As campanhas de Novembro Azul já são muito conhecidas e difundidas nas redes sociais e nos outros meios de comunicação. Hoje em dia, é comum associar os últimos meses do ano às suas respectivas cores: azul, no caso de novembro; rosa, no mês de outubro, e amarelo para setembro. Cada cor e cada mês representa uma luta diferente, e o foco hoje é no mês azulado.
Mas, afinal, o que é o Novembro Azul, qual o objetivo dessa campanha e como ela foi criada? Confira as respostas para essas perguntas e muito mais!
O que é o Novembro Azul?
Novembro Azul é uma campanha anual de conscientização que ocorre durante todo o mês de novembro no mundo inteiro. A campanha chegou ao Brasil por uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Urologia e o Instituto Lado a Lado Pela Vida.
Como foi criado o Novembro Azul?
Em meados de 1999, como forma de conscientizar as pessoas para a importância da saúde masculina, e inspirados em uma campanha contra o câncer de mama, um grupo de amigos na Austrália começou um movimento.
Curiosamente, a iniciativa dos homens envolvidos era de não tirar o bigode! Basicamente, esses australianos buscavam associar a ideia do bigode crescendo à prevenção e conscientização sobre a saúde dos homens.
Logo o movimento cresceu e Organizações nasceram com o propósito de arrecadar fundos para várias causas relacionadas, durante o que ficou conhecido como o No Shave November. A saber, uma dessas causas foi o combate ao Câncer de Próstata, levando em conta que o dia 17 de novembro é o dia mundial de combate a essa patologia.
Então, com a divulgação dessas campanhas, foi assim que nasceu o Novembro Azul como conhecemos hoje.
Qual o objetivo da campanha do Novembro Azul?
A campanha do Novembro Azul tem como principais objetivos conscientizar a população acerca do Câncer de Próstata e da importância de ações preventivas. Isso porque essa é uma doença que começa de forma silenciosa, sem apresentar quaisquer sintomas visíveis.
Veja alguns números impressionantes que o Dr. Marco traz sobre o câncer de próstata
https://www.youtube.com/watch?v=nAXb_3lA9_U&ab_channel=UrologistaDr.MarcoNunes
Mas, mesmo sendo responsável por 70 mil novos casos por ano, o fato é que o Câncer de Próstata ainda não é considerado por boa parte da população masculina, que simplesmente não se preocupam com a prevenção.
E, sem a realização de exames e check-ups preventivos, é muito difícil o diagnóstico precoce da doença, que possibilita um tratamento eficaz. Por causa do receio dos homens em ir ao urologista, o Câncer de Próstata se tornou uma das doenças masculinas mais fatais para essa população.
O que é o câncer de próstata?
O câncer de próstata é um tumor que atinge principalmente, mas não exclusivamente, homens com mais de 50 anos. O tumor cresce na região da próstata, que é a glândula masculina responsável pela sustentação e nutrição dos espermatozóides de forma a mantê-los reprodutivos.
Na idade aproximada de 40 anos, ocorre um crescimento inconstante da próstata, que geralmente é benigno. No entanto, ele pode ocasionar também o surgimento do tumor maligno. De fato, esse é o tipo de câncer mais comum entre os homens, além de ser o mais fatal.
A maior chance para a cura é o diagnóstico precoce
No entanto, a fatalidade está diretamente relacionada à dificuldade de diagnosticar a doença em estágio inicial. Uma vez que os homens evitam ao máximo realizar os exames e só buscam um médico quando já apresentam sintomas. Quando presentes, os sintomas já indicam um estágio mais avançado da patologia.
Portanto, o Novembro Azul surge como uma estratégia para falar a respeito do problema e conscientizar os homens sobre a prevenção do Câncer de Próstata. Na prática, isso significa a valorização da atitude de buscar um urologista para ter um acompanhamento frequente e, assim, evitar e detectar a doença em estágio inicial, quando o tratamento é bem eficaz!
Como combater o câncer de próstata
Check-ups rotineiros para um diagnóstico precoce
Conforme falamos, o diagnóstico realizado logo no início da doença aumenta significativamente as chances de cura: de cada 10 casos, 9 podem ser curados se diagnosticados precocemente.
Mas, se isso não for suficiente para convencê-lo a buscar um médico, saiba que a recuperação também é bem mais tranquila. Portanto, identificar a doença no início é importante também para evitar desconfortos maiores e garantir uma melhor qualidade de vida.
Exames para diagnóstico precoce
Existem vários exames que podem ser solicitados para averiguar a presença ou não do Câncer de Próstata. Os principais e mais indicados são o Exame de Toque Retal e o Exame PSA.
O exame de toque retal é um exame físico, por meio do qual o urologista examina a próstata, por meio do toque. Nessa examinação, ele busca por alterações que possam indicar um problema na glândula.
Já o Exame PSA é o que detecta o estado da proteína PSA (Antígeno Prostático Específico). Isso porque essa proteína é produzida pela próstata, e alterações nela podem indicar anormalidades.
Outros exames que podem ser solicitados dependendo da situação são:
- Ultrassonografia retal;
- Ressonância magnética;
- Biópsia;
- Tomografia computadorizada.
Os tratamentos disponíveis após detectar a patologia
Existe uma gama de tratamentos disponíveis para o câncer de próstata. Sem dúvida, apenas isso já é um avanço em relação a outras variações do câncer que ainda não possuem qualquer opção de tratamento.
Mas, não é possível indicar o melhor tratamento sem analisar o caso específico do paciente. Isto é, analisando o histórico dele e o estágio em que a patologia se encontra. No entanto, elencamos as principais opções de tratamento abaixo:
- Quimioterapia;
- Cirurgia Robótica da Próstata;
- Hormonioterapia;
- Imunoterapia;
- Tratamento da Disseminação do Câncer de Próstata;
- Prostatectomia;
- Criocirurgia.
Como você pode ver, são diversas as opções de tratamento, indicados de acordo com o paciente e estágio da doença. Inclusive, existem vários tipos de cirurgias para Câncer de Próstata, procedimentos modernos que podem aumentar as chances de sucesso da cirurgia, diminuir os riscos (principalmente de infertilidade e incontinência urinária) e assim garantir uma melhor qualidade de vida ao paciente.
Novembro Azul: não se esqueça da saúde masculina
Agora que você entendeu melhor por que o Novembro Azul é importante, dê o próximo passo! Clique aqui para agendar seu check-up com um urologista: você vai garantir que sua saúde está em dia e poderá ficar tranquilo!
Mas, não pare por aí: novembro azul é um mês de conscientização e, portanto, passe a mensagem adiante! Então, compartilhe esse conteúdo e ajude a combater a doença e diminuir a taxa de mortalidade. Vamos?
Saiba mais sobre Cirurgia Robótica de Câncer de Próstata