Em geral existem algumas indicações para a realização da cirurgia da próstata, sendo a principal delas para o tratamento do Câncer de Próstata. Ainda assim, existem alguns mitos sobre a cirurgia da próstata que podem causar insegurança nos pacientes.
Apesar de o câncer de próstata possuir chance de cura de até 90%, ele ainda é o segundo tipo que mais mata homens no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Principalmente por causa do diagnóstico tardio da doença. Sem dúvidas, os mitos e preconceitos que envolvem a doença retardam a sua descoberta e, assim, impedem o tratamento adequado.
De acordo com um artigo publicado no congresso ASCO – American Society of Clinical Oncology, um dos mais relevantes da área, a cirurgia do câncer de próstata se mostrou a melhor opção. Sobretudo, para pacientes com menos de 60 anos, quando comparada à radioterapia.
De fato, este procedimento cirúrgico se modernizou muito nos últimos anos. Por exemplo, a Cirurgia Robótica da Próstata, é um dos métodos mais modernos e eficientes para o tratamento de câncer de próstata, trazendo enormes benefícios ao paciente e diminuindo riscos.
Além disso, existem outras diferentes necessidades para se operar a próstata. Então, seja qual for a sua, se você precisa realizar esse procedimento, continue lendo para saber quais são os 5 mitos sobre a cirurgia da próstata e esclarecer todas as suas dúvidas.
Quando é indicada a cirurgia de próstata?
Em geral, a cirurgia de próstata será indicada quando houver a necessidade de remoção parcial ou completa desse órgão. Isso pode ocorrer devido a algumas patologias benignas ou malignas que afetam a glândula. Por exemplo:
-
Câncer de Próstata
Conforme já foi dito, o Câncer de Próstata é um dos principais motivos para a realização da cirurgia da próstata. Em geral, a doença tem maior incidência em homens a partir dos 50 anos, mas caso o paciente apresente algum fator de risco, pode ser acometido antes.
Vale ressaltar que, no estágio inicial, a doença não apresenta sintomas, dando sinais somente quando a situação já se agravou. Por isso a importância de realizar o check up anual como forma de prevenção.
-
Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP)
Apesar de ser uma condição benigna, o aumento da próstata pode exercer pressão tanto na uretra, quanto na bexiga, causando desconforto. Inclusive, em casos mais graves, pode levar a obstrução de saída da bexiga, acarretando problemas como infecções e cálculos renais.
Logo, o tratamento para a Hiperplasia Prostática Benigna pode também demandar cirurgias como a Ressecção Transuretral, Ablação a Laser ou Prostatectomia transvesical Robótica.
-
Doenças não cancerígenas da próstata
Por fim, outras patologias não cancerígenas também podem demandar o tratamento cirúrgico, tais como:
- Hipertrofia prostática;
- Retenção urinária refratária;
- Cálculo da bexiga;
- Sintomas de próstata aumentada (não cancerígenos).
Tipos de Cirurgia de Próstata
Existem diferentes tipos de cirurgia de próstata, indicados de acordo com a análise minuciosa e exames sobre a patologia. Isto é, o tratamento adequado depende muito do como tipo, tamanho e gravidade do problema.
Em suma, os três tipos de cirurgia de próstata mais comuns são:
Prostatectomia
A Cirurgia de Prostatectomia é a retirada total da próstata. Ou seja, a remoção da glândula, dos tecidos ao redor dela, e dos vasos seminais. Sendo assim, este procedimento é considerado mais agressivo e invasivo. No entanto, quando realizado de maneira segura, apresenta alta taxa de sucesso.
Ressecção transuretral da próstata
Já a Cirurgia de Ressecção Transuretral de Próstata, também conhecida como raspagem de próstata ou tunelização de próstata, consiste na remoção de parte da próstata. Por isso, é indicada em casos de doenças não cancerígenas, como a próstata aumentada.
Cirurgia Robótica da Próstata
Atualmente considerado o método mais inovador e revolucionário, a Cirurgia Robótica da Próstata é altamente eficaz. Sobretudo porque confere ao cirurgião melhor precisão dos movimentos e melhor visualização das imagens.
Assim, através deste avanço tecnológico, o paciente ganha uma série de benefícios, tais como:
- Cicatrizes menores;
- Redução do tempo de cicatrização;
- Menos dor;
- Menor perda de sangue e menor taxa de transfusão;
- Menos risco de infecção;
- Possibilidade de receber alta médica em menor tempo;
- Retorno mais rápido às atividades diárias.
Confira os 5 principais mitos sobre a cirurgia da próstata
01. Só é realizada em caso de câncer de próstata
Em primeiro lugar, um dos principais mitos sobre a cirurgia da próstata é que ela só é indicada em casos de câncer de próstata. Porém, como você já conferiu acima, quando necessário, há recomendação também em casos de doenças não cancerígenas da próstata.
02. A cirurgia da próstata causa impotência
Uma das principais diferenças da Cirurgia Robótica da Próstata é que o cirurgião possui maior controle do procedimento, o que garante maior preservação dos vasos sanguíneos, estruturas e nervos essenciais para a ereção e controle da urina.
Por isso, apesar da cirurgia convencional gerar um risco de 50 a 70%, a cirurgia robótica apresenta risco muito inferior, de 10 a 20%. Ou seja, dizer que a cirurgia da próstata causa impotência é um mito.
03. A cirurgia da próstata causa incontinência urinária
Da mesma forma, a Cirurgia Robótica da Próstata também assegura maior preservação de nervos essenciais para o controle da urina, diminuindo o risco de incontinência urinária. Além disso, o quadro é reversível através de fortalecimento muscular e, em casos mais raros, com a Cirurgia de Incontinência Urinária.
04. A cirurgia da próstata é altamente invasiva
Este é mais um mito extinto graças a Cirurgia Robótica da Próstata. Afinal, este novo procedimento permite realizar um corte minimamente invasivo e mais preciso, o que diminui o tempo de recuperação e de cicatrização do paciente.
05. A vida sexual não será a mesma
Acima de tudo, a cirurgia de próstata não afeta nem a libido, nem a vida sexual do paciente. Afinal, mesmo com a retirada completa da próstata, o homem apenas não irá produzir o líquido seminal produzido pelo órgão. Entretanto, isso não afeta na obtenção do orgasmo.
Tire suas dúvidas sobre cirurgia da próstata
Por fim, vimos que a cirurgia de próstata é um procedimento cirúrgico muitas vezes necessário para restabelecer a saúde do paciente. Por se tratar de uma cirurgia, é importante contar com um médico urologista especialista e experiente, para avaliar os riscos e benefícios e, acima de tudo, garantir a segurança e sucesso do procedimento.
Então, agende já sua consulta com o Dr. Marco Nunes, para conversar sobre a cirurgia da próstata e ficar tranquilo quanto a esse procedimento. O Dr. Marco é médico urologista especialista em cirurgia robótica e cirurgia minimamente invasiva na área de urologia no Hospital Alemão Oswaldo Cruz e atuante membro do Centro Especializado em Urologia e Cirurgia Robótica. Vamos?
Saiba mais sobre Cirurgia Robótica de Câncer de Próstata