A fimose é uma condição enfrentada por muitos homens. Nesses casos, o prepúcio, pele que recobre a glande do pênis, não pode ser retraído (puxado para trás). No entanto, embora bastante comum, ainda há muitas dúvidas sobre como prevenir a Fimose.
Antes de mais nada, é preciso deixar claro que, geralmente, o prepúcio se solta com o tempo. Entretanto, esse processo pode demorar mais em alguns meninos. Mas, via de regra, por volta dos 17 anos, o indivíduo deve ser capaz de retrair facilmente o prepúcio.
Todavia, isso não acontece muitas vezes e o problema, caso não seja tratado, pode desencadear sintomas desagradáveis. Por exemplo, um sintoma comum de fimose é a incidência de um inchaço do prepúcio ao urinar.
Mas, o que causa a condição da fimose? Como prevenir? Há tratamento? Confira as respostas, a seguir.
O que causa a fimose?
A princípio, sabemos que a fimose pode ocorrer naturalmente. Contudo, não se sabe ao certo por qual motivo ela acontece em alguns homens e em outros não.
Mas, pode-se citar como uma das causas dessa condição os casos em que o prepúcio é retraído à força, antes de estar pronto. Isso pode prejudicar a pele e causar cicatrizes, tornando mais difícil retrair o prepúcio posteriormente.
Além disso, há casos em que, devido à fimose, o indivíduo desenvolve Balanite, uma inflamação que ocorre na glande. Esse problema em geral resulta da falta de higiene ou de uma infecção do prepúcio.
Como prevenir a Fimose?
O ideal é ainda quando bebê realizar corretamente a higiene do pênis.
Outro cuidado importante de se adotar é, no momento da troca de fraldas e banho, não puxar a pele ou fazer movimentos com o objetivo de desobstruí-la. Afinal, isso pode machucar e proporcionar sangramentos. Assim, caso isso ocorra, os riscos de surgirem cicatrizes são grandes, o que pode obstruir ainda mais a cabeça do pênis.
Em síntese, a melhor maneira de prevenir a fimose nos meninos, e evitar as balanopostites (infecção ou inflamação do prepúcio), é com a higienização local.
Quando buscar ajuda?
Quando a fimose interfere tanto nas ereções quanto na micção, é extremamente importante consultar um médico urologista.
Afinal, as infecções recorrentes da glande ou do prepúcio devem ser avaliadas por um médico urologista. Só assim é possível tratá-las, a fim de evitar o agravamento do problema.
Os sinais dessas infecções no pênis podem incluir:
- Dor;
- Coceira;
- Inchaço;
- Mudanças na cor da glande ou prepúcio;
- Presença de manchas.
Como tratar a fimose?
Os tratamentos para fimose variam dependendo da gravidade. Dentre a principais alternativas, temos:
- Retração manual diária suave;
- Aplicação de pomada de corticosteróide;
- Circuncisão.
O que é circuncisão?
A circuncisão é um procedimento que envolve o corte do prepúcio, a pele que protege a cabeça (ou glande) do pênis. Como é a única parte móvel do pênis, o prepúcio facilita a atividade sexual.
Além disso, ele contém terminações nervosas que desempenham um papel no prazer sexual e suas glândulas produzem lubrificantes que ajudam a proteger a cabeça do pênis e a vagina feminina. Geralmente é removido por motivos religiosos, mas pode ocorrer por motivos médicos, caso da fimose.
Então, agora que você sabe quais condições indicam a necessidade de ir ao urologista, que tal cuidar da fimose? Agende agora uma consulta com o Dr. Marco e tenha o atendimento personalizado que você precisa.