urinárias, e que também causam dor.
- Antieméticos: Para alívios de náuseas e vômitos.
Como evitar a incidência de novas cólicas renais
Após tratar a dor, é hora de tratar a sua causa e evitar a incidência de novas crises. Portanto, o primeiro passo é realizar uma mudança de hábitos alimentares e no estilo de vida, a fim de prevenir novos cálculos. A seguir, confira algumas recomendações.
- Aumente a ingestão de líquidos. Ao longo do dia, consuma de 2 a 3 litros de água;
- Adote uma dieta rica e equilibrada;
- Pratique exercícios físicos regularmente;
- Reduza o consumo de sal;
- Diminua a ingestão de alimentos ricos em proteína, cálcio e oxalato;
- Reduza o consumo de alimentos industrializados e processados;
- Realize o check-up anual com seu médico urologista.
Em seguida, inicie o tratamento de pedra nos rins o quanto antes. Nesse sentido, o médico poderá indicar o uso de remédios diuréticos que ajudem a eliminar o cálculo. Além disso, em casos mais intensos, a intervenção cirúrgica poderá ser necessária.
Cirurgia de Pedra nos Rins
Em suma, a cirurgia costuma ser recomendada para pacientes diagnosticados com cálculos renais entre 6mm e 15mm, assim como aqueles com obstrução do trato urinário. Nesse sentido, os principais tipos de cirurgia para remoção de pedra nos rins são:
- Litotripsia Extracorpórea por ondas de choque (LECO);
- Litotripsia a Laser;
- Nefrolitotripsia percutânea.
Por fim, fique alerta. Se você tem sintomas de pedra nos rins ou sofre com cólica renal, marque já sua consulta com o Dr. Marco, urologista especialista em cirurgia e com ampla experiência no trato de pedra nos rins.