Antes de mais nada, existem diversas especulações sobre o câncer de próstata, venha conferir no post a seguir alguns dos Mitos e verdades sobre o câncer de próstata.
Quando as células neoplásicas dentro da próstata crescem e evoluem, temos então a presença daquele que está dentre os tipos de câncer mais comum em pacientes masculinos, o Câncer de Próstata.
Da mesma forma que ocorre com diversos outros casos de distúrbios e doenças, o Câncer de Próstata é cercado de muitos boatos e senso comum. Veja a seguir, os principais mitos e o que é verdade em relação a esta condição.
Mito ou verdade: apenas homens idosos desenvolvem câncer de próstata
MITO: De modo geral, a incidência do câncer de próstata tem sim relação com o fator idade.
Estudos indicam que a chance de desenvolver a doença é de 50% em homens na faixa dos 50 anos de idade, e de aproximadamente 70% em pessoas por volta dos 70 anos, e assim consecutivamente.
Mesmo assim, contudo, fica o alerta de que em 40% dos casos, os diagnósticos atingem pacientes da faixa etária dos 50 anos. Ou seja, não se trata de uma doença exclusivamente de idosos.
Mito ou verdade: homens negros tem mais chances de ter a doença
VERDADE: Pesquisas recentes apontam que afrodescendentes contam com um risco de 60% mais chances de desenvolver a doença. Além disso, a taxa de mortalidade é três vezes mais alta do que em pessoas brancas, por exemplo.
Mito ou verdade: pessoas sedentárias são mais suscetíveis a ter o diagnóstico de câncer de próstata
VERDADE: Algumas mudanças no metabolismo podem acarretar em alterações moleculares que, por sua vez, têm papel determinante na gênese da neoplasia, conforme declarações de boa parte da comunidade médica. A obesidade e o sedentarismo estão ligados às mudanças do metabolismo que acabam propiciando então o surgimento do câncer na região da próstata.
Tanto na prevenção quanto no tratamento do câncer, a atividade física regular desempenha um papel relevante para o bem-estar na vida do paciente.
Mito ou verdade: No estágio inicial o câncer de próstata não sinaliza sintomas
VERDADE: A chance de curar um câncer de próstata é de 90%, quando ele está em estágio inicial. No entanto, a doença não demonstra qualquer tipo de sintomas no começo.
Quando o paciente passa a perceber alguns sinais, cerca de 95% dos tumores já estão em estágio acelerado, o que atrapalha a cura.
Por isso, é sempre preciso fazer um acompanhamento médico regular com o urologista.
Alguns sintomas em quadros avançados da doença incluem desde dor óssea, até mesmo vontade de urinar com frequência acompanhada de dor ao urinar, bem como presença de sangue na urina.
Mito ou verdade: Vasectomias causam câncer de próstata
MITO: Antigamente, muitos acreditavam que realizar a vasectomia aumentava o risco de um homem ter câncer de próstata.
No entanto, hoje, com o avanço da medicina concluiu-se que não há ligação entre a doença e a vasectomia.
Conforme vimos acima, há diversos mitos e verdades sobre o câncer de próstata.. Por isso, antes de fazer qualquer afirmação, ou acreditar em algo que alguém contou ou “ouviu falar”, procure conversar a respeito com o seu médico.
Há diferentes tipos de tratamento, incluindo desde a Radioterapia (irradiação da próstata com intuito de matar as células cancerígenas), até a Cirurgia Robótica da Próstata, dentre outros.
A melhor prevenção, sem dúvidas, é manter o peso adequado à altura, praticar exercícios, ter dieta equilibrada, não fumar, e sobretudo realizar exames de rotina. Agende agora mesmo sua consulta com o Dr. Marco
Saiba mais sobre Cirurgia Robótica de Câncer de Próstata