Você está se perguntando se o câncer de próstata dói? Em primeiro lugar, a dor indica que algo não vai bem. Portanto, se está sentindo um incômodo e desconfia que sua próstata dói, não ignore este sintoma. Afinal, isso pode indicar algumas patologias que só um médico urologista poderá diagnosticar.
Ao invés de conviver com a dor e a dúvida, porque não diminuir o sofrimento e buscar o médico? Logo, continue lendo este artigo para entender melhor o que pode ser e o que você deve fazer quando a próstata dói.
Primeiramente: próstata dói?
A saber, a próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino. Porém, conforme a idade avança, ela pode alterar o seu tamanho e causar incômodos. Ou, ainda, em casos mais graves, trazer problemas como o câncer de próstata.
Mas, apesar da dor na próstata ser uma preocupação para muitos homens, nem sempre isso é suficiente para que eles busquem tratamento. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, seis em cada 10 homens no Brasil só procuram um médico quando os sintomas já estão insuportáveis.
Ou seja, com medo de ir ao médico e receber um diagnóstico indesejado, muitos preferem conviver com o incômodo. Inclusive, muitas vezes sentindo impactos negativos no temperamento, nas relações familiares, na produtividade no trabalho e na qualidade de vida como um todo.
No entanto, ir ao médico não irá mudar nenhuma condição. Pelo contrário, só trará benefícios! Afinal, em muitos casos será diagnosticada uma patologia na próstata, que poderá ser prontamente tratada. Por outro lado, se realmente houver um diagnóstico de câncer de próstata, o diagnóstico precoce é ainda mais importante: é nessa fase que a doença tem maiores chances de cura.
Quando a próstata dói?
Em linhas gerais, a dor na próstata é um sinal de um processo inflamatório. Portanto, pode indicar diversas patologias que merecem atenção, principalmente em homens acima dos 50 anos. Por exemplo, confira a seguir alguns deles:
1. Hiperplasia benigna
Em linhas gerais, a dor na próstata é um sinal de um processo inflamatório. Portanto, pode indicar diversas patologias que merecem atenção, principalmente em homens acima dos 50 anos. Por exemplo, confira a seguir alguns deles:
2. Síndrome da dor pélvica crônica
A preocupação, ansiedade e nervosismo podem desencadear a Síndrome da Dor Pélvica Crônica (SDPC), que consiste em uma compressão dos músculos pélvicos. Alguns sintomas da condição se assemelham a sintomas de dor na próstata.
3. Bexiga hiperativa
Por outro lado, o enfraquecimento da musculatura da região pélvica também pode desencadear problemas, como a Bexiga Hiperativa. A saber, a condição é caracterizada por urgência súbita e incontrolável de fazer xixi.
4. Câncer de próstata
Apesar de a doença geralmente não apresentar sintomas no estágio inicial, a dor na próstata também pode ser um indício do câncer. Principalmente, em seu estágio avançado.
Por isso, fazer exames periódicos com o urologista é tão importante. Acima de tudo, não espere os sintomas aparecerem para procurar o médico. Afinal, estes só aparecem conforme a doença progride: no estágio mais avançado, o tratamento é mais difícil e as chances de cura são menores.
Como é a dor na próstata?
De fato, a dor na próstata varia quanto a intensidade e duração. Sobretudo, de acordo com o tipo de inflamação, que aumenta a sensibilidade da próstata, causando a dor.
Além disso, ela pode repercutir em outros locais do corpo, assim como provocar problemas urinários. Então, como saber se a próstata dói? Em suma, a sensação incômoda pode ocorrer em diversas situações, por exemplo:
- Ao estar sentado;
- Quando realiza algum esforço, como carregar peso;
- Ao espirrar ou contrair o abdômen;
- No momento da micção ou ejaculação.
Com efeito, a depender do problema, o sintoma pode ser mais intenso, doloroso e repentino. Em outros casos, a dor é oscilante e prolongada: às vezes mais intensa e outras, quase imperceptível.
Como saber se existe algum problema na próstata?
De fato, a dor na próstata pode ser um sintoma difícil de identificar. Acima de tudo, o desconforto e constrangimento causados por problemas na próstata são muito evidentes. Então, fique atento aos sinais que indicam problemas na próstata:
- Perda involuntária de urina;
- Urina com fluxo lento e fraco;
- Necessidade de urinar com mais frequência, até mesmo a noite;
- Presença de sangue na urina ou sêmen;
- Disfunção erétil;
- Dor ao urinar e ao ejacular;
- Demora para iniciar a micção;
- Dor ou desconforto na região da bexiga, pênis, escroto, reto, parte inferior das costas, região entre os testículos e o ânus (períneo), abdómen ou abaixo do umbigo.
Sempre que a próstata dói é câncer de próstata?
Não! Como vimos, a dor na próstata pode ser indício de diversas patologias. Ou seja, não necessariamente será um sintoma de câncer de próstata.
Pelo contrário, o câncer de próstata em estágio inicial é uma doença assintomática. Em outras palavras, a doença só apresenta sintomas em seu estágio avançado, quando há um alto risco de ocorrer a metástase, exigindo um tratamento mais invasivo.
Portanto, se você tem mais de 50 anos, é imprescindível realizar os exames de rotina anualmente para identificar qualquer anomalia na próstata, de forma preventiva. Aliás,, caso o paciente apresenta algum fator de risco, é indicado o acompanhamento mais cedo, a partir dos 40 anos.
Minha próstata dói: o que fazer?
Antes de mais nada, faça agora mesmo um agendamento com o seu médico urologista de confiança. Em segundo lugar, comece a prestar atenção aos sinais e características da dor: para auxiliar no diagnóstico, anote a frequência, intensidade, local da dor e detalhes do incômodos.
A depender do diagnóstico, o alívio da dor poderá ser feito através de anti-inflamatórios e alfa-bloqueantes, que relaxam os músculos da próstata. Além disso, o tratamento pode incluir antibióticos, em caso de infecções bacterianas.
Até o dia da consulta, o paciente pode tomar algumas medidas que auxiliam no alívio provisório da dor, por exemplo:
- Tomar banho quente;
- Evitar as atividades que causam desconforto;
- Seguir uma dieta saudável e beber bastante água;
- Evitar o estresse.
A próstata dói? Tome uma atitude consciente
Não permita que os sinais evoluam para quadros mais graves, que podem prejudicar o tratamento e a recuperação. Então, agende já uma avaliação e conte com a experiência do Dr. Marco Nunes para ajudá-lo no melhor tratamento para eliminar a dor.
Saiba mais sobre Cirurgia Robótica de Câncer de Próstata