Afinal, será que o câncer de próstata tem cura? Certamente, o câncer de próstata está entre os mais temidos entre os homens. Acometendo em geral, homens a partir dos 50 anos de idade. Dessa forma estudos apontam maior incidência entre os 65 e 70 anos.
Dessa forma, uma boa parcela da comunidade médica tem a crença de que o surgimento do câncer de próstata está relacionado ao processo natural de envelhecimento. Haja visto que é encontrado em praticamente na totalidade de homens acima de 90 anos.
A saber, se nas décadas passadas o diagnóstico surgia apenas em estágios avançados da doença, com o advento do exame de PSA tornou- se possível identificar o câncer de próstata em estágios mais precoces.
Fato é que muitas pessoas se perguntam sobre o câncer de próstata ter ou não a possibilidade de cura. Então, é o que responderemos a seguir.
Câncer de próstata: quais os principais sintomas?
Em nosso país, a cada 10 homens diagnosticados com o câncer na região da próstata, 10 têm mais de 55 anos.
Além da atenção redobrada ao atingir essa faixa etária, é importante ter em mente que há tumores que crescem de maneira acelerada. Com isso, se espalham para demais órgãos. Isso muitas vezes acarreta na morte do indivíduo.
Sendo assim, é sempre necessário estar atento aos principais sintomas. Por exemplo:
- Dor abdominal;
- Sangramento na urina;
- Nictúria;
- Disfunção erétil;
- Dor nos ossos, devido a disseminação da doença;
- Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés;
- Dificuldade para urinar;
- Presença de sangue na ejaculação/líquido seminal.
Contudo, o ideal é não esperar que apareçam sintomas para buscar ajuda médica. Por exemplo, o check up preventivo com o Dr. Marco Nunes é o mais recomendado. Afinal, caso haja algum indício detectado, o diagnóstico será precoce e as chances de não sofrer maiores danos é bem maior. Prevenir é sempre o mais indicado.
Afinal, o câncer de próstata tem cura?
Segundo as mais recentes estatísticas, 90% dos casos diagnosticados em fase inicial têm cura. Ou seja, quando o diagnóstico e o tratamento ocorrem no estágio inicial da doença.
Quais os tipos de tratamento para a doença?
Os números apontam: segundo a estimativa, a cada 40 minutos um homem morre devido à doença.
Sendo assim, logo que o paciente realiza o popular “exame de toque” ou PSA, o Dr. Marco Nunes encontrar alguma anormalidade em seguida é feita a biópsia da próstata.
A saber, é com a biópsia que se analisa a presença de células cancerosas e qual nível de agressividade a doença se encontra.
Alguns tipos de câncer de próstata incluem:
- Tumores neuroendócrinos (exceto carcinomas de células pequenas);
- Carcinomas de células transicionais;
- Sarcomas;
- Carcinomas de células pequenas.
Dentre os tratamentos mais recorrentes, temos:
- Radioterapia (irradiação da próstata com intuito de matar as células cancerígena);
- Cirurgia Robótica da Próstata, por exemplo.
Você se lembra da última vez que se consultou com um médico? Uma das maneiras mais efetivas de se prevenir a doença é questionando seu médico sobre o risco de desenvolver câncer de próstata.
Ele irá solicitar os exames médicos de rastreamento, de acordo com a faixa etária, tentará identificar se há um histórico familiar de câncer e lhe fornecerá até mesmo as recomendações alimentares mais coerentes. Agende agora sua consulta com o Dr. Marco Nunes.
Saiba mais sobre Cirurgia Robótica de Câncer de Próstata