Você já parou para pensar sobre como funciona a vasectomia? Como sabemos, a vasectomia é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo, esterilizar o homem, impedindo com que ele possa ter filhos.
É sempre importante ressaltar que tal procedimento não altera o desejo sexual masculino, tampouco a sua capacidade de atingir o orgasmo e sentir prazer sexual.
O método é considerado como uma forma altamente eficaz de contracepção, tendo em vista que as chances de gravidez após o procedimento é de 1 em 1.000, aproximadamente.
Vasectomia: como funciona o processo?
A vasectomia funciona impedindo que o espermatozoide chegue ao sêmen. Isso significa que, quando um homem ejacula, o sêmen não possui espermatozoide e o óvulo da mulher não pode ser fertilizado.
Para definir qual é o procedimento mais indicado, o médico urologista irá avaliar junto com o paciente qual opção é a melhor.
Método convencional de vasectomia
A vasectomia funciona da seguinte forma, quando é realizada pelo método convencional:
O médico urologista, antes de mais nada, aplica uma anestesia local. Depois, realiza dois pequenos cortes na pele de cada lado do saco escrotal, com o intuito de alcançar os vasos sanguíneos que transportam o esperma dos testículos.
Os cortes são costurados, geralmente usando pontos dissolúveis que desaparecem em cerca de uma semana. Após o procedimento cirúrgico, o sêmen é ejaculado, mas não pode provocar uma gravidez.
Quando a vasectomia começa a fazer efeito?
Muitos pacientes têm dúvidas, em relação a quanto tempo uma vasectomia leva para funcionar, de fato.
É importante ter em mente que uma vasectomia não funciona imediatamente. No geral, é preciso esperar cerca de 3 meses para fazer efeito. Para certificar-se, é importante realizar um teste de sêmen após o procedimento. Ele determinará se é seguro parar de usar outras formas de contracepção.
A vasectomia pode falhar?
São raras as condições cuja vasectomia não oferece eficácia. Contudo, é sempre importante a utilização de métodos contraceptivos até que um teste de sêmen seja realizado e ateste 100% de eficiência.
Benefícios da vasectomia
Boa parte dos pacientes que optaram pelo procedimento, aprovam o método, devido a uma série de benefícios apresentados, como por exemplo:
- Praticidade e segurança;
- Muito menos complicações ou efeitos colaterais, em comparação com as alternativas destinadas às mulheres;
- Frequência mais elevada de relações sexuais;
- Aumento do prazer.
A vasectomia deixa de funcionar após determinado tempo?
A chance de uma vasectomia perder seu efeito é praticamente nula. Afinal, o objetivo é o de que a vasectomia tenha caráter permanente.
Contudo, em raríssimas exceções, pode acontecer dos tubos que transportam o esperma voltarem a crescer. Caso isso ocorra, o homem precisará realizar uma segunda vasectomia.
A vasectomia aumenta o risco de câncer ou de doença cardíaca?
Segundo os estudos atuais, há evidências que indicam que a vasectomia não aumenta os riscos de câncer dos testículos (câncer testicular) ou de câncer da próstata. O mesmo ocorre em relação à doença cardíaca.
Agora que você já sabe como funciona a vasectomia, que tal agendar hoje mesmo uma consulta com o Dr. Marco? Aproveite e acompanhe nosso perfil no Instagram.