De fato, a prevenção não se trata apenas de evitar doenças, mas principalmente de detectá-las precocemente e assim, aumentar as chances de cura. Consequentemente, diminuem os riscos de vida e sequelas. Mas, para isso, quais exames o homem precisa fazer?
Em comparação com as mulheres, existe uma resistência maior dos homens em marcar consultas médicas. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil se realiza seis vezes menos exames preventivos para homens do que para mulheres.
Afinal, é comum os homens procurarem o médico apenas quando seus sintomas já estão insuportáveis. O que por sua vez, significa que a doença já apresenta sinais de evolução, dificultando o tratamento e diminuindo as chances de cura.
Aliás, o apoio e incentivo da esposa e dos filhos é fundamental. Ainda segundo o Ministério da Saúde, sete em cada dez homens só procuram um médico após a insistência desses familiares. Acima de tudo, precisamos mudar essa realidade.
Então, quais exames o homem precisa fazer anualmente? Continue lendo para saber quais são e a partir de qual idade o homem deve realizá-los para aumentar a qualidade e expectativa de vida.
Os principais problemas de saúde enfrentados pelos homens
Antes de mais nada, para saber quais exames o homem precisa, vamos entender o que estes exames podem atestar. Em geral, nos pautamos na prevenção das principais doenças que acometem os homens na idade adulta. Então, confira quais são elas:
- Câncer de Pele: O tipo de doença que mais acomete homens e mulheres e ocorre principalmente pelo não uso do filtro solar.
- Câncer de Próstata: Por só apresentar sintomas quando está em estado avançado, este é o segundo tipo de câncer que mais mata homens no Brasil. Porém, quando diagnosticado precocemente, pode chegar a 90% de chance de cura.
- Câncer de Testículo: Mais comum na fase reprodutiva do homem, dos 15 aos 50 anos, também tem maior chance de cura quanto antes o tratamento for iniciado.
- Câncer de Pulmão: Possui incidência quase duas vezes maior em homens do que em mulheres. A saber, a grande maioria dos casos está relacionada ao tabagismo.
- Doenças Hepáticas: Muito relacionada com obesidade, idade avançada, genética, hábitos de vida prejudiciais e consumo excessivo de álcool.
- Doenças Cardiovasculares: Uma das principais causadoras de morte no Brasil, também está relacionada à ausência de hábitos saudáveis.
Outras condições comuns que acometem homens
Além dos problemas de saúde citados acima, existem outras condições que afetam homens e merecem atenção. Afinal, apesar de comuns, ainda assim elas podem evoluir para quadros mais graves se não tratadas corretamente. A saber, confira quais são:
- Balanite e Balanopostite: Inflamação no Pênis ocasionada por diversos fatores, sobretudo a higienização incorreta;
- Fimose: Condição que impossibilita a retração do prepúcio e afeta entre 10% a 50% da população masculina;
- Disfunção Erétil: Mais conhecida como impotência sexual, pode estar relacionada a diversos fatores físicos ou psicológicos, que devem ser investigados;
- Infertilidade Masculina: Também merece investigação de suas causas para assim, iniciar o tratamento mais correto e eficaz;
- Pedra nos rins: É de suma importância sua detecção precoce para evitar as fortes dores que exigem intervenções emergenciais;
Próstata aumentada: O aumento benigno da próstata pode causar alterações no fluxo urinário e outras complicações.
A partir de qual idade o homem precisa realizar exames preventivos?
De fato, em todas as etapas da vida, é importante que o homem esteja atento aos sinais e sintomas que podem indicar que algo não vai bem. Além disso, os exames anuais ajudam a avaliar se a saúde está em dia. Então, sendo assim:
- A partir dos 20 anos, todo homem deve fazer anualmente uma coleta sanguínea;
- Homens fumantes, sedentários, acima do peso ou com antecedentes familiares, devem realizar acompanhamento médico a partir dos 30 anos;
- Além disso, homens que apresentem algum dos fatores de risco, devem realizar o check up preventivo a partir dos 35 anos;
Por fim, todos os homens com mais de 40 anos devem realizar o check up preventivo anualmente.
Exames que o homem precisa fazer para garantir a saúde
Enfim, o Médico Urologista é o profissional capacitado a realizar o acompanhamento de saúde do homem. Afinal, inúmeras doenças tanto na parte reprodutiva quanto do trato urinário podem ser indícios de outros problemas.
Assim, o Médico Urologista poderá indicar quais exames que o homem precisa fazer e, quando necessário, quais outras especialidades buscar para um tratamento integrado. Em suma, confira quais são os principais exames que o homem precisa fazer anualmente para garantir a saúde:
1. Exame de próstata
De fato, um dos exames mais importantes que deve ser realizado a partir dos 40 anos é o Exame da Próstata. Afinal, o Exame de Toque e o Exame de PSA, auxiliam na detecção do Câncer de Próstata, o segundo tipo que mais mata homens no Brasil.
2. Autoexame testicular
A partir dos 15 anos de idade, é recomendado que homens realizem o autoexame testicular. Em suma, é bem simples de ser feito: durante o banho, apalpe os testículos para verificar possíveis alterações no tamanho, forma ou dores na região escrotal.
3. Exames de sangue
Embora seja um dos exames mais comuns, pode diagnosticar diversas doenças. Por exemplo, anemia, doenças auto imunes, gota, diabetes, colesterol ou triglicérides altos, hipogonadismo e infecções sexualmente transmissíveis.
4. Exame de urina
O exame auxilia a identificar possíveis infecções urinárias, doenças renais, diabetes, hepatites e outras doenças que podem acometer o fígado. Então, ele pode ser realizado anualmente e deve ser feito principalmente na presença de sintomas.
5. Outros Exames
Enfim, a depender da condição e histórico do paciente, o médico poderá contar com outros exames. Sobretudo para prevenir doenças decorrentes do tabagismo, alcoolismo e ausência de estilo de vida saudável, recomenda-se os seguintes exames:
- Exame cardiovascular;
- Avaliação pulmonar;
- Avaliação do fígado.
Cuide de sua saúde, realize o check-up preventivo!
Segundo dados do Centro de Referência da Saúde do Homem, 60% dos pacientes chegam ao hospital com quadros de doenças avançados. Infelizmente, isso leva a tratamentos mais invasivos, geram mais sequelas e causam até mortes evitáveis.
Portanto, antes de sentir qualquer sintoma: cuide da sua saúde! Os exames periódicos ajudam a avaliar a saúde e tratar doenças antes que elas se agravem. Enfim, fique atento aos fatores de risco, e acima de tudo, realize o check up preventivo anualmente.