Antecipadamente, você sabe o que causa a Balanopostite? A Balanopostite é uma condição que afeta homens na região peniana. Quando ela ocorre, causa inflamação do prepúcio e da glande. Como sabemos, o prepúcio é uma dobra de pele móvel que cobre a glande (cabeça) do pênis.
A Balanopostite afeta homens não de qualquer idade, tendo diversas causas. Vejamos, a seguir, um pouco mais sobre essa condição, principais fatores que a desencadeiam e algumas maneiras de tratar a questão.
Diferenciando a Balanopostite de Balanite e Fimose
A Balanopostite é muitas vezes, da mesma forma, confundida com outras condições que ocorrem no pênis, como Fimose e Balanite.
Embora todas essas mazelas atinjam o pênis, cada uma delas atua de forma diferente. Por exemplo:
- Fimose: caracteriza-se como uma condição que dificulta a retração do prepúcio;
- Balanite : uma inflamação da cabeça do pênis;
- Balanopostite : soma de uma inflamação da cabeça, juntamente com a inflamação do prepúcio do pênis.
Principais sintomas
Do mesmo modo, os sintomas de Balanopostite são variados, sendo que nem todos ocorrem simultaneamente ou iguais em todos os indivíduos. Contudo, em linhas gerais temos:
- Pele ressecada na área peniana;
- Coceira na região do pênis;
- Vermelhidão e ardor na glande e no prepúcio;
- Sensação de mal-estar;
- Dificuldade em expor a região da glande;
- Dor ou desconforto ao urinar;
- Inchaço local;
- Secreção;
- Feridas no pênis.
Nesse sentido, o médico urologista é o responsável pelo diagnóstico, através de uma análise dos sintomas e sinais.
Da mesma forma, o histórico do paciente, seu estilo e hábitos de vida, também contribuem para a análise e respectivo diagnóstico de Balanopostite.
Muitas vezes, é feita ainda a realização de exames, tanto de urina quanto de sangue, ou até mesmo exame microbiológico, colhendo amostra da secreção.
O que causa a Balanopostite?
Há diversos fatores que aumentam o risco de surgir uma Balanopostite. Infecções estão dentre as condições capazes de desencadear o quadro, como por exemplo:
- Clamídia;
- Infecções fungais;
- Gonorreia;
- Herpes simplex;
- Sífilis primária ou secundária;
- Tricomoníase;
- Infecções por fungos;
- Cancróide, etc.
Há ainda condições não infecciosas que também podem aumentar o risco de Balanopostite. Algumas dessas condições incluem:
- Irritação por fricção ou arranhão;
- Psoríase;
- Artrite reativa;
- Prepúcio apertado;
- Balanite crônica ;
- Eczema;
- Lesões;
- Irritação por exposição a produtos químicos, etc.
Nesse sentido, muitas atividades diárias também podem causar Balanopostite. Desde a exposição ao cloro em uma piscina, até o ato sexual, devido a fricção ou uso de preservativos de látex.
A questão da higiene
Bem como, a falta de higiene íntima na região do pênis, junto com a condição de um prepúcio apertado, pode muitas vezes causar irritação por smegma. O esmegma nada mais é do que uma substância esbranquiçada, semelhante ao aspecto de queijo, que se forma no prepúcio, caso a extremidade do pênis não for limpa. Esta é considerada pelos médicos especialistas como a causa mais comum de Balanite e, posteriormente, de Balanopostite.
Como prevenir?
Algumas dicas preventivas em relação a Balanopostite:
- Lave o pênis em toda sua extensão, até a região da glande, diariamente;
- Puxe o prepúcio suavemente para trás enquanto estiver no banho ou no chuveiro;
- Limpe suavemente a glande usando apenas água e sabão neutro;
- Certifique-se de que o pênis, incluindo a glande, esteja seco antes de se vestir e colocar a cueca;
- Se notar sintomas quando usar determinado tipo de preservativo, procure algum que seja desenvolvido para peles sensíveis;
- Sempre lave as mãos antes de ir ao banheiro.
Por fim, é fundamental seguir essas dicas para a prevenção das causas da Balanopostite, assim como, é importantíssimo realizar um check-up regularmente com um médico especialista nesse assunto, para detectar e prevenir certas doenças e/ou sintomas. Assim, aproveite e agende hoje mesmo uma consulta com o médico urologista Dr. Marco Nunes.