Acima de tudo, é muito comum, especialmente na população com idade mais avançada, a Bexiga Hiperativa é um problema de saúde que demanda cuidados e atenção. É imprescindível procurar a ajuda médica para obter um diagnóstico preciso e assertivo, bem como para efetuar o tratamento mais indicado.
Tal quadro clínico pode ser definido como uma combinação de sintomas, que desencadeiam maior frequência na vontade de urinar, causando certo estresse e impactando negativamente a qualidade de vida do paciente.
Mas, o que causa a Bexiga Hiperativa? Quais os principais sintomas? Continue lendo e descubra a seguir.
Bexiga Hiperativa: principais causas
O que causa a bexiga hiperativa? Essa é uma pergunta recorrente, mas que não encontra uma única resposta.
Dentre as possibilidades que podem motivar tal quadro, temos:
- Fraqueza nos músculos pélvicos, especialmente em mulheres em situação de gravidez ou parto recente. Isso pelo fato de que muitas vezes, em tais condições, os músculos pélvicos (os músculos e tecidos que sustentam os órgãos na parte inferior do abdômen) se estiquem e enfraqueçam. Isso pode fazer com que a bexiga saia de sua posição normal. Todos esses fatores podem causar vazamentos no canal da urina;
- Cirurgia pélvica ou nas costas;
- Doença de Parkinson;
- Hérnia de disco;
- Esclerose;
- Consumo de determinados medicamentos, bem como de álcool e cafeína;
- Danos nos nervos;
- Infecção do trato urinário (ITU) ,o que por sua vez pode irritar os nervos da bexiga;
- Obesidade, pelo fato de que o excesso de peso exerce pressão extra sobre a bexiga, desencadeando a chamada incontinência de urgência.
Quais são os principais sintomas da Bexiga Hiperativa?
Quando falamos sobre os sintomas referentes à Bexiga Hiperativa, temos na verdade uma série de situações que podem acometer o paciente.
Vale dizer que quando a pessoa experimenta a incontinência ocasional, isso não significa que ela propriamente tem a Bexiga Hiperativa.
O vazamento de urina, por exemplo, pode ocorrer por diversos outros motivos. O que determina o quadro de Bexiga Hiperativa é exatamente a frequência e urgência da micção.
Tenha sempre em mente que os sintomas de bexiga hiperativa podem mudar. Da mesma forma, eles também podem ser diferentes de pessoa para pessoa, o que pode dificultar a identificação do problema sem a ajuda de um médico. Bem como, conhecer os sintomas da bexiga hiperativa pode ajudá-lo a encontrar tratamentos melhores e mais rápidos.
Diante disso, podemos afirmar que os principais sintomas incluem:
- Acordar mais de uma vez por noite para usar o banheiro;
- Perda involuntária frequente de urina;
- Uma necessidade urgente e incontrolável de urinar;
- Micção frequente, cerca de mais de oito vezes em um período de 24 horas.
Diagnosticando a Bexiga Hiperativa
Há alguns procedimentos que o seu médico urologista irá solicitar para que seja feito o diagnóstico da Bexiga Hiperativa.
Dentre os testes e exames, alguns deles incluem:
- Teste de exame de urina;
- Exame físico;
- Exame de bexiga;
- Cistoscopia, dentre outros.
Portanto, identificou alguns dos sintomas mencionados? Está com dúvidas sobre a Bexiga Hiperativa? Não vai ao médico há quanto tempo? Cuide de seu maior patrimônio, que é a sua saúde. Agende agora mesmo sua consulta com o Dr. Marco Nunes.