Já que este mês é o Novembro Azul, é um ótimo momento para conversar sobre a saúde masculina e esclarecer questionamentos que são comuns nos consultórios. Afinal, quais as principais dúvidas dos homens no urologista?
Atualmente, a urologia abrange diversos tratamentos para patologias que podem acometer homens e mulheres. No entanto, ainda há dúvidas em relação à necessidade de consultar o profissional e sobre quais patologias ele pode tratar.
Então, reunimos aqui nesse conteúdo as principais dúvidas dos homens no urologista, que sempre estamos respondendo aqui no consultório. Vamos lá!
Quando ir ao urologista pela primeira vez?
Embora via de regra os pais só se preocupem em levar os filhos ao urologista depois de eles iniciarem a vida sexual, muitas vezes é necessário que essa visita ocorra ainda na infância.
Crianças no urologista
Afinal, é normal que crianças enfrentem problemas como fimose ou infecção urinária. Inclusive, este último problema é mais comum nas meninas, que também podem ser levadas a esse profissional.
Adolescentes no urologista
Já na adolescência, a visita ao urologista torna-se ainda mais importante. Primeiro, porque é necessário que os meninos desenvolvam esse hábito, de acompanhar a saúde masculina. Segundo, porque nessa fase é importante avaliar o desenvolvimento dos órgãos genitais e ainda esclarecer dúvidas comuns aos adolescentes,
Além disso, nessa ocasião o médico poderá fazer um exame nos órgãos genitais com o objetivo de fazer o tratamento de problemas como torções nos testículos, fimose e outras situações que podem causar danos sérios na vida adulta se não forem solucionados previamente.
Adultos no urologista
Por último, os adultos também precisam fazer o acompanhamento com o médico urologista. Principalmente, quando há sintomas ou algum desconforto relacionado às funções urinárias ou sexuais.
Mas, há diversas doenças silenciosas. Portanto, não é ideal esperar os sintomas para procurar o urologista, mas sim fazer check-ups periódicos para avaliar a saúde através de exames específicos.
Por fim, para os homens acima de 40 anos, essa visita é fundamental! Afinal, é nessa fase que há o aumento de incidência do Câncer de Próstata, uma doença silenciosa e que tem 90% de chance de cura quando diagnosticada nos estágios iniciais (antes de aparecerem os sintomas).
Com qual idade deve-se começar a fazer o exame de próstata?
O câncer de próstata não tem sintomas no início. Por esse motivo, existem diversas campanhas com objetivo de estimular os homens a monitorarem a saúde da próstata regularmente.
Então, a partir dos 40 anos deve-se fazer visitas regulares ao urologista, como forma de prevenção da doença. Afinal, apenas o urologista poderá pedir os exames necessários para fazer o diagnóstico do câncer de próstata. Quando descoberta no início, as possibilidades de cura são altíssimas!
Dúvidas dos homens no urologista: quais são os exames feitos pelo urologista?
A saber, o urologista pode solicitar diversos exames e eles variam conforme a idade e necessidades dos pacientes.
Por exemplo, nas consultas de rotina de indivíduos entre 15 e 40 anos, examina-se os testículos e são realizados exames com o objetivo de avaliar a saúde do aparelho urinário e reprodutor. Por exemplo, eles permitem ver se há infecção ou ainda, detectar uma DST em fase inicial.
Na presença de sintomas, há ainda exames específicos. Por exemplo, exames de urina, para detectar presença de sangue ou infecção. Ou, ainda, ultrassons que tragam maior segurança a um diagnóstico.
Agora, após os 40 anos, além dos exames de rotina, em geral são solicitados outros de prevenção ao câncer de próstata. Por exemplo, o exame de toque e o PSA.
Leia também: Câncer de Próstata tem cura? – Médico Urologista em SP
O que devo comer quando estou com infecção urinária?
De fato, a dieta influencia bastante no tratamento da infecção urinária. Além de poder reforçar o sistema de imunidade, ainda pode minimizar a irritação e ajudar a eliminar bactérias.
Em primeiro lugar, é importante ter um cuidado especial com a hidratação. Além disso, deve-se evitar ao máximo o consumo de alimentos e bebidas que irritem a bexiga. Por exemplo, refrigerantes com cafeína; embutidos; álcool e carne vermelha.
Então, quando se está com infecção urinária, é ideal manter uma alimentação bem equilibrada, com verduras e frutas, e rica em alimentos considerados diuréticos. Aliás, vale a pena ver nosso conteúdo sobre o que comer quando está com infecção urinária!
Dúvidas dos homens no urologista: quais são os sintomas do câncer de próstata?
O tumor de próstata não tem sintomas nos estágios iniciais. Desse modo, não é possível saber se a pessoa tem ou não tumor quando a doença está no início: justamente a fase em que é possível a cura.
No entanto, nas fases mais avançadas, o câncer de próstata pode causar diversos sintomas, como dores ósseas, fraqueza ou dormência, emagrecimento e dificuldade para urinar. Quando o câncer começa a atingir órgãos vizinhos, ele pode causar dores lombares e pélvicas e também sangue na urina.
Será que devo fazer a cirurgia de vasectomia?
Embora bastante comum, a vasectomia ainda gera muitas dúvidas. Principalmente, em relação ao benefício que trará e aos riscos envolvidos.
No entanto, quando realizado por um profissional experiente, esse procedimento tem baixíssimo risco. Inclusive, nem é necessária internação do paciente, e a recuperação também é bem simples e rápida.
Então, além de ser um processo menos complexo do que a laqueadura, para mulheres, é eficiente e não interfere em nada na capacidade de ereção do homem. Caso queira saber mais, temos um texto só sobre as vantagens e desvantagens da vasectomia.
Dúvidas dos homens no urologista: o que significa sangue na urina?
Primeiramente, é preciso destacar que em geral o sangue na urina é um indicativo de que algo vai mal e precisa ser investigado. Portanto, não perca tempo e procure um médico urologista o quanto antes.
Afinal, a hematúria pode indicar a presença de algum tipo de doença ou inflamação. Por exemplo, infecções do trato urinário, infecções renais (pielonefrite). Além disso, pode ser um sintoma de pedra nos rins ou outros problemas mais graves.
Assim, é indispensável consultar um médico: ele pedirá os exames corretos para indentificar o que pode ser esse sangue na urina e, dessa forma, prescrever o melhor tratamento.
Quais são as DST’s mais comuns que afetam o pênis?
Entre as principais Doenças Sexualmente Transmissíveis que afetam o pênis estão a herpes genital, HPV, cancro e fungos. Vale destacar que essas DSTs podem aparecer juntas ou separadas e as pessoas podem lidar com tais patologias mais de uma vez.
Vale destacar ainda que quando há a presença de qualquer DST na região do pênis, o indivíduo tem maior probabilidade de pegar HIV e hepatite. Essa situação ocorre pelo fato de aumentar a superfície de contato com feridas e também aumentar a exposição ao sangue.
A idade influencia na fertilidade masculina?
A fertilidade masculina, na maioria das vezes, inicia no período da adolescência e vai até os 50 anos. Após essa idade, a próstata do homem começa a crescer e isso leva à redução dos níveis de testosterona no sangue.
No entanto, caso desconfie de algum problema de infertilidade masculina, o urologista pode te ajudar! São diversos exames e tratamentos que podem ser decisivos para solucionar a questão.
Quais são as causas e tratamentos da ejaculação precoce?
Trata-se de um problema que assusta muitos homens. A ejaculação precoce costuma ser causada por problemas emocionais (ansiedade e depressão) ou mesmo aspectos genéticos como diabetes, hipertireoidismo e doenças na próstata.
O diagnóstico da ejaculação precoce passa por alguns fatores:
- recorrência da ejaculação no primeiro minuto;
- não conseguir atrasar a ejaculação;
- sintomas como tristeza e frustração.
Sobre esse último tópico é importante mencionar que o estresse causa ansiedade e ela é um fator que desencadeia a ejaculação precoce. Além disso, a ansiedade pode causar a redução do interesse sexual
O tratamento da ejaculação precoce deve ser multidisciplinar, pois envolve terapias psicológicas e tratamento medicamentoso.
Dúvidas dos homens no urologista: você tem mais alguma?
Como é possível perceber, você não está sozinho: há ainda muitas dúvidas dos homens no urologista! Isso porque, muitas pessoas não conhecem o papel dessa especialidade na medicina, quais doenças podem diagnosticar e tratar.
Além disso, existe também a vergonha de ir ao urologista: justamente o profissional que poderia informar e esclarecer todos os questionamentos.
Então, caso você queira conversar melhor sobre alguma dúvida, ou ainda esteja enfrentando alguns sintomas, não deixe para depois: Agende já sua primeira consulta com o Dr. Marco, médico especializado e experiente nessa área.