De acordo com dados do portal Oncoguia, 1 em cada 9 homens terá câncer de próstata ao longo da vida. Dessa forma, esse é o segundo tipo de câncer que mais mata homens no Brasil. Então, a campanha Novembro Azul surge como uma iniciativa para alertar sobre a importância da prevenção, trazer informações seguras e incentivar o público masculino no cuidado com a saúde.
Assim, é de suma importância que as empresas também abracem essa causa e envolvam os colaboradores na campanha. Afinal de contas, ainda existem muitos tabus e desinformações relacionados à doença. E isso pode dificultar o diagnóstico e o tratamento do problema.
Geralmente, os líderes encontram desafios para tratar desse assunto nas empresas. Afinal, o câncer de próstata é visto como um tema sensível, do qual a maioria dos homens evita falar. Por isso, continue lendo para descobrir tudo o que você precisa saber sobre o Novembro Azul, e conheça dicas para organizar uma campanha educativa e eficiente.
Mas qual é o objetivo da Campanha Novembro Azul?
Em primeiro lugar, é importante entender que o câncer de próstata é considerado uma doença silenciosa. Ou seja, quando os sinais aparecem, significa que o problema já se encontra em um estágio avançado. Logo, as chances de cura são cada vez menores.
Portanto, a Campanha Novembro Azul surge com o objetivo principal de incentivar a prevenção da doença. Afinal de contas, quando o diagnóstico é feito precocemente, as chances de cura do câncer de próstata podem chegar a 90%.
Também, o Novembro Azul tem como intuito não só alertar os colaboradores sobre a gravidade do problema, mas também repassar informações seguras. Por exemplo, sobre:
- Os fatores de risco;
- Principais sintomas;
- Alternativas de tratamento;
- Formas de prevenção.
Campanha Novembro Azul: conscientização sobre o câncer de próstata
A saber, a próstata é uma glândula com tamanho semelhante a uma noz, que faz parte do sistema reprodutor masculino e está localizada abaixo da bexiga (perto do reto). Então, o câncer de próstata surge quando as células multiplicam-se no órgão de forma anormal e formam um tumor.
Normalmente, o câncer de próstata surge em homens mais velhos, a partir dos 60 anos de idade. Entretanto, nada impede o surgimento da doença na adolescência ou na fase adulta.
Nesse sentido, os sintomas mais comuns, incluem:
- Dificuldade para urinar;
- Micção frequente;
- Dificuldade em iniciar ou parar o jato de urina;
- Sangue no sêmen;
- Dor ou desconforto na região pélvica;
- Dor nos ossos.
Diagnóstico do câncer de próstata
Decerto, apenas o médico urologista é o profissional capaz de diagnosticar com precisão o câncer de próstata. Assim, os principais exames para detectar a doença são o toque retal, a dosagem de PSA e a biópsia. A partir disso o médico vai afirmar se o paciente apresenta ou não o tumor.
Tratamento para o câncer de próstata
Já em relação ao tratamento do câncer de próstata, com certeza a cirurgia robótica é o método mais moderno e seguro para remoção do tumor da glândula.
Afinal, por ser minimamente invasiva, ela permite uma melhor visualização e maior precisão para o cirurgião. Além disso, apresenta menos sequelas (incontinência urinária e impotência sexual) e um tempo de recuperação menor em relação aos métodos tradicionais.
A prevenção do câncer de próstata
Certamente, o diagnóstico precoce é a melhor forma de prevenir complicações maiores e garantir uma maior eficiência no tratamento do câncer de próstata.
Ademais, existem outras formas de evitar a doença. Sobretudo, por meio de hábitos de vida saudáveis. Por exemplo:
- Ter uma boa noite de sono;
- Não ingerir bebidas alcoólicas;
- Ter uma alimentação balanceada;
- Evitar o tabagismo;
- Praticar atividades físicas com frequência;
- Realizar check-ups preventivos.
Como é realizada a Campanha Novembro Azul?
Geralmente, durante o mês de novembro são realizadas ações dentro das empresas com o objetivo de alertar sobre a doença, quebrar tabus e promover a saúde e bem-estar do homem. Por isso, a ideia é justamente engajar os funcionários com iniciativas, como:
- Dinâmicas;
- Palestras;
- Rodas de conversa;
- Distribuição de materiais educativos;
- Atividades esportivas (passeio ciclístico, caminhada, etc).
Além disso, algumas empresas também organizam ações de responsabilidade social, como doações para instituições que atendem e acolhem pessoas com câncer.
Enfim, para que a campanha realmente seja eficiente, é preciso transmitir as informações de maneira leve e com empatia. Então, para sensibilizar os funcionários, uma dica é preparar um ambiente acolhedor, onde os homens possam esclarecer dúvidas sem constrangimento ou julgamentos. Ou seja, é preciso estar preparado para proporcionar um momento seguro e confortável para a troca de informações e experiências.
Quais as melhores ações para a Campanha Novembro Azul?
A seguir, veja dicas das melhores ações para fazer na campanha Novembro Azul da empresa:
Materiais educativos
Com certeza, uma das melhores formas de alertar o funcionário sobre o câncer de próstata, é utilizando materiais educativos. Por exemplo:
- Videoaulas;
- E-books;
- Panfletos;
- Flyers.
Enfim, o importante é que seja um conteúdo visual e de fácil compreensão. Aliás, para deixar o momento mais lúdico, uma alternativa é distribuir brindes para Novembro Azul junto com esses materiais.
Rodas de conversa
Da mesma forma, as rodas de conversa têm como objetivo promover um momento mais descontraído, onde todos os colaboradores possam tirar as dúvidas e entender melhor sobre a doença. Por exemplo, sobre os sintomas, tratamentos e as dicas de prevenção.
Aliás, esse diálogo deve ser orientado por um especialista no assunto, como o médico urologista. Dessa maneira, garante mais credibilidade para a campanha e deixa os funcionários mais confiantes para falar sobre o assunto.
Parcerias com clínicas
Também, outra ação que pode trazer um benefício real para o colaborador, é a parceria com clínicas de urologia. Por exemplo, a empresa pode fechar programas de desconto no check-up preventivo, ou até mesmo consultas gratuitas para os funcionários.
Além de incentivar que o colaborador faça o acompanhamento médico frequente, ainda mostra para todos que a empresa se preocupa em promover a saúde e bem-estar da equipe.
Palestra com urologista
Enfim, uma ação que não pode ficar fora dessa lista, é a palestra com um especialista. Afinal somente o médico urologista tem a expertise e conhecimento necessários para falar sobre o câncer de próstata com segurança. Com certeza, ele sabe lidar com calma e profissionalismo frente ao público, deixando a campanha Novembro Azul muito mais completa e eficiente.
A saber, o Dr. Marco é um médico urologista membro da SBU (https://sbu-sp.org.br/), formado pela Universidade de São Paulo e Especialista em Cirurgia Robótica da Próstata. Além disso, é extremamente bem avaliado por seus pacientes, sobretudo pela empatia, cuidado e atenção que dedica em cada atendimento. Então, é o profissional mais qualificado para participar do Novembro Azul na sua empresa: clique aqui e solicite uma palestra com o Dr. Marco Nunes agora mesmo!