Como será o sexo depois do câncer de próstata? Em geral, essa é uma dúvida comum entre os pacientes do consultório após o diagnóstico de câncer de próstata. Isso porque, muitos homens acreditam que a vida sexual acaba após o tratamento da doença.
Antes de mais nada, é preciso destacar que é normal que o diagnóstico e o tratamento gerem consequências não apenas físicas, mas também psicológicas. Afinal, o medo, a incerteza e a insegurança são comuns neste momento e podem afetar a autoestima e o interesse sexual.
No entanto, o diagnóstico de câncer de próstata não é um fator determinante para o fim da sua vida sexual. Pelo contrário, ainda que haja riscos e problemas no caminho, eles podem ser reversíveis.
Hoje em dia, os métodos de tratamento evoluíram muito. Por exemplo, estudos já indicam que a Cirurgia Robótica de Próstata diminui drasticamente o risco de impotência. Ainda mais, a boa notícia é que a chance de cura do câncer de próstata chega a 90%.
De fato, receber um diagnóstico de câncer não é fácil. Ainda mais quando falamos sobre o câncer de próstata, que é cercado por estigmas e mitos. Então, continue lendo para entender melhor o que esperar do sexo depois do câncer de próstata.
Câncer de Próstata: do Diagnóstico ao Tratamento
Antes de mais nada, a fase do diagnóstico do câncer merece atenção especial. Afinal, no período inicial não há sintomas, por isso é considerada uma doença silenciosa.
No entanto, o mais preocupante é que, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o tipo com maior incidência entre homens no Brasil. Além disso, o tempo está diretamente associado com a chance de cura: quanto mais cedo ele é descoberto, melhor.
Em suma, a depender do estágio da doença e sua progressão, os tratamentos variam. Logo, é de suma importância que o homem realize um check up anual. Assim, é possível detectar a doença no estágio inicial, e realizar um tratamento menos invasivo.
De todo modo, o desgaste físico e psicológico do tratamento é inevitável. Mas vale ressaltar que nem sempre é necessária a realização da cirurgia. Isto é, as terapias variam entre cirurgia da próstata, radioterapia, hormonioterapia e quimioterapia.
Porém, caso o médico urologista indique a cirurgia, é muito importante seguir essa recomendação, pois ela tem como objetivo remover completamente a doença, que é maligna. Por fim, acredite, o sexo depois do câncer de próstata é totalmente possível.
Quais são os riscos após o tratamento do câncer de próstata?
Em primeiro lugar, ao passar por um tratamento quimioterápico, alguns homens podem apresentar diminuição de ereções e até perda do desejo sexual. Afinal os medicamentos podem afetar o equilíbrio hormonal. Porém, após terminar o tratamento, este equilíbrio é restabelecido completamente.
Já a Cirurgia de Câncer de Próstata é bastante delicada e envolve alguns riscos físicos. Entretanto, além de serem reversíveis, eles são mínimos com a Cirurgia da Robótica da Próstata, o método mais inovador para retirada da próstata. Ainda assim, confira quais são eles:
-
Impotência Sexual
A cirurgia da próstata é extremamente delicada, e os nervos responsáveis pela ereção e controle de urina podem sofrer traumas durante o procedimento. Dessa forma, uma cirurgia convencional pode apresentar risco de impotência de 50 a 70%.
Porém, a Cirurgia Robótica da Próstata permite maior controle dos movimentos do cirurgião, o que garante maior preservação destes nervos. Dessa forma, o risco diminui drasticamente para 10 a 20%, sendo considerado mínimo.
-
Incontinência Urinária
Da mesma forma, a falta de controle da bexiga é relatada por homens que realizam a retirada da próstata. Entretanto, a Cirurgia Robótica da Próstata também assegura maior preservação de nervos essenciais para o controle da urina, diminuindo este risco.
Além disso, na maioria dos casos, a Incontinência Urinária é temporária, e também pode ser revertida através de fortalecimento muscular. Já em casos mais raros, a Cirurgia de Incontinência Urinária é a solução para o problema.
-
Outras complicações
Por fim, vale ressaltar que toda cirurgia envolve riscos e que o sucesso do procedimento consiste em administrá-los bem. Por exemplo, infecção, perda de sangue, dor após o procedimento são algumas possíveis complicações.
As relações sexuais após a cirurgia da próstata: o que muda e o que não muda?
Depois da cirurgia de próstata, o paciente ficará em observação hospitalar de um a três dias. Após esse período, há uma recomendação de repouso de 7 dias. Mas, aos poucos, o homem poderá retomar suas atividades cotidianas, apenas evitando esforço físico por um tempo.
Assim, caso não ocorra nenhuma complicação, estará totalmente apto para retomar as atividades sexuais cerca de 45 dias após a cirurgia. Mas, vale ressaltar que este será um período de adaptação.
Em suma, o homem volta a ter sua vida sexual de sempre. Porém, como a cirurgia retira a próstata e suas vesículas seminais, o homem não irá ejacular mais. No entanto, o prazer e o orgasmo continuarão os mesmos.
Tratamentos para retomada da vida sexual após o câncer
Primeiramente, temos que lembrar que o desempenho sexual está associado a fatores físicos e psicológicos. Logo, após o câncer de próstata, o homem deve receber um tratamento multifatorial para a recuperar a vida sexual. Por exemplo:
- Medicamentoso: Num primeiro momento, medicamentos estimulantes podem ajudar a restaurar a função sexual enquanto o corpo restabelece o equilíbrio hormonal responsável por manter o desejo sexual ativo.
Além disso, se necessário tratar a disfunção erétil, o médico urologista poderá receitar medicamentos, sejam eles orais ou injetáveis. Também os dispositivos, supositórios, próteses e implantes são algumas alternativas.
- Fisioterapêutico: A fisioterapia pode auxiliar no fortalecimento da musculatura e assim, restaurar naturalmente a ereção prolongada do paciente.
- Psicoterápico: Por fim, o estresse e ansiedade causados pelo tratamento podem afetar o desempenho sexual. Neste caso, o acompanhamento psicológico pode contribuir para restabelecer o interesse sexual tanto do homem, quanto do casal.
Sexo depois do câncer de próstata: sim, é possível!
Apesar de muitos pacientes ainda sentirem constrangimento em abordar os possíveis efeitos do tratamento do câncer na vida sexual, é muito importante conversar com o médico urologista sobre o assunto.
Afinal, entender tudo sobre o problema é uma forma de adquirir maior confiança no seu médico e segurança durante todo o processo. Para isso, agende uma consulta com o Dr. Marco Nunes, médico urologista especialista em cirurgia robótica da próstata e cirurgia minimamente invasiva na área de urologia no Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Saiba mais sobre Cirurgia Robótica de Câncer de Próstata