Ao ser diagnosticado com pedra nos rins, é comum que o indivíduo se questione sobre quais os tipos de tratamentos existentes.
Com o avanço da medicina e da tecnologia, hoje é possível contarmos com uma série de recursos para lidar com pedra nos rins de forma que o (a) paciente possa usufruir rapidamente de seu bem-estar e conforto.
Quer saber quais procedimentos podem ser utilizados para tratar pedra nos rins?
Verifique as respostas a seguir.
De que forma o médico urologista trata pedra nos rins?
Via de regra, os profissionais de saúde geralmente tratam a Litíase Renal de acordo com o tipo, localização e respectivo tamanho.
Por exemplo, quando se verifica que as pedras nos rins são de um tamanho minúsculo, elas naturalmente irão passar pelo trato urinário, o que em tese, dispensaria o tratamento.
Porém, em casos onde as pedras nos rins exercem um bloqueio no trato urinário, causando fortes dores, a necessidade de um tratamento se faz urgente.
Há situações aliás, em que o paciente é acometido de náuseas constantes, vomitando e ficando desidratado. Nesse caso, muitas vezes é preciso que seja feita uma internação para a obtenção de líquidos por meio de uma via intravenosa.
Tratamento de pedra nos rins com a remoção de cálculos renais
Para cálculos renais que não são capazes de saírem pelo trato urinário, a recomendação de tratamento mais eficaz é através da remoção via cirurgia.
Sendo assim, dentre os procedimentos existentes podemos destacar:
-
Litotripsia por onda de choque
Neste caso, o procedimento tem o intuito de explodir a pedra nos rins, quebrando-a em pequenos pedaços. Com os tamanhos menores da pedra, elas conseguem então passar pelo trato urinário.
-
Cistoscopia e ureteroscopia
Com esse método, o médico urologista lança mão de um cistoscópio para observar o interior dentro da uretra e da bexiga e identificar onde se situa a pedra.
Já durante a ureteroscopia, um ureteroscópio é utilizado. Por ser mais alongado, o aparelho capta imagens mais detalhadas do revestimento dos ureteres e rins.
Quando a pedra é encontrada, tenta-se a remoção e/ou a quebra em menores pedaços. O procedimento é feito com anestesia, no hospital, sendo que em situações normais é dada a alta no mesmo dia.
-
Nefrolitotripsia Percutânea
Outro método de tratamento é através da Nefrolitotomia Percutânea. Se trata de procedimento minimamente invasivo capaz de remover cálculos renais.
Para localizar o cálculo, o médico faz uso de uma ferramenta de visualização, chamada nefroscópio. Através de um pequeno corte feito nas costas, a ferramenta é inserida diretamente no rim.
O ideal, no entanto, é sempre buscar prevenir o problema, visitando seu urologista regularmente e adotando hábitos de vida mais saudáveis.
Por exemplo, você costuma beber água diariamente? Em que quantidade?
Na maior parte dos casos, ingerir cerca de 2 litros de água por dia é a melhor maneira de ajudar a prevenir a maioria dos tipos de cálculos renais. Isso manterá sua urina diluída e ajudará a eliminar os minerais que podem formar pedras.
Agora que você sabe quais são os tipos de tratamento para pedra nos rins, que tal se cuidar?
Agende agora uma consulta com o Dr. Marco!