Você sabia que a infecção urinária é apontada como um dos tipos de infecção bacteriana mais recorrentes?
Os sintomas podem variar, dependendo de qual região do trato urinário for atingida, bem como sexo e idade da (o) paciente.
Em linhas gerais, são comuns os seguintes sintomas quando se está diante de uma quadro de infecção urinária:
- Forte necessidade e urinar;
- Aspecto turvo na urina, com forte odor e presença de sangue;
- Sensação de dor e/ou de queimação durante o ato de urinar;
- Dores abdominais;
- Dores musculares;
- Náusea e vômito.
É possível que ocorram ainda complicações quando a paciente desenvolve infecção urinária. Por exemplo, em pessoas com infecções renais recorrentes ou duradouras, há casos de danos permanentes na região. Além disso, algumas infecções renais súbitas podem ser fatais, principalmente se as bactérias entrarem na corrente sanguínea em uma condição conhecida como sepse ou sépsis.
É de suma importância que o (a) paciente, ao sentir os sintomas, procure urologista para se certificar se, de fato, se trata de uma infecção urinária.
Confirmando-se a suspeita, muitas pessoas questionam:
“Estou com infecção urinária – O que fazer?”. O médico urologista irá avaliar cada situação, identificar as causas e assim, orientar o indivíduo quanto ao tratamento mais coerente.
Tratamento de infecção urinária
Como o tratamento da infecção no trato urinário depende da causa, é comum que o seu médico, ao identificar por meio de exames qual organismo está causando a infecção, direcionar a paciente a realização do tratamento correto.
Como na maior parte dos casos o problema é causado por bactérias, via de regra é necessário lançar mão de antibióticos.
Quando as causas encontradas são fungos e vírus, por exemplo, você poderá ter que ingerir medicamentos antivirais ou antifúngicos.
Infecções com maior grau de gravidade podem incluir tratamentos como:
- Terapia com estrogênio vaginal (para mulher na pós-menopausa);
- Antibióticos de baixa dose, inicialmente por seis meses ou mais.
E se eu não tratar?
Infelizmente, algumas pessoas, seja por medo, vergonha ou até mesmo descaso, minimizam a situação e não levam à sério o tratamento da infecção urinária.
O ideal é que assim que notar os sintomas, se procure o médico para o diagnóstico rápido, tendo em vista que quanto antes se iniciar o tratamento, menos riscos para a paciente.
Contudo, quando isso não é feito e a infecção simplesmente não é tratada, ela se torna cada vez mais grave, à medida que se espalha no organismo.
Quando ela atinge o trato urinário inferior, o tratamento é menos complexo, ao contrário do que ocorre quando ela se espalha pelo trato urinário superior.
Nesta condição, temos o claro risco de vida para a paciente. Sendo assim, ao notar algum sintoma, procure o urologista de sua confiança. Ele solicitará que você faça um exame de urina ou sangue, que poderão evitar a ocorrência de muitos problemas graves no futuro.
Agora que você já sabe o que fazer quando estiver com infecção urinária, que tal agendar agora mesmo uma consulta com o Dr. Marco? Aproveite e acompanhe nosso perfil no Instagram.