A princípio, o exame de PSA, também conhecido como Antígeno Prostático Específico, é um dos principais métodos de detecção de possíveis problemas na próstata. Por isso, quando o PSA alterado geralmente já causa uma preocupação no paciente. Mas, essa alteração pode apresentar diversas interpretações.
Acima de tudo, o exame de PSA alterado é associado ao câncer de próstata, pois é um dos exames complementares do check up preventivo. Entretanto, isso não significa que o PSA Alterado irá necessariamente indicar um câncer de próstata.
Afinal, conforme a idade do homem avança, é natural que ocorram alterações na próstata. Portanto, cabe ao médico avaliar se de fato existe a presença do tumor e em caso afirmativo, se trata-se de um caso benigno ou maligno. Outra possibilidade é que alguma infecção, como a prostatite, possa estar alterando os índices de PSA.
Logo, a interpretação do Exame de PSA não é tão simples quanto parece: o resultado deve ser avaliado pelo seu médico urologista de confiança. Ainda assim, este artigo irá te ajudar a esclarecer a relação entre o PSA Alterado e o Câncer de Próstata.
O que é o exame de PSA?
Em suma, o Antígeno Prostático Específico, nada mais é do que uma enzima produzida pelas células da próstata. Logo, o aumento da sua concentração no sangue pode ser indício de alterações no local.
Enfim, a realização do exame é rápida e simples: uma amostra do sangue do paciente é coletada e encaminhada para um laboratório que irá analisar os níveis de concentração da enzima no sangue. Em média, o resultado é fornecido em até 10 dias úteis.
Além disso, a medição do PSA pode ser realizada de duas formas, o PSA Total e o PSA Livre. Embora a diferença entre ambas seja sutil, faz toda a diferença no resultado do exame:
- PSA Total: Indica a quantidade de PSA presente no sangue, que pode carregar consigo outras moléculas;
- PSA Livre: Indica a quantidade de PSA que circula solta no sangue, sem nenhuma ligação com outras moléculas.
Logo, a depender da finalidade do diagnóstico, o médico irá analisar a proporção entre os resultados. Inclusive, poderá pedir exames complementares que aumentam a assertividade do diagnóstico.
O que pode causar o aumento do PSA?
Apesar de ser um importante recurso para detectar o câncer de próstata, nem sempre o aumento do PSA está relacionado a esta condição. Afinal, outros fatores também podem influenciar no resultado, tais como:
-
Prostatite
Também conhecida como inflamação da próstata, ela pode ser causada por bactérias, fungos, vírus ou até mesmo pela idade. Em suma, além de causar sintomas desconfortáveis como dificuldade de urinar, dor na região pélvica e até febre, a inflamação também tende a aumentar os níveis de PSA.
-
Hiperplasia Prostática Benigna
Assim como o câncer de próstata, a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é responsável pelo aumento do tamanho da próstata e consequentemente, PSA elevado. Aliás, a condição é comum e afeta homens a partir dos 50 anos.
Embora seja algo benigno, a Hiperplasia pode comprimir a uretra e dificultar a passagem da urina, aumentando o risco de infecções e até de cálculos renais. Portanto, o problema precisa ser diagnosticado e tratado adequadamente.
-
Infecção Urinária
Em geral, o PSA tende a aumentar quando o tecido prostático sofre alguma alteração, seja ela provisória ou não. Logo, a infecção urinária altera o PSA caso a retenção urinária seja grave, gerando esforço para o paciente urinar.
-
Outras causas
Além disso, outras causas também podem contribuir para a alteração do tecido prostático. Por exemplo, exames médicos como toque retal, biópsia, cirurgia ou ressecção transuretral da próstata. Bem como o uso de esteróides, diuréticos e aspirinas podem causar alterações.
Também as atividades que geram esforço prostático contribuem com uma maior liberação do antígeno, gerando um resultado alterado. Por exemplo, ejaculação e exercícios intensos como ciclismo e hipismo.
Portanto, siga as recomendações de preparo do seu médico, mantendo abstinência sexual e evitando realizar estas atividades nas 48 horas anteriores à coleta.
Quem deve realizar o exame de PSA?
De acordo com estudo realizado pela Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer, estima-se que 1 a cada 5 homens serão diagnosticados com algum câncer no mundo. Porém, a realidade do câncer de próstata no Brasil pode ser ainda pior, dado as estatísticas do INCA.
Portanto, é indicado que homens acima dos 50 anos realizem os exames preventivos, que podem aumentar a chance de cura. Assim também, caso apresente algum fator de risco, é recomendado que o rastreamento se inicie a partir dos 40 anos.
Além disso, o exame de PSA também está associado ao diagnóstico de outras doenças da próstata. Logo, independente da idade ou ausência de sintomas, ele deve ser feito sempre que solicitado pelo médico.
Como o PSA alterado indica o câncer de próstata?
Em suma, quanto maior o nível de PSA presente no sangue, maior a chance do exame indicar um câncer de próstata. Isso porque, as células malignas se multiplicam de forma desordenada, produzindo mais PSA do que as células normais.
Exame de PSA alterado: entenda os valores:
De acordo com dados concedidos pelo Instituto da Próstata, existem níveis de referência que podem variar conforme a idade e raça do paciente:
Idade | Valores Normais |
Até os 50 anos | de 0,0 até 2,5 ng/ml |
50 a 60 anos | de 0,0 até 3,5 ng/ml |
60 a 70 anos | de 0,0 até 4,5 ng/ml |
Acima de 70 anos | de 0,0 até 6,5 ng/ml |
Além disso, segundo artigo publicado pela American Cancer Society, homens que apresentam nível de PSA entre 4ng/ml e 10 ng/ml, possuem 25% de chance de ter câncer de próstata. Enquanto níveis superiores a 10 ng/ml elevam a chance para 50%.
Exame de PSA alterado nem sempre é câncer de próstata
Ainda assim, mesmo apresentando um nível abaixo ou superior de PSA, não é possível afirmar a presença ou ausência do tumor maligno. Por isso, é de suma importância a realização de exames complementares, como o Exame de Toque.
Acima de tudo, a prevenção e detecção precoce do câncer de próstata é vital para aumentar a chance de cura, através do tratamento adequado. Portanto, agende agora mesmo uma consulta com o Dr. Marco e tire todas as suas dúvidas sobre o exame de PSA Alterado.
Saiba mais sobre Cirurgia Robótica de Câncer de Próstata