Todo indivíduo ativo sexualmente deve ficar atento em relação às IST’s. Antigamente chamadas pela sigla DST’s – Doenças Sexualmente Transmissíveis, as IST’s nos homens são uma realidade que merece atenção.
O termo Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) substitui a expressão DST pelo fato de destacar a capacidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem apresentar qualquer tipo de sinal e/ou sintomas.
É importante, antes de mais nada, darmos ênfase à necessidade de prevenção e do autocuidado, no sentido de evitar a disseminação de IST’s nos homens e nas pessoas em geral. Contudo, reconhecer e identificar a presença dessas infecções é papel importante e fundamental.
Mas, quais são as principais IST’s nos homens? Como identificar? Essas e outras perguntas serão respondidas aqui, confira.
Quais são as principais infecções sexualmente transmissíveis nos homens?
Especialmente quando o assunto é saúde sexual, podemos dizer que conhecimento resulta em poder. Poder em tratar e solucionar doenças, poder em se prevenir e evitar algumas possíveis infecções.
O primeiro passo é reconhecer os sintomas, contudo, sabemos que isso nem sempre é possível. Por isso, realizar consultas periódicas com seu médico urologista realizar exames e testes, é fundamental.
Confira a seguir, algumas das doenças e infecções mais comuns, adquiridas pelo contato sexual nos homens:
-
Clamídia
Dentre seus sintomas, o mais comum é sentir dor ao urinar, dor na parte inferior do abdômen e corrimento peniano.
Contudo, a maioria das pessoas com clamídia não apresenta sintomas. Seu tratamento implica no uso de antibióticos, com tempo de recuperação entre uma ou duas semanas, variando muito de cada caso, podendo se estender.
Alguns estudos apontam que a clamídia tem maior incidência em pessoas na faixa etária entre 15 e 24 anos, sendo transmitida por meio do contato sexual (anal, oral ou vaginal).
-
Herpes genital
De acordo com a Organização Mundial da Saúde- OMS, “dois terços da população mundial têm herpes, mas a maioria não apresenta sintomas”. A herpes genital é uma das IST’s nos homens mais comuns.
Os sintomas podem incluir lesões como vesículas e bolhas. Elas são altamente contagiosas, sendo que a transmissão pode ocorrer via secreções genitais e anais.
Seu tratamento inclui o uso de medicamentos antivirais, como aciclovir e valaciclovir.
-
Gonorreia
Gonorreia, blenorragia ou uretrite gonocócica, dentre outros nomes, se trata de uma doença infectocontagiosa. Ela é causada por uma bactéria sexualmente transmissível que atua especialmente da uretra.
Sendo a gonorreia uma das mais conhecidas infecções contraídas sexualmente, seus sintomas incluem desde uma queimação durante a micção, até a ocorrência de uma secreção de cor amarelada e dor nos testículos.
Se não tratada, uma infecção por gonorreia pode aumentar as chances de uma pessoa contrair o HIV.
-
HIV
O vírus da imunodeficiência humana (HIV) é provavelmente a mais temida infecção transmitida sexualmente. O vírus acaba causando a disfunção do sistema imunológico do corpo, sendo que o tempo médio entre a infecção e a supressão imunológica é de 10 anos.
Nenhum sintoma específico sinaliza infecção pelo HIV, no entanto, algumas pessoas desenvolvem febre e um mal estar muito parecido com a gripe, de 2 a 4 semanas após a contração do vírus.
Para identificar se você possui alguma(a) das IST’s comuns em homens, é importante agendar uma consulta com o Dr. Marco para que sejam feitos os testes e respectivos exames.
Já fez seu check up urológico? O Urologista Dr. Marco Nunes é um profissional experiente e certificado, que disponibiliza para homens, mulheres e crianças, um atendimento pautado na empatia. Entre em contato agora mesmo e cuide de sua saúde, seu maior patrimônio.