Embora a vontade de urinar toda hora pareça uma situação normal (principalmente após a ingestão de líquidos), esse sintoma também pode indicar uma alteração no sistema urinário. Sobretudo, é um sinal característico de bexiga hiperativa. Ou seja, uma doença caracterizada como a redução da capacidade da bexiga em armazenar a urina. Aliás, estima-se que 1 em cada 3 brasileiros sofra com esse distúrbio.
Então, continue lendo para descobrir quais doenças causam essa sensação e qual é o tratamento mais adequado.
Vontade de urinar toda hora: veja qual é a frequência normal
Sem dúvida, a frequência para urinar é bastante relativa de acordo com cada pessoa. Afinal de contas, existem hábitos, ocasiões ou até mesmo problemas de saúde que podem interferir na frequência com que uma pessoa urina.
De maneira geral, um adulto costuma urinar de 4 a 6 vezes, em um período de 24 horas. Nesse sentido, é considerado normal acordar no máximo 1 vez durante o sono para ir ao banheiro urinar. Então, caso a frequência seja maior do que isso, é indicado procurar ajuda especializada para investigar o que está acontecendo.
Aliás, em um organismo saudável, urinar é uma atividade que acontece de maneira natural. Ou seja, sentir dor, ardência ou outros sintomas ao urinar não é uma situação comum. Nesses casos, certamente há algum problema acometendo o paciente, como infecção urinária ou doenças relacionadas à próstata. Sobretudo, se esse desconforto durar mais do que 2 ou 3 dias.
Sentir vontade de urinar toda hora: o que pode ser?
Certamente, sentir vontade de urinar toda hora pode ser causado por diversos motivos. Inclusive, pode ser relacionado (ou não) com doenças. Afinal de contas, algumas práticas ou hábitos do dia a dia podem intensificar essa condição.
A seguir, veja quais fatores desencadeiam a vontade de urinar toda hora:
Beber muita água, café ou bebidas alcoólicas
A saber, quando ingerimos substâncias líquidas, espera-se que grande parte seja eliminada pela urina. Especialmente quando falamos da água! Portanto, quando há uma hiper hidratação, geralmente o volume e a frequência da urina aumentam. Inclusive, isso também pode acontecer depois da ingestão de alimentos ricos em água, como laranja, melão ou melancia.
Ademais, tomar muito café ou comer alimentos que contêm cafeína pode aumentar a frequência urinária. Por exemplo, chá preto, chocolate ou chá mate. Isso ocorre sobretudo porque a cafeína é um diurético natural.
Enfim, a bebida alcoólica também pode aumentar a vontade de urinar toda hora. Por exemplo, a cerveja e demais bebidas interferem na concentração da urina dentro do corpo, deixando-a mais diluída. Logo, há uma maior necessidade para eliminar a urina.
Usar determinados medicamentos
Também, o uso de alguns medicamentos pode ocasionar um aumento da frequência urinária. Em especial os remédios utilizados para tratar alterações cardíacas. Por exemplo, Furosemida, Hidroclorotiazida ou Espironolactona. Isso ocorre devido ao medicamento ser rico em propriedades diuréticas. Ou seja, propiciando a eliminação de água e sódio por meio da urina.
Excesso de açúcar no sangue
Enfim, a necessidade de urinar toda hora também pode ocorrer devido ao excesso de açúcar no sangue. Então, essa condição pode ser comum em pacientes que têm diabetes descontrolada. Afinal, como há grandes quantidades de glicose circulantes no sangue, o organismo tenta eliminar esse excesso a partir da urina.
Assim como as demais doenças, é muito importante diagnosticar a diabetes o mais breve possível. Principalmente, para não deixar a saúde em risco. Nesse caso, é possível fazer um exame de urina ou de sangue a fim de detectar a doença. Aliás, esses exames também podem atestar como está a situação urinária (por exemplo, se a quantidade está ideal) do paciente já diagnosticado com a patologia.
Quais doenças fazem urinar muito?
Além dessas situações pontuais, a vontade de urinar toda hora também pode estar associada a algumas doenças que atingem o trato urinário e causam esse desconforto. Por isso, é muito importante diagnosticar o problema com precisão a fim de iniciar o tratamento adequado o mais breve possível.
A seguir, veja quais doenças causam a vontade de urinar toda hora:
Bexiga hiperativa
Sem dúvida, a bexiga hiperativa é um dos principais problemas que resultam na repentina e frequente vontade de urinar. Aliás, a doença causa uma urgência urinária, mesmo que a bexiga não esteja completamente cheia. Ademais, essa situação pode ser causada por dois fatores:
- Enfraquecimento dos músculos responsáveis por sustentar a bexiga;
- Consequência de alterações nervosas entre o cérebro e o trato urinário, que não funcionam corretamente.
Dessa forma, a melhor alternativa é buscar atendimento especializado. Afinal, a bexiga hiperativa pode trazer sintomas graves, como o sangue na urina.
Infecção urinária
Ainda, o aumento da frequência para urinar também pode ser causado por uma infecção urinária. Principalmente quando são percebidos outros sintomas. Por exemplo:
- Dor ou ardência ao urinar;
- Diminuição do volume de urina;
- Febre;
- Calafrios.
Na maioria das vezes, essa doença é causada por bactérias e microorganismos que se proliferam na região da bexiga. Aliás, a infecção pode ocasionar sintomas ainda mais desconfortáveis ou evoluir para outra doença. Então, assim que sentir os sintomas e
que perceber alteração na frequência para urinar, agende uma consulta médica o mais breve possível.
Incontinência urinária
De modo geral, a incontinência urinária é caracterizada como a incapacidade de segurar a urina. Portanto, ocasiona a necessidade de urinar várias vezes durante o dia. Inclusive, em alguns casos a pessoa não consegue controlar a vontade sequer até chegar ao banheiro!
Além da fraqueza do músculo pélvico, a incontinência urinária também pode ser causada devido a:
- Infecção urinária ou vaginal;
- Obstrução da uretra por aumento da próstata;
- Lesões na coluna;
- Efeito de medicamentos;
- Constipação intestinal.
E demais fatores.
Normalmente, a incontinência urinária atinge as mulheres, sobretudo durante a gravidez ou após a menopausa. Porém, a doença também pode acometer os homens, especialmente os que se encontram em idade avançada.
Próstata aumentada
Por fim, a próstata aumentada também pode ocasionar a vontade de urinar toda hora. Afinal de contas, a hiperplasia resulta no crescimento do número de células ao redor do órgão, o que leva à compressão da uretra e, consequentemente, afeta a micção do paciente. Geralmente, a próstata aumentada é mais comum a partir dos 45 anos, visto que o crescimento das células ocorre de acordo com o passar da idade.
Inclusive, um dos principais sinais da hiperplasia quando associada à vontade de urinar, é a necessidade de acordar para ir ao banheiro mais de duas vezes por noite. Especialmente é preciso ficar atento caso este não seja um hábito antes de o desconforto surgir.
Enfim, a próstata aumentada pode ocasionar outros sintomas como a incapacidade de reter a urina e a dor ou sensação de peso abaixo do umbigo. Por isso, o ideal é se consultar com urologista especializado o mais breve possível, não apenas para diagnosticar a doença de maneira precoce, mas também evitar complicações mais graves.
Estou sempre com a sensação de bexiga cheia e com vontade de urinar toda hora: que médico consultar?
De fato, muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual médico procurar a fim de tratar a sensação de bexiga cheia. Sem dúvida, o profissional mais adequado é o médico urologista. Afinal de contas, esse especialista é responsável por diagnosticar, tratar e curar inúmeras doenças associadas ao trato urinário. Inclusive, a bexiga hiperativa.
Portanto, se a vontade de urinar toda hora está atrapalhando a sua rotina e interferindo na qualidade de vida, procure um urologista o mais breve possível! Sobretudo, ele terá o conhecimento e formação necessários para realizar o diagnóstico com segurança e prescrever o tratamento mais indicado.
A saber, o Dr. Marco Nunes é um médico urologista experiente, atencioso e empático, que atende homens, mulheres e crianças. Além de ser formado pela Universidade de São Paulo, é membro da Sociedade Brasileira de Urologia – SBU e possui convênios com os principais hospitais do Brasil.
Com certeza, é o profissional mais indicado para ajudar você: clique aqui para agendar uma consulta com o Dr. Marco!