Como saber o que é Câncer de Próstata? À primeira vista, o câncer de próstata surge como uma doença silenciosa, sem causar alardes ou sintomas. Contudo, quando ela dá sinais, geralmente a situação já se agravou e pouco pode ser feito para reverter o caso.
Apesar disso, seja por preconceito ou simplesmente descaso, algo do tipo “acontece com os outros, não comigo”, uma boa parcela dos homens simplesmente não se preocupa com a doença.
Mas, como diz o ditado, é exatamente aí que mora o perigo. Afinal, a falta de um diagnóstico prévio, fruto de exames preventivos ou da simples consulta de rotina com o médico urologista, é o que acarreta na gravidade dos casos.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, no Brasil, o câncer de próstata é uma preocupação crescente, com estimativas de 71.730 novos casos por ano para o triênio 2023 – 2025. Atualmente, essa é a segunda principal causa de óbito por câncer entre os homens.
Então, aproveite a leitura para entender melhor sobre o tema e a importância da prevenção. Saiba como, por exemplo, o rastreamento do câncer de próstata pode evitar um problema grave na saúde masculina.
O que é câncer de próstata
O câncer de próstata é um tumor de crescimento lento em homens mais velhos. De fato, é o tipo mais comum de câncer não cutâneo e uma das principais causas de mortes relacionadas ao câncer em homens .
Desse modo, dentre as estratégias para diminuir a mortalidade por câncer de próstata, a detecção precoce é a mais bem-sucedida.
A saber, o marcador tumoral mais importante para detecção e monitoramento pós-tratamento do câncer de próstata é o nível de PSA. Contudo, ele não é o único método.
Hoje, há ferramentas mais novas para aumentar a sensibilidade e especificidade da ferramenta de triagem PSA que estão sendo atualmente adotadas.
Como prevenir o câncer de próstata?
O mais recomendado é que a partir de 50 anos, todo homem procure por um médico urologista. Feito isso, é importante que o médico execute uma avaliação clínica do paciente em relação à próstata.
Contudo, se na família do paciente houver um histórico de câncer de próstata, é recomendado que esse exame seja feito já por volta dos 40 anos.
Afinal, quanto antes for detectado o problema, maiores são as chances de cura. Em síntese: a melhor maneira de evitar a doença é realizando os exames preventivos.
Então, além de se consultar regularmente com o médico de sua confiança, como medida preventiva é importante:
- Mudar o estilo de vida para uma atitude mais saudável;
- Parar de fumar;
- Praticar exercícios;
- Monitorar o peso.
Certamente tais atitudes oferecem oportunidades para diminuir o risco de desenvolver câncer de próstata.
Tratamentos para a doença
Dentre os tratamentos mais comuns em quadros de câncer de próstata localizados em estágio inicial, temos:
- Cirurgia para remover a próstata;
- Radioterapia;
- Vigilância ativa, que é a realização de exames regulares com tratamento conforme o crescimento do câncer ou sintomas.
Sem dúvida, há muitos questionamentos sobre os possíveis efeitos colaterais da radioterapia ou cirurgia. Mas, embora não seja o mais comum e haja variação de acordo com cada caso, há casos em que surgem:
- Impotência;
- Perda do controle da bexiga;
- Problemas intestinais.
Mas, lembre-se: o melhor método preventivo é buscar uma boa qualidade de dieta equilibrada e exames de rotina. Então, não perca tempo: agende agora mesmo sua consulta com o urologista Dr. Marco.
Saiba mais sobre Cirurgia Robótica de Câncer de Próstata