Quais doenças são tratadas pelo urologista ? É comum, sobretudo quando não se costuma ter uma maior atenção sobre a necessidade e agendar consultas médicas, nutrir dúvidas sobre esse assunto.
E até mesmo para quem visita frequentemente o consultório médico, surgem questionamentos sobre qual o especialista indicado para o tratamento de determinada doença, não é mesmo?
Sendo assim, é importante ter em mente que o médico urologista se trata de um especialista no tratamento de distúrbios e doenças relacionadas com o trato urinário, tanto masculino e feminino.
Vale dizer também que o urologista é o especialista no que se refere ao sistema reprodutor masculino. Diante disso, também vale ressaltarmos que estão inseridos neste contexto, órgãos como rins, as glândulas suprarrenais, os ureteres, a bexiga e a uretra, além é claro, dos testículos, a próstata e o pênis. Veja a seguir, as doenças e distúrbios que um urologista trata.
Câncer de próstata
Considerada a segunda causa de morte por câncer entre os homens, o câncer de próstata está na lista das principais doenças tratadas pelo médico urologista.
Seus sintomas mais comuns são a micção frequente ou dolorosa, além de sangue na urina ou no sêmen. A doença pode ser detectada por um exame retal digital ou PSA.
Câncer renal
Não costuma ter sintomas óbvios, por isso, é importante ter um diagnóstico precoce. Vale lembrar que o câncer renal muitas vezes é descoberto quando o urologista está tratando um paciente com problema não relacionado. Portanto, é sempre importante fazer consultas de rotina.
Pedras nos rins
Um ‘clássico’, cabe ao urologista tratar a dolorosa presença de pedras nos rins. Há tratamentos como litotripsia extracorpórea por ondas de choque (LECO), ureteroscopia (URS), nefrolitotomia percutânea (PNL) ou cirurgia convencional.
Aumento de próstata
A hiperplasia benigna da próstata (BPH), camada de próstata aumentada, é bem usual em homens idosos . Por causa da proximidade da próstata com a bexiga, a BPH pode causar problemas ao urinar. É quando ocorrem fissuras frequentes para urinar, gotejamento ou até mesmo a incapacidade de urinar.
Incontinência masculina e feminina
Um urologista é capaz de tratar a incontinência masculina e feminina, sendo que os tratamentos variam de acordo com cada caso e paciente.
Para prevenir esta condição, o ideal é diminuir ou evitar o consumo de álcool e bebidas com cafeína. Também é importante praticar exercícios, manter o peso equilibrado, bem como nutrir uma alimentação saudável, não fumar manter em controle o diabetes.
Disfunção erétil
Cabe ao urologista, oferecer ao paciente uma vasta gama de opções em tratamentos para disfunção erétil (DE).
O médico poderá realizar desde testes de ereção, até exames de sangue e histórico do paciente, para assim, realizar o diagnóstico de impotência sexual.
Alguns dos procedimentos que podem ser adotados no tratamento incluem desde medicamentos que estimulam a ereção, até mesmo prótese peniana, injeção no pênis e procedimentos cirúrgicos.
Cistite
Em algum momento da vida, é comum que homens e mulheres apresentem sintomas de dor ou queimação ao urinar, urina turva e dor abdominal. Isso pode ser resultado de uma cistite que, por sua vez, pode ser tratada por meio de antibióticos, desde que indicados após o (a) paciente se consultar com um urologista.
Infertilidade masculina
Pesquisas apontam que a infertilidade afeta aproximadamente 1 em cada 6 casais que tentam ter filhos. O urologista é o profissional indicado para diagnosticar a causa da infertilidade masculina e então executar o tratamento, levando em conta a causa do problema.
Além das doenças mencionadas, o urologista trata também:
- Fimose
- Insuficiência Renal
- Balanite
- Bexiga Hiperativa
- Bexiga Baixa
- Parafimose
- Pielonefrite
- Hidronefrose
- Balanopostite
Assim, o Urologista Dr. Marco Nunes é um profissional experiente e certificado, que disponibiliza para homens, mulheres e crianças, um atendimento pautado na empatia.
Que tal agendar agora mesmo uma consulta com o Dr. Marco? Aproveite e acompanhe seu perfil no Instagram.