Em suma, a Cirurgia de Vasectomia é conveniente para homens que não desejam mais ter filhos. Porém, na hora de decidir, os homens se deparam com dúvidas e mitos a respeito. Por exemplo, será que a vasectomia reduz a potência sexual?
Hoje em dia, essas dúvidas foram esclarecidas pela própria experiência de homens que passaram pelo procedimento e hoje vivem normalmente. Além disso, ganham a vantagem de ter o pleno controle de seu planejamento familiar.
No mundo todo, cerca de 50 milhões de homens são vasectomizados e, no Brasil, o procedimento é cada vez mais comum. De acordo com dados do Sistema Único de Saúde (SUS), entre 2001 e 2017 o número de homens que realizaram a cirurgia teve um salto de 300%.
Portanto, caso você não deseja mais filhos, esta cirurgia pode ser uma boa opção. Continue lendo este artigo para esclarecer todas as suas dúvidas e descobrir quais são as vantagens e desvantagens da Vasectomia.
O que esperar da vasectomia?
Em primeiro lugar, a vasectomia é um procedimento cirúrgico muito simples, seguro e eficaz. Em suma, leva no máximo 60 minutos e o paciente recebe uma anestesia local que o impede de sentir dor.
Após a anestesia, o médico urologista realiza dois pequenos cortes na pele de cada lado do saco escrotal para alcançar os vasos sanguíneos que transportam o esperma dos testículos. Então, a circulação dos espermatozóides para o sêmen é interrompida.
Por fim, a recuperação é rápida, ou seja, em poucos dias o paciente se recupera plenamente. Além disso, os pontos desaparecem em cerca de uma semana.
Vasectomia reduz a potência sexual masculina? Confira este e outros mitos e dúvidas sobre o pós-cirúrgico
Em geral, os homens se deparam com dúvidas a respeito de como será a vida sexual após a cirurgia. Além disso, o receio aumenta ao escutar certos mitos e tabus a respeito do procedimento. Confira alguns deles a seguir.
-
Depois da vasectomia o homem consegue ejacular?
Sim. Acima de tudo, a cirurgia não altera as funções sexuais, tais como ereção, orgasmo, ou ejaculação. Afinal, a vasectomia apenas impede que os espermatozóides passem para o semên no momento da ejaculação, que acontece normalmente.
-
Após a vasectomia o que acontece com os espermatozoides?
De fato, após a vasectomia, o corpo continua produzindo espermatozóides normalmente. Porém, a cirurgia interrompe a passagem para o sêmen. Mas não se preocupe, pois eles ficam “presos” no caminho e são absorvidos naturalmente pelo corpo.
-
Vasectomia reduz a potência sexual?
Não. Já foi comprovado que se trata de um mito. Afinal, como já dito, a cirurgia não altera as funções sexuais. Inclusive, novos estudos indicam o contrário: o aumento no desejo sexual e na satisfação dos homens após a cirurgia.
De acordo com pesquisas realizadas por universidades na Alemanha, Califórnia e no Hospital das Clínicas de São Paulo, observou-se um aumento da libido masculina após a vasectomia. Ou seja, os homens vasectomizados afirmaram ter ereções e orgasmos de melhor qualidade.
-
Pode haver impotência após a vasectomia?
Não. Pelo contrário, o homem tende a ficar mais relaxado pela ausência de preocupação em gerar uma gravidez indesejada. Assim, o desejo sexual aumenta e a relação é mais prazerosa. No entanto, se o homem relata impotência após a cirurgia, é preciso avaliar outros fatores físicos e psicológicos que possam causar isso.
- Quanto tempo de abstinência sexual após a vasectomia?
Em geral, a depender do paciente e da cirurgia, o tempo pode variar de uma semana a um mês. Ainda assim, vale ressaltar a importância de manter os métodos contraceptivos por até 3 meses ou até completar 20 a 30 ejaculações.
Afinal, o corpo pode ter espermatozóides que estão fora da “barreira” cirúrgica, que acabam sendo liberados conforme o homem ejacular. Por fim, após este prazo, é necessário realizar o exame de espermograma para garantir se a cirurgia foi eficiente.
Vantagens e desvantagens da vasectomia
Enfim, quais são as vantagens de realizar a vasectomia? Ainda mais, será que a cirurgia apresenta alguma desvantagem? Confira quais são os benefícios após realizar cirurgia e quais pontos precisam de atenção na sua decisão.
Vantagens da Vasectomia
-
Seguro e com alta efetividade
Além de ser um procedimento seguro, a vasectomia é um dos métodos mais eficazes na prevenção da gravidez, com taxas de sucesso superiores a 99%.
-
Não interfere na vida sexual do homem
De fato, todas as funções sexuais se mantêm iguais. Além disso, como já dito, alguns homens até relatam melhoras no desempenho, afinal não há preocupação ou risco da relação gerar uma gravidez não planejada.
-
Cirurgia simples e de rápida recuperação;
Acima de tudo, a cirurgia é simples, não requer internação e a recuperação é rápida.
-
Método contraceptivo com baixo risco de efeitos colaterais
Embora a vasectomia possa gerar um breve desconforto nos primeiros dias, não se compara aos riscos que os métodos contraceptivos hormonais de uso prolongado trazem para a mulher. Ou seja, a longo prazo, o risco da vasectomia é praticamente nulo.
-
Cirurgia mais simples do que a laqueadura de trompas feminina
Além disso, em comparação a cirurgia de laqueadura de trompas, a vasectomia é muito mais simples e rápida. Por isso, é uma boa opção para casais que tomam a decisão de não ter filhos em conjunto.
-
É possível reverter a cirurgia
Caso o homem mude de ideia, seja por estar em uma nova fase de vida em que deseja gerar filhos novamente, é possível realizar uma cirurgia de reversão da vasectomia. Porém, ela é mais indicada para quem realizou o procedimento há menos de 10 anos.
Desvantagens da Vasectomia
-
Método contraceptivo Definitivo
O homem precisa ter certeza que não deseja mais ter filhos, já que o método é definitivo. Além disso, outra opção é realizar o congelamento de sêmen antes da cirurgia, para garantir a possibilidade de uma reprodução assistida, caso o homem mude de ideia.
-
A reversão é um procedimento difícil e mais caro
De fato, a reversão da vasectomia é considerada uma cirurgia bastante complexa. Isto é, ela leva até 3 horas e requer mais tempo de repouso. Por isso o procedimento é mais caro e nem todos os homens que o realizam conseguem ter filhos naturalmente.
-
Não previne doenças sexualmente transmissíveis
Por fim, a vasectomia é um método contraceptivo, mas não exclui a necessidade do uso de preservativos e exames do casal para prevenir doenças sexualmente transmissíveis.
Conte com o Dr. Marco Nunes, Urologista Cirurgião Especialista em Vasectomia
Enfim, você já tomou a sua decisão de não ter mais filhos e deseja realizar uma cirurgia de vasectomia? Então entre em contato e agende sua consulta. Afinal, hoje você esclareceu a sua principal dúvida: a vasectomia reduz a potência sexual?
Com consultório localizado em São Paulo, o Dr. Marco Nunes domina as técnicas mais avançadas em cirurgias, que garantem recuperação rápida e alto índice de sucesso.