É comum que boa parte dos homens vivenciem problemas relacionados com a próstata à medida que envelhecem.
Fato é que os sintomas, seja do aumento benigno da próstata, seja do câncer de próstata, são muito semelhantes. Na maioria das vezes, os homens apresentam a princípio, questões envolvendo o trato urinário.
Uma das maneiras de descobrir se há alguma anormalidade na próstata, é por meio do exame, como por exemplo, o ainda temido por alguns homens, exame retal.
Mas, quais são os principais tipos de exame de próstata? Essa e outras dúvidas frequentes, você confere a seguir.
O que é mesmo a próstata?
Uma pequena glândula localizada entre a bexiga e a uretra na pelve do homem, à frente do reto. Esta é a famosa próstata, que faz parte do sistema reprodutor masculino.
É comum que com o passar dos anos, ela aumente e como resultado, exerça pressão na bexiga e na uretra, acarretando então em problemas no trato urinário masculino.
Como evitar problemas com a próstata?
Muitos dos problemas de saúde em geral, não somente de próstata, podem ser prevenidos com um estilo de vida saudável, que não seja sedentário, bem como a adoção de uma alimentação equilibrada.
Junto a isso, consultas regulares com o médico urologista, realização de exame de próstata e o monitoramento da saúde, são ótimas estratégias na busca de evitar maiores problemas.
E quanto aos exames de próstata? O que eu preciso saber?
O exame de toque ou exame retal, é apenas um dos diferentes tipos de exames de próstata.
Ele é parte integrante de um conjunto de testes de diagnóstico, incluindo exames de sangue PSA e exames de ressonância magnética. É por meio desses exames que é possível identificar se há ou não, problemas relacionados à próstata.
Sendo assim, é de extrema importância consultar o médico urologista regularmente. Ele irá solicitar a você, exames para que seja possível conhecer o seu nível de PSA, por exemplo, para que seja mais fácil identificar alguma anormalidade.
O exame retal indica a presença de câncer de próstata?
Muitas vezes, por meio do exame retal, é possível identificar se há a presença de um câncer. Porém, o simples fato do médico descobrir um nódulo na região não é um diagnóstico de câncer.
Então, caso o urologista identifique que superfície da próstata está muito rígida e irregular, ele pode solicitar testes adicionais. Ou ainda, quando concluir que os níveis de PSA estão mais elevados do que o esperado.
Além do exame de toque e PSA, qual outro exame de próstata que eu poderei realizar?
Geralmente, também poderá ser necessária a realização de uma ressonância magnética para que seja possível examinar uma imagem da próstata.
Além disso, em alguns casos, o paciente pode ser direcionado ainda para a realização de uma biópsia, para retirar uma amostra da próstata.
E você? Já realizou seu exame de próstata anual? Fez aquele check up? Então, não perca tempo, afinal, sua saúde é coisa séria. Agende hoje mesmo sua consulta com o Dr. Marco Nunes.