Em primeiro lugar, o Novembro Azul surgiu com o objetivo principal de combater o câncer de próstata. Portanto, a campanha tem como foco conscientizar sobre a importância dos exames preventivos e alertar os homens sobre o cuidado com a saúde. Por isso, o Novembro Azul nas empresas surge a fim de compartilhar esse conhecimento com todos os funcionários. A saber, é fundamental abordar o tema a fim de quebrar tabus e disseminar informações seguras.
Afinal, o câncer de próstata ainda é tratado com certo receio pela maioria dos homens. Principalmente por causa de fatores culturais ou estigmas. Sobretudo com o exame de toque retal.
Mas, como abordar esse tema dentro do ambiente corporativo? Sem dúvida, esse é um desafio para muitas empresas! Por isso, trouxemos um especialista, o urologista Dr. Marco Nunes, para abordar dicas práticas de como falar sobre o câncer de próstata, com base nas principais dúvidas que recebe no consultório. Então, continue lendo e veja mais!
Qual é o objetivo de comemorar o Novembro Azul nas empresas?
Em primeiro lugar, o Novembro Azul tem como intuito promover práticas que conscientizem os homens acerca da prevenção do câncer de próstata. Afinal de contas, esse é o melhor caminho para evitar complicações maiores e também para alcançar a cura da doença. Portanto, é uma campanha que ressalta o diagnóstico precoce do problema.
A seguir, veja os principais motivos para você trabalhar o Novembro Azul na empresa:
Doença silenciosa
A saber, o câncer de próstata é considerado uma doença silenciosa. Ou seja, só apresenta sinais quando já atingiu um estágio avançado. Dessa forma, quanto mais tarde o problema for diagnosticado, menores serão as chances de cura. Logo, o Novembro Azul se dedica a evitar que situações como essa ocorram, garantindo que os homens entendam a importância que o acompanhamento médico tem para a preservação da vida.
É mais comum do que muitos imaginam
Depois, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. Ou seja, é uma doença que atinge 29% da população masculina no Brasil. Então, por ser um problema tão frequente, é fundamental trabalhar o assunto a fim de alertar sobre os fatores de risco e incentivar hábitos de vida mais saudáveis.
Chances de cura
Ao contrário do que muitos pensam, o câncer de próstata tem cura! Entretanto, para vencer a doença é muito importante que ela seja identificada no início. Assim, a chance de cura pode chegar a 90%.
Câncer de Próstata: conhecendo mais a doença
Porém, para trabalhar corretamente o Novembro Azul nas empresas é preciso ter conhecimento sobre a doença. Aliás, é preciso que sejam informações confiáveis, baseadas em evidências. Por isso, cuidado com a fonte de pesquisa no momento de selecionar o conteúdo que irá disseminar na sua campanha, certo?
Afinal, as informações transmitidas têm o objetivo de fazer o time ficar atento aos sinais e bem informado em relação aos tratamentos disponíveis.
A seguir, algumas informações importantes de serem abordadas na campanha de Novembro Azul
-
Sintomas mais comuns do Câncer de Próstata
- Dor ao urinar ou ejacular;
- Perda involuntária de urina;
- Sangue na urina ou sêmen;
- Disfunção erétil;
- Dores ou desconfortos em regiões específicas. Por exemplo, na bexiga, pênis, escroto, reto, parte inferior das costas, região entre os testículos e o ânus (períneo), abdómen ou abaixo do umbigo.
-
O tratamento mais seguro para o Câncer de Próstata
Embora existam alternativas como a prostatectomia e a radioterapia, com certeza o método mais moderno e tecnológico usado no tratamento do câncer de próstata é a cirurgia robótica da próstata!
Além de ser um procedimento menos invasivo, é muito mais preciso e por isso evita lesões em estruturas importantes. Por isso, o risco de impotência sexual e incontinência urinária após o procedimento é muito menor. Por fim, permite uma recuperação mais rápida e menos dolorosa do que as cirurgias tradicionais.
A seguir, veja, mais vantagens que a cirurgia robótica pode proporcionar:
- Cicatrizes menores;
- Redução de mutilações;
- Menor risco de infecção;
- Possibilidade de receber alta médica em menor tempo;
- Retorno mais rápido às atividades diárias;
- Menor risco de impotência sexual;
- Menor risco de incontinência urinária;
- Controle do câncer.
-
Dicas de prevenção do Câncer de Próstata
Enfim, existem hábitos que podem ajudar a prevenir qualquer doença, especialmente cânceres, incluindo o de próstata. Além do check-up preventivo, outros fatores são:
- Praticar atividades físicas frequentemente;
- Ter uma alimentação saudável e equilibrada;
- Cuidar do sono e descanso;
- Evitar o consumo de álcool e tabaco.
Novembro Azul nas empresas: como conscientizar as pessoas?
Sem dúvida, o câncer de próstata é um assunto sério, que deve ser abordado de maneira a conscientizar os colaboradores sobre a gravidade do problema. Embora seja um tema sensível, é possível trabalhá-lo de maneira leve, didática e dinâmica.
Assim, a empresa consegue não só incentivar a realização dos exames preventivos, mas também mostrar que ninguém está sozinho. Ou seja, demonstra a preocupação da companhia com a saúde dos homens da equipe, estimulando-os a buscar acompanhamento médico e tratamento adequado para eventuais problemas.
Dicas práticas para o novembro azul nas empresas
Agora que você já sabe a importância da conscientização e prevenção para o câncer de próstata, veja quais as melhores formas de trabalhar o Novembro Azul nas empresas :
Distribuição de kits educativos
Sem dúvida, pela falta de informação muitos homens deixam de se cuidar e procuram ajuda apenas quando a doença já apresentou os sintomas. Então, distribuir kits educativos é uma das melhores formas de falar sobre o Novembro Azul nas empresas.
Não só ajuda os colaboradores a assimilarem o conteúdo, mas também propaga informações seguras, visto que eles irão comentar sobre o assunto fora do ambiente de trabalho.
Assim, o kit pode conter:
- Folhetos informativos – com dicas, prevenções e tratamentos;
- Camiseta azul – para ser usada durante o mês;
- Brindes personalizados – como mochila ou necessaire com estampa sobre o tema;
- Ebook sobre câncer de próstata – esse material foi especialmente desenvolvido pelo Dr. Marco com informações seguras e pode ser enviado por e-mail para os colaboradores.
Criação de conteúdos nas redes sociais
Hoje, praticamente todo mundo tem um perfil no Instagram ou no Facebook. Então, por que não utilizar essas redes para mostrar que a empresa apoia essa causa, e divulgar informações verdadeiras? Com certeza um número muito maior de pessoas terá acesso, de modo que a mensagem não fique apenas no ambiente corporativo.
Por exemplo, algumas dicas de conteúdo são:
- Dicas de prevenção;
- Dúvidas sobre o tema;
- Principais tratamentos;
- Depoimentos de pessoas que estão lutando contra a doença;
- Vídeos informativos.
Aliás, para engajar ainda mais a equipe você pode pedir para que os próprios funcionários escrevam as legendas ou gravem vídeos falando sobre a doença. Desse modo, os conteúdos mais criativos ganham brindes ou outros presentes.
Rodas de debate sobre a saúde masculina: Palestra com especialista
Certamente, promover uma roda de conversa é fundamental para deixar o debate sobre o tema mais democrático. Ou seja, esse pode ser o momento ideal não só para informar, mas também esclarecer as dúvidas dos homens relacionadas ao assunto.
Sem dúvida, essa maneira mais eficiente e segura de abordar os temas no ambiente de trabalho e trazer mais credibilidade para a campanha. Assim os colaboradores ficam mais propensos a colocar em prática os conhecimentos e a realizar os exames preventivos.
No entanto, muitas vezes os funcionários sentem vergonha ou receio de falar sobre temas de saúde masculina, como câncer de próstata. Por isso, é importante preparar um ambiente agradável (uma decoração especial; um coffee break) e convidar um médico urologista para guiar as conversas de forma mais dinâmica. Dessa forma é possível agir com empatia, deixando os julgamentos ou preconceitos de lado.
Inclusive, se quiser uma palestra do Dr. Marco na sua empresa, clique aqui!
Campanhas de solidariedade
Outra forma de trabalhar o Novembro Azul nas empresas é através de campanhas de solidariedade. Nesse caso, os gestores e colaboradores podem arrecadar fundos ou fazer doações a fim de ajudar no tratamento de pessoas que estão na luta contra a doença e ao mesmo tempo enfrentam dificuldades financeiras. Também, uma dica é ajudar instituições que acolhem pessoas com câncer, como o GAPC.
Referência no tratamento do câncer de próstata
Então, para o Novembro Azul da sua empresa, conte com o Dr. Marco Nunes! Aqui no nosso site há diversos conteúdos sobre o assunto, além de um e-book específico sobre o tema, que você pode usar como fonte de informação.
A saber, o Dr. Marco é membro da Sociedade Brasileira de Urologia, uma das maiores do mundo na especialidade. Além de ser médico urologista formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Especialista em Cirurgia Robótica da Próstata pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Inclusive, que tal aproveitar para colocar os exames em dia? Clique aqui para entrar em contato com o Dr. Marco Nunes agora mesmo e experimentar a prevenção na prática!