A Balanopostite é uma patologia que afeta homens de qualquer idade, causando inflamação do prepúcio e da glande. Embora possa ser desencadeada por diversos fatores, existem alguns sintomas de balanopostite que você pode identificar por conta própria.
Acima de tudo, compreender os sintomas é um passo importante para saber quando procurar um médico. Mas, atenção: muitas vezes a Balanopostite pode demorar algum tempo para apresentar sintomas. Então, check-ups regulares com um médico especialista são fundamentais!
Além disso, vale ressaltar que essa é uma patologia que possui causas diversas. Ou seja, os fatores de risco são amplos e evitá-los pode contribuir para a redução das chances de lidar com a Balanopostite.
Então, quer entender melhor sobre os sintomas? Explicaremos mais nesse conteúdo, continue conosco!
O que é a Balanopostite
A balanopostite consiste na inflamação da glande e do prepúcio. A saber, a glande é a cabeça do pênis, que é encoberta por um tecido denominado prepúcio. Aliás, essa doença é comumente confundida com duas patologias bem similares: a Balanite e a Fimose.
De fato, a inflamação dessas regiões em geral causa um grande desconforto nos homens. Por exemplo:
- inchaço;
- coceira;
- ardência;
- vermelhidão.
Causas e tipos de Balanopostite
As causas são diversas, e o tratamento pode variar conforme a razão do aparecimento da patologia. Geralmente, a causa determina o tipo de balanopostite. Portanto, um diagnóstico completo e detalhado é fundamental.
As causas mais comuns de Balanopostite são:
- Higiene inadequada;
- Dermatite irritante de contato;
- Trauma local;
- Infecção bacteriana ou fúngica;
- Presença de algumas doenças sexualmente transmissíveis (candidíase, gonorreia, herpes simples e sífilis);
- Baixa imunidade;
- Diabetes;
- Obesidade.
São tipos comuns da Balanopostite:
- Infecciosa: infecção causada por fungos, como o Candida Albicans, ou por bactérias, vírus ou parasitas, ou mesmo por condições como o HPV, ou mesmo por DSTs;
- Inflamatória: a balanopostite inflamatória é desencadeada por inflamações como dermatites, eczemas, psoríases e doenças autoimunes;
- Pré-neoplásica: nesse tipo, o fator desencadeador principal são tipos de câncer, ou a presença de células cancerosas.
Portanto, fica claro que compreender o tipo de balanopostite significa identificar o agente causador, o que influencia amplamente no tratamento. Por exemplo, o tratamento para uma infecção bacteriana é definitivamente diferente daquele recomendado para uma inflamação causada por dermatite.
Por fim, embora existam outros tipos mais raros ou mesmo com denominação mais técnica da doença, de forma geral os sintomas semelhantes.
Quem pode ter Balanopostite
Alguns tipos de balanopostite, como aquela causada pela Candida Albicans, podem acometer homens de qualquer idade. No entanto, aqueles mais predispostos a sofrer com a patologia são homens com:
- idade superior a 40 anos;
- não circuncidados;
- adultos ou crianças, com maus hábitos de higienização.
Portanto, é fundamental que se adote boas práticas de higienização do pênis para evitar a balanopostite e outras patologias no local. Afinal, a higiene é fundamental para combater o acúmulo de microorganismos que podem causar irritação, infecção ou inflamação, três fatores causadores da Balanopostite.
Sintomas de Balanopostite
Antes de mais nada, é importante ressaltar que muitos dos sintomas também são comuns a outras patologias, tais como a Fimose. Por isso, consultas regulares ao médico e exames de rotina são fundamentais para prevenção e combate à patologia, bem como para o diagnóstico correto a fim de evitar tratamentos inadequados.
Assim, embora seja válido compreender os sintomas, é igualmente importante o fato de que somente um médico pode diagnosticar efetivamente a Balanopostite. Acima de tudo, evite o autodiagnóstico e consulte o urologista para realizar exames específicos, tais como exame de sangue e mesmo biópsia.
Portanto, é preciso estar alerta e não ignorar os seguintes sintomas:
- Desconforto na micção ou durante as relações sexuais;
- Odor forte na região do pênis;
- Dor, sensibilidade e irritação;
- Secreção;
- Fissuras;
- Placas esbranquiçadas;
- Coceira;
- Descamação da mucosa;
- Inchaço;
- Glande avermelhada.
Agora, explicaremos melhor os sintomas mais comuns ou mais complexos abaixo:
1.Desconforto na Micção ou Durante as Relações Sexuais
Mesmo uma leve inflamação da glande ou do prepúcio já são suficientes para causar desconforto na hora de urinar. Além disso, o acúmulo de fungos, bactérias ou outros microorganismos podem deixar a região hipersensível, causando incômodo também nas relações sexuais.
2. Odor forte na região do pênis;
O acúmulo dos microorganismos e a presença de fungos também pode causar um forte e desagradável odor na região peniana. Sobretudo, tal odor também estará presente se a causa primordial da Balanopostite for a má higienização da área.
3. Placas esbranquiçadas
A presença de placas ou pontos esbranquiçados na glande pode causar muita dor, coceira e desconforto. Ela também é um indício da Candidíase Masculina, lembrando que a Cândida Albicans é um dos principais fatores causadores da Balanopostite.
Identificou algum dos sintomas de Balanopostite?
Se você identificar algum dos sintomas elencados acima, o passo mais importante é consultar um urologista. Afinal, é importante evitar a Balanopostite, assim como desconfortos maiores e tratamentos agressivos, não é?
Inclusive, em muitos casos, se a Balanopostite for detectada em estágio inicial, o tratamento pode se resumir a algo simples! Por exemplo, a melhora da rotina de higienização do local inflamado.
Em outros casos, alguns medicamentos tópicos ou pomadas podem ser receitados. Assim, quanto mais cedo for diagnosticada, melhores são as chances de um tratamento rápido e eficaz.
É o seu médico urologista que vai solicitar os exames de rotina que permitirão detectar a Balanopostite logo no início. Além disso, por ser comumente confundida com a Fimose, que possui tratamento diferente! Por isso, é fundamental evitar o autodiagnóstico e o autotratamento.
Além disso, muitos dos sintomas, tais como a coceira, o inchaço, a dor e irritação na região e mesmo o odor forte na região peniana podem indicar outros problemas de saúde. Então, é preciso ficar atento!
Identificou algum dos sintomas da Balanopostite? Agende agora mesmo uma consulta!