Primeiramente, a dor ao urinar, conhecida também por disúria, pode estar associada a hábitos nocivos do dia a dia ou a doenças mais sérias. Seja como for, é importante saber que sentir dor, ardência ou queimação no canal urinário não é normal. Diante desses sintomas, recomenda-se procurar atendimento médico.
No entanto, este é um problema comum. A saber, homens e mulheres de qualquer idade, e numa proporção semelhante, podem experienciar disúria.
Adicionalmente, a época do ano com maiores índices desta condição é o verão. Pois é nesse período que doenças como a cistite e a infecção na bexiga se apresentam com mais frequência. Mas, o que significa esse sintoma?
Para esclarecer todas as dúvidas, preparamos este conteúdo completo. Então, acompanhe para conhecer um pouco mais sobre o problema, suas principais causas e os métodos mais eficazes para o diagnóstico. Boa leitura!
Você sente dor ao urinar?
De fato, essa condição é muito desconfortável e tem como uma das suas principais características causar dificuldade na hora de urinar. Além disso, a tendência é de que piore com o passar do tempo. Por isso, é muito importante saber se você está ou não com uma infecção para realizar o tratamento correto. Dessa forma, é possível evitar o agravamento do problema e desconfortos ainda maiores.
A saber, a dor pode ocorrer no início da micção ou no final. Quando a dor se apresenta no início da micção, muitas vezes está associada a uma infeção do trato urinário. Já a dor após a micção pode ser sinal de um problema na bexiga ou na próstata.
Aliás, nos homens, a dor pode permanecer no pênis antes e depois de urinar. Quanto às mulheres, essa dor pode apresentar-se com sendo interna ou externa. Assim, a dor fora da área vaginal pode ser causada por inflamação ou irritação da pele. Já a dor interna pode significar uma infecção do sistema urinário, ou outra patologia.
Dor ao urinar: o que pode ser?
Veja abaixo as principais condições que causam dor ao urinar:
Cistite
Primeiramente, a cistite é a mais comum. A saber, trata-se de uma infecção urinária que afeta a bexiga e causar outros sintomas como:
- vontade frequente de urinar,
- sensação de ardor,
- presença de sangue na urina,
- febre,
- mal-estar geral,
- urina turva ou escura.
Inclusive, essa condição pode ser agravada por fatores como estresse, falta de descanso ou pela ingestão de alguns alimentos. Dessa forma, diagnosticar a cistite e iniciar tratamento precoce é importante para prevenir complicações e aliviar os sintomas.
Geralmente, o tratamento da cistite envolve o uso de antibióticos, cuja escolha é feita com base na avaliação do paciente e no resultado do exame clínico. Contudo, é importante evitar alimentos como café, chocolate e bebidas alcoólicas, pois eles podem agravar os sintomas de cistite.
Além disso, beber muita água para manter a bexiga saudável é outra recomendação importante. Dessa forma, é possível tratar a cistite masculina eficientemente e prevenir a sua recorrência.
Pielonefrite
Ao contrário da cistite, que afeta a bexiga, a pielonefrite, é uma infecção que acomete o trato urinário superior. Aliás, quando há um problema no sistema urinário inferior que não recebe tratamento adequado, pode subir e atingir um ou ambos os rins.
Além da queimação ao urinar, alguns dos principais sintomas da pielonefrite são: febre, náuseas e vômito, dores na lombar, calafrios e vontade constante de urinar. Nesse sentido, alguns exames laboratoriais utilizados para a confirmação do diagnóstico são:
- Hemograma;
- Exame de urina;
- Urocultura;
- Exames de imagem auxiliares como a ultrassonografia;
- Tomografia computadorizada.
Em geral, o tratamento para pielonefrite é feito com antibióticos e é importante siga a orientação do médico, mesmo que não existam mais sintomas. Afinal, caso a bactéria permaneça no sistema urinário, é possível que surjam complicações.
Pedra nos rins
A saber, a pedra nos rins, conhecida também por cálculo renal, é uma das condições mais comuns relacionadas ao aparelho urinário. Hoje, é amplamente reconhecida, principalmente pela intensidade das dores abdominais que causa.
Geralmente o problema acontece quando uma massa, semelhante a pedras, se forma em qualquer local do sistema urinário, trazendo dificuldade e dor ao urinar. Por causa das pedras nos rins, é comum que exista dor na região lombar e presença de sangue na urina.
Para que o diagnóstico seja realizado, é necessária a avaliação das evidências clínicas e exames de diagnóstico por imagem. Por exemplo, a ultrassonografia e tomografia computadorizada de abdômen.
Em seguida, o tratamento é feito por meio do uso de fluidos e medicamentos para retenção urinária, incluindo analgésicos. Também é necessária a ingestão de muita água para ajudar a expelir a pedra. Porém há procedimentos médicos que podem ser necessários para remover ou quebrar as pedras maiores.
Infecções sexualmente transmissíveis (IST)
Outro motivo para a dor ao urinar, pode ser devido a alguma infecção sexualmente transmissível. Por exemplo: clamídia, gonorreia, herpes e tricomoníase.
No entanto, nesses casos o problema é acompanhado dos sintomas típicos de cada uma dessas infecções, tais como:
- dor nas genitais,
- surgimento de bolhas ou feridas,
- corrimento vaginal,
- dor durante as relações sexuais,
- entre outros.
Dessa forma, na presença de um ou mais desses sinais, é importante consultar o médico para que sejam feitos exames que permitam identificar o microrganismo responsável pela infecção. Assim, o tratamento mais adequado poderá ser iniciado. Nesse sentido, para o diagnóstico, pode ser feito o uso do exame físico, anamnese, testes rápidos e coleta de sangue.
Prostatite
A saber, a prostatite é a inflamação da próstata, que tem maior incidência em homens adultos. Em geral, a prostatite pode se manifestar de duas maneiras:
- Prostatite bacteriana: causada por uma infecção bacteriana na próstata e pode atingir o trato urinário. Dessa forma, pode ser aguda, evoluindo rapidamente e apresentando sintomas marcantes de mal estar e de incômodos no sistema urinário.
- Prostatite não bacteriana: nesse caso, os pacientes acometidos são os que já apresentam uma inflamação na próstata sem histórico de contato com bactérias pelo trato urinário. Embora a causa ainda seja desconhecida, é possível que aconteça em decorrência de uma infecção de microrganismos não identificados.
Seja como for, em ambos os tipos de prostatite, existe a dificuldade em urinar seguida dá vontade de urinar com urgência, a sensação de dor em eliminar a urina e o aumento da necessidade miccional. Nesses casos, o diagnóstico é feito com base na avaliação dos sintomas clínicos e o exame de toque retal, que auxilia a identificar alterações na próstata.
Tumores
Embora na grande maioria das vezes a dor ao urinar seja sinal de patologias fáceis de tratar, pode sim ocultar algo muito mais sério. Por exemplo, um câncer, seja no pênis, na bexiga ou na próstata.
A saber, o câncer de próstata é um tipo de câncer muito comum nos homens, especialmente após os 50 anos de idade, e que não tem sintomas nos estágios iniciais. Por isso, é imprescindível que homens com mais de 40 anos visitem anualmente um urologista para realizar o check-up anual a fim de rastrear o problema e detectá-lo no início, quando as chances de cura são bem altas.
Quando já avançado, o câncer de próstata começa a apresentar sintomas, como presença de sangue na urina, dores na lombar e dificuldade ao urinar.
O que fazer para prevenir a dor ao urinar?
Sem dúvida, a prevenção sempre começa quando temos acesso à informações de qualidade e de fontes confiáveis. Então, primeiramente, sempre ter relações sexuais seguras, com o uso de preservativo.
Além disso, procure beber bastante água e evitar a retenção urinária. Ou seja: não segurar a vontade de ir ao banheiro. Por fim, ter uma boa higiene íntima é fundamental para evitar o problema.
No entanto, ao primeiro sinal de alguns dos sintomas ou se a dor ao urinar permanecer por mais de 1 dia, procure um urologista. Afinal, de forma rápida e precisa ele poderá dar o diagnóstico e iniciar o tratamento. Quanto antes um problema é tratado, menores são os impactos negativos na qualidade de vida.
Dor ao urinar: quando procurar um urologista?
Como saber se é necessário consultar um médico? A seguir, listamos alguns sintomas e características que causam preocupação:
- Febre;
- Dor nas costas e dor no flanco;
- Náusea e vômito;
- Um histórico recente de inserção de um cateter na bexiga ou outro instrumento;
- Doenças do sistema imunológico;
- Episódios repetidos (incluindo infecções frequentes na infância);
- Uma anormalidade conhecida do trato urinário.
Caso um ou mais sintomas acima estejam presentes, o melhor a fazer é agendar um horário com o urologista.
Dor ao urinar: qual o tratamento?
A saber, a dor ao urinar pode indicar muitos problemas, e cada causa tem o seu tratamento individualizado. Por isso, consultar um médico quando sentir dor ou desconforto é fundamental para investigar o problema e iniciar o tratamento mais assertivo em direção à cura.
Dessa forma, o tratamento vai depender da causa, da intensidade, do histórico, dentre outros. Quando a causa é uma infecção, como na grande maioria dos casos, os antibióticos propiciam alívio em 1 ou 2 dias! Porém em caso de dor intensa, os médicos podem receitar outros medicamentos mais eficazes e de acordo com o diagnóstico realizado.
Dor ao urinar? Fale com o Dr. Marco
Sem dúvidas, é fundamental realizar o tratamento com um profissional experiente e que seja especialista no assunto. Nesse sentido, o Dr. Marco Nunes é um médico urologista formado pela Universidade Federal de São Paulo e que pode transmitir segurança no acompanhamento desse quadro.
Então, caso esteja sofrendo com dor ao urinar, coloque sua saúde em primeiro lugar e venha conversar com o Dr. Marco!
Clique aqui para agendar uma consulta agora mesmo!