Você tem medo de ser acometido por pedras nos rins? Ou então, gostaria de evitar essa situação sabendo mais sobre Prevenção cálculo renal?
Quem já teve cálculo renal, mais conhecido como pedra nos rins, certamente se lembra dela. Sobretudo devido a intensidade que muitas vezes a dor atinge.
Assim, as pedras nos rins se formam quando há determinada concentração de elementos químicos na urina. De maneira suficiente para a formação cristais.
Portanto, os cristais crescem em massas maiores (pedras), que podem atravessar o trato urinário. E se a pedra fica presa em algum lugar e bloqueia o fluxo de urina, causa dor e muito desconforto.
Em alguns casos, a chance de ter cálculos renais é muito maior se você tiver um histórico familiar de cálculos. Por exemplo como pais ou irmãos.
Quer saber como prevenir cálculo renal? Então confira a seguir:
Prevenção cálculo renal: Como evitar pedras nos rins?
O ácido úrico é um dos elementos responsáveis pela formação de pedras nos rins.
Se trata de um produto resultante de alterações químicas no corpo. Os cristais de ácido úrico não se dissolvem bem na urina ácida, em vez disso, formam uma pedra. E alguns dos motivos para que isso aconteça podem ser os seguintes:
- Estar acima do peso;
- Diabetes tipo 2 (alto nível de açúcar no sangue);
- Condições intestinais;
- Uma dieta rica em proteínas animais e pobre em frutas e vegetais, etc.
Prevenir pedras nos rins significa prevenir as condições que sustentam sua formação. Para tanto, você pode seguir algumas recomendações a seguir:
- Beba bastante água: ingerir mais água ajuda a diluir as substâncias na urina que levam às pedras. Procure se esforçar para beber um pouco mais de 2 litros de água por dia, bem como outros líquidos. É o caso de algumas bebidas cítricas, como limonada e suco de laranja. O citrato nessas bebidas ajuda a bloquear a formação de pedras.
- Reduza o consumo de sódio: uma dieta rica em sódio pode desencadear pedras nos rins, porque aumenta a quantidade de cálcio na urina. Portanto, recomenda-se uma dieta com baixo teor de sódio para as pessoas com tendência a desenvolver cálculo renal.
- Equilibre o cálcio: a ingestão de pouquíssimo cálcio em sua dieta pode aumentar os níveis de oxalato e causar pedras nos rins. Para evitar isso, certifique-se de ingerir uma quantidade de cálcio adequada à sua idade. Idealmente, obtenha cálcio dos alimentos, pois alguns estudos associaram o uso de suplementos de cálcio com a ocorrência de pedras nos rins.
- Diminua o consumo de proteína animal: ingerir muita proteína animal, como carne vermelha, aves, ovos e frutos do mar, aumenta o nível de ácido úrico e pode levar a pedras nos rins.
Além disso, vale dizer que ao adotar uma dieta rica em proteínas pode reduzir os níveis de citrato, um tipo de substância química presente na urina que ajuda a impedir a formação de pedras.
- Coma frutas e vegetais: ingerir ao menos cinco porções de frutas e legumes diariamente é recomendado. Comer frutas e legumes fornece potássio, fibra, magnésio, antioxidantes e citrato, os quais podem ajudar a impedir a formação de pedras.
Agora que você viu como prevenir cálculo renal, aproveite para fazer um checkup com o Dr. Marco e ver como está sua saúde! E acompanhe nosso Instagram.