Antes de mais nada, a ausência de desejo sexual é um problema comum. De fato, a perda da libido pode afetar tanto homens quanto mulheres, em diferentes faixas etárias. Sobretudo, as causas podem ser tanto físicas quanto psicológicas.
De acordo com psiquiatras do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq), ao menos 20% dos homens podem relatar queda da libido durante a vida. Porém, muitos ainda associam a libido a virilidade, o que torna o tema um tabu no universo masculino.
Acima de tudo, saiba que a perda da libido é um problema multifatorial. Por isso, é tão importante identificar a verdadeira causa para iniciar rapidamente o tratamento. Então, continue lendo para saber o que pode resultar na perda da libido e como fazer para restaurar sua qualidade de vida sexual.
Perda da libido em homens
Primeiramente, a libido masculina pode variar conforme o organismo e estilo de vida do homem. Por exemplo, é normal a libido diminuir em situações de estresse, cansaço ou ansiedade e voltar ao normal após alguns dias.
Porém, quando ela está sempre baixa e começa a prejudicar a qualidade de vida do homem, é preciso ficar atento. Afinal, em alguns casos pode se tratar da perda da libido, também chamada de Síndrome do Desejo Sexual Hipoativo (DSH).
Em suma, a perda da libido significa uma diminuição ou ausência do desejo sexual. Apesar de o problema ser multifatorial, ele está diretamente ligado a diminuição do hormônio sexual masculino, a testosterona.
Como identificar a perda de líbido? Confira os principais sintomas
Então, como identificar quando a ausência de desejo sexual se trata de um problema que exige tratamento? Sobretudo, a perda da libido apresenta alguns sintomas como:
- Baixo interesse sexual;
- Dificuldade em alcançar o orgasmo;
- Dificuldade de ereção;
- Diminuição na frequência das relações sexuais;
- Cansaço e falta de disposição no dia a dia;
- Problemas de memória;
- Mudanças de humor.
Quais são as principais causas de Perda da Libido?
Em suma, a perda da libido está relacionada à diminuição da testosterona. Porém, mais do que realizar um exame de sangue, é preciso compreender quais são os fatores que contribuem para a queda na produção desse hormônio. Então, confira a seguir:
Fatores Psicológicos
Sem dúvida, a saúde mental do homem tem relação direta com sua saúde sexual. Hoje sabe-se que fatores psicológicos podem afetar a produção de testosterona e de hormônios do prazer, como a endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina, diminuindo o desejo sexual.
Por exemplo, depressão, ansiedade, TOC, síndrome do pânico e estresse excessivo ou crônico são doenças que têm influência direta. Afinal, geram sensação de esgotamento e desregulam a produção hormonal. Consequentemente, influenciam no apetite sexual.
Estilo de vida
Em segundo lugar, manter um um estilo de vida saudável também contribui para um bom desempenho sexual. De fato, hábitos como o consumo de drogas, álcool e tabagismo podem alterar a liberação de hormônios e o fluxo sanguíneo, causando até mesmo disfunção erétil.
Além disso, a obesidade pode levar a alterações de tireoide, triglicérides, diabetes e aumento do colesterol, condições favoráveis à queda de testosterona. Além disso, a má alimentação também está relacionada a doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão, que diminuem o fluxo sanguíneo, afetando a líbido.
Outros Fatores
Enfim, existem outros fatores, por exemplo, o uso de alguns medicamentos que afetam receptores de serotonina e inibem o desejo. Nesse sentido, converse abertamente com o seu médico especialista.
Por fim, o envelhecimento também está relacionado à maior queda na produção do hormônio masculino. Assim como a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), que consiste no crescimento excessivo da próstata que também ocorre com o avanço da idade.
Como tratar a perda de libido masculina?
Em primeiro lugar, o profissional mais recomendado para diagnosticar a causa do problema é o médico urologista. Então, consulte o seu urologista de confiança, que irá solicitar um exame de sangue para medir o nível de testosterona.
Em seguida, o tratamento poderá variar de acordo com cada caso. Em suma, os tratamentos mais comuns para perda de libido são:
Psicoterapia
Quando a causa é psicológica, o tratamento psicoterápico é o mais indicado. Seja um aconselhamento de casais ou terapia comportamental, ela ajudará a identificar as causas e como solucionar o problema.
Reposição Hormonal
Caso o médico urologista identifique uma concentração de testosterona muito baixa, poderá indicar o tratamento de reposição hormonal com testosterona suplementar. Com isso, poderá regular o nível desse hormônio.
Quando realizar a reposição hormonal?
Enfim, é comum que homens se sintam inibidos em buscar ajuda. Nesse sentido, tentam realizar o auto diagnóstico, buscando por conta própria a reposição hormonal. Inclusive, muitas vezes recorrem à automedicação, que pode até agravar o problema.
Além disso, a reposição hormonal sem orientação médica pode gerar ainda sérios problemas que não existiriam se o procedimento fosse realizado por um médico responsável. Isso porque, o uso indiscriminado dos hormônios pode causar disfunção erétil, lesões no fígado e até doenças cardiovasculares.
Como já foi dito, são muitos os fatores que contribuem com a diminuição de testosterona. Ou seja, “apenas” realizar a reposição hormonal, sem identificar o que leva a tal condição, de fato não resolverá o problema.
Tire suas dúvidas sobre a perda de libido com o Dr. Marco
Acima de tudo, saiba que a perda da libido é um problema comum que não é relacionado a masculinidade. Sobretudo, essa condição está principalmente relacionada ao estilo de vida (hábitos e alimentação saudáveis), a fatores psicológicos e aos níveis de testosterona no organismo.
Então, se você identificou alguns dos sintomas que falamos aqui, não hesite em buscar ajuda. Aliás, quanto antes você iniciar o tratamento, mais fácil e rápido será restituir a qualidade de vida sexual. Agende já uma primeira consulta e tenha uma conversa aberta e sem preconceitos com o Dr. Marco, para tirar todas as suas dúvidas!