Já parou para pensar sobre quais hábitos estão associados à prevenção de pedra nos rins?
A saber, de acordo com as pesquisas mais recentes, cerca de 10% das pessoas terão um ou mais episódios de pedra nos rins em suas vidas.
Inclusive, a eliminação do cálculo renal, por meio das vias urinárias, é considerada uma das piores dores que o ser humano pode suportar.
Sendo assim, dentre os motivos que levam ao cálculo renal, devemos destacar:
- Fatores genéticos;
- Desidratação crônica;
- Doença renal;
- Infecção urinária;
- Distúrbios metabólicos que atingem a composição da urina;
- Entre outros aspectos.
Sendo assim, a prevenção de pedra nos rins é sempre a melhor escolha.
Afinal, quer saber como diminuir as chances de produzir pedras nos rins? Então confira a resposta a seguir:
Prevenção para pedra pedra nos rins: beba água
A primeira regra quando se pensa na prevenção de pedra nos rins é beber bastante água.
Afinal, é comum que ainda hoje, muitas pessoas esqueçam de se hidratar da forma ideal.
Sendo assim, a média indicada é a ingestão de 2 litros de água por dia. Portanto, se você reparar na cor da urina e perceber que ela é de um tom amarelo mais claro, significa que você está ingerindo o suficiente.
Além disso, vale dizer: se você ingere algum tipo de suplemento vitamínico, a cor da urina poderá ser alterada. Sendo assim, não será um bom parâmetro.
Prevenção para pedra nos rins: posso comer carne?
O ideal para evitar a formação de cálculos renais é seguir uma dieta equilibrada. Essa, deve levar em conta o consumo reduzido de sódio. Bem como de proteína animal.
Inclusive, saiba que o excesso de sal na urina impede que o cálcio seja reabsorvido pelo sangue. Dessa maneira, temos um elevado nível de cálcio na urina. E isso pode levar a cálculos renais.
A saber, em relação aos alimentos ricos em proteínas animais, eles são ácidos. Por isso, podem aumentar a presença de ácido úrico e de oxalato de cálcio, o que também leva a cálculos renais.
Procure comer menos alimentos ricos em oxalato
Além disso, muitas vezes as pedras nos rins são produzidas por oxalato.
A saber, se trata de um composto natural encontrado em determinados alimentos e que se liga ao cálcio na urina para formar pedras nos rins. Por isso, diminuir e evitar o consumo de alimentos ricos em oxalato pode ajudar a impedir a formação de pedras.
Assim sendo, alguns desses alimentos são:
- Chocolate;
- Batata doce;
- Café;
- Beterraba;
- Amendoim;
- Espinafre;
- Produtos de soja;
- Farelo de trigo.
Açúcar, frutose e refrigerantes: evite!
Também é indicado evitar o consumo exacerbado de açúcar, frutose e refrigerantes em geral. Sobretudo pelo fato do açúcar interferir na absorção de magnésio e cálcio em nosso organismo.
Não é raro hoje em dia, encontrarmos crianças com dieta rica em açúcares não saudáveis e com a faixa etária de 5 a 6 anos já desenvolver pedras nos rins.
Junto a todos esses cuidados, agendar uma consulta com um urologista de confiança é fundamental para a prevenção e o tratamento, caso necessário.
O Urologista Particular Dr. Marco Nunes é um profissional experiente e certificado, que disponibiliza para homens, mulheres e crianças, um atendimento pautado na empatia. Entre em contato agora mesmo e cuide de sua saúde, seu maior patrimônio.