Antes de mais nada, você sabe quais são os tipos de tratamentos de incontinência urinária? Não? Então confira no post a seguir!
Segundo as estimativas, a incontinência urinária é mais comum entre mulheres do que em homens. Estima-se, por exemplo, que cerca de 30 por cento das mulheres com idades entre 30 e 60 anos sofrem de incontinência urinária.
Ela ocorre quando uma pessoa não consegue evitar que a urina vaze. Ou seja, é caracterizada pela perda involuntária de urina, quando uma pessoa urina sem sentir este desejo. Nessa condição, o controle sobre o esfíncter urinário está enfraquecido ou até mesmo perdido.
Causas da incontinência urinária:
Diversas podem ser as razões que motivam a ocorrência da incontinência urinária. Os principais agentes motivadores são:
- Causas e fatores relacionados ao estresse;
- Gravidez e mesmo após a gestação;
- Condições como a obesidade;
- Menopausa;
- Idade avançada.
Há ainda a condição de infecção urinária que é causada em decorrência de alguns problemas de saúde já existentes, como por exemplo:
- Infecções do trato urinário (ITU)
- Constipação (fezes duras e secas)
- Uso de alguns medicamentos (como diuréticos, antidepressivos, anti-histamínicos, etc.);
- Diabetes;
- AVC;
- Esclerose múltipla;
- Próstata aumentada, etc.
Como é feito o diagnóstico da incontinência urinária?
Um médico urologista avaliará a paciente, questionando sobre seus sintomas e seu histórico médico.
Na entrevista, o doutor perguntará sobre os hábitos de saúde e se a paciente costuma fazer a correta ingestão de líquidos.
Logo depois, o exame físico e alguns testes simples são realizados para identificar a causa da incontinência.
Para lidar com esta problemática, é sempre aconselhado diminuir ou evitar o consumo de álcool e bebidas com cafeína. Também é importante praticar exercícios e manter uma rotina de atividades físicas, além de ter o peso equilibrado. Uma dieta com alimentação saudável também é primordial.
Quais os tipos de tratamentos de incontinência urinária?
Há diferentes maneiras de tratar a incontinência urinária. Destacamos algumas, a seguir:
- Treinamento da bexiga
Do mesmo modo, treinar a bexiga é uma das alternativas que poderão impactar positivamente o estilo de vida da paciente. Com esta técnica, o indivíduo tem como objetivo, controlar o impulso. A ideia é retardar a micção.
Assim também há a técnica de micção dupla, que envolve urinar, esperar alguns minutos e urinar novamente.
Outra possibilidade é programar o horário do banheiro, a cada 2 horas, por exemplo.
- Medicamentos para incontinência urinária
Da mesma forma há outra possibilidade de tratamento é o uso de alguns medicamentos, concomitantemente aos exercícios e técnicas de controle da bexiga.
Dentre os medicamentos mais comuns, prescritos para tratar a incontinência urinária, destacamos os anticolinérgicos, que acalmam a bexiga hiperativa. Há também o estrogênio tópico, que pode reforçar o tecido na uretra e nas áreas vaginais, minimizando os sintomas de incontinência urinária, etc.
- Cirurgia
Outra opção, caso os outros tratamentos não funcionem, é a cirurgia. Em contrapartida há ainda alguns dispositivos médicos que podem ser adotados.
Antes de mais nada, é importante ter em mente que conforme cada paciente, o tratamento pode ter variações.
Acima de tudo, cada paciente é submetido ao tratamento específico, conforme o grau de gravidade de sua incontinência urinária, bem como de acordo com as motivações que desencadeiam o quadro.
Sofre com sintomas de incontinência urinária? O Urologista Dr. Marco Nunes é um profissional experiente e certificado, que disponibiliza para homens, mulheres e crianças, um atendimento pautado na empatia.
Atento a cada situação apresentada especificamente pelos pacientes, Dr. Marco Nunes é uma das maiores autoridades no assunto e usa métodos atualizados e eficazes para atender seu público. Com isso, consegue conquistar os melhores resultados em cada caso encontrado, lidando de forma atenciosa com cada um de seus pacientes.
Afinal, não fique esperando e agende agora mesmo uma consulta e cuide de sua saúde e bem-estar.