Primeiramente, você sabe quais são os alimentos prejudiciais ao câncer de próstata? Confira no post de hoje algumas de nossas dicas!
Você já ouviu falar que existem determinados alimentos prejudiciais para a próstata? De fato, isso é verdade. Mas, em compensação, há outros alimentos que podem ajudar a retardar o crescimento, ou até mesmo a evolução do câncer de próstata
Então, pensando em abordar exatamente os alimentos considerados prejudiciais para a próstata, preparamos este conteúdo. Com efeito, não há uma “verdade absoluta” sobre o assunto, pois não há fortes evidências comprovativas. Em outras palavras, diferentes estudos apresentam resultados variados.
Contudo, serve a título de curiosidade e também atenção. Que tal levantar esta pauta em sua próxima consulta com o médico urologista de sua confiança? Então, confira uma lista de alimentos que podem ser prejudiciais para a saúde da próstata, a seguir.
Lista de alimentos que devem ser evitados:
Alimentos lácteos e cálcio
Os alimentos lácteos são ricos em cálcio, que é importante para os ossos, portanto, deve ser ingerido. Em linhas gerais, recomenda-se uma dieta que inclua cerca de 700 mg por dia. Mas, lembre-se: cada caso é um caso. Apenas o seu médico e nutricionista poderá recomendar a quantidade ideal.
É fato que ingerir as quantidades normais de cálcio e laticínios não aumentam o risco de câncer de próstata avançado.
Mas fica um alerta: determinados estudos sugerem que comer muito cálcio pode aumentar o risco de crescimento da próstata de forma maligna, disseminando então o câncer de próstata.
Carne vermelha
Para muitos, uma vilã. No entanto, os efeitos da carne vermelha nos homens já com câncer de próstata não são muito esclarecidos.
Algumas pesquisas sugerem que consumir este alimento em demasia pode aumentar o risco de câncer de próstata agressivo e avançado , enquanto outras pesquisas não encontraram nenhum efeito.
Alguns estudos também sugeriram que uma dieta pobre em carne, mas rica em frutas e vegetais pode ajudar a retardar o crescimento do câncer de próstata.
Grandes quantidades de carne cozida em temperaturas muito altas ou muito bem passadas, como carne grelhada, grelhada ou frita, também podem aumentar o risco de câncer. Afinal, quando a carne queima, resulta em alguns produtos químicos que podem danificar as células. Portanto, evite comer muita carne cozida em temperaturas muito altas.
Gordura
Ingerir muita gordura pode fazer você engordar, o que aumenta o risco de câncer, inclusive o câncer de próstata.
Existem diferentes tipos de gordura. Substituir as gorduras animais por óleos vegetais pode contribuir com uma melhor condição de vida para pacientes diagnosticados com câncer de próstata.
Há também algumas pesquisas que sugerem que comer muita gordura saturada pode aumentar o risco aumentado do câncer de próstata voltar após a cirurgia , e ainda de desenvolver câncer de próstata avançado.
Alimentos enlatados
Os enlatados não são os alimentos mais benéficos para a próstata. Afinal, muitos deles contêm um estrogênio sintético chamado Bisfenol A (BPA), presente nos recipientes de policarbonato. Por exemplo, latas e até garrafas de água.
Açúcar e adoçantes artificiais
A ligação entre o consumo excessivo de açúcar e o início da obesidade e do diabetes tipo 2 foi estabelecida há muito tempo. Hoje, não há mais dúvidas que os problemas de saúde que essas condições causam podem ser prejudiciais.
E você, costuma ingerir alguns desses alimentos? Já sabia que esses são os alimentos prejudiciais ao câncer de próstata? Conte pra nós!
Se você estiver na idade correta para fazer o check-up anual, entre em contato agora mesmo com o urologista Dr. Marco.
Saiba mais sobre Cirurgia Robótica de Câncer de Próstata