Você é do tipo de pessoa que costuma adiar tratamentos, mesmo sabendo que precisa cuidar da saúde? Talvez o ato de adiar seja exatamente por medo e desconhecimento do tratamento, não é mesmo? O tratamento da infecção urinária, por exemplo, é um dos mais comuns e quantos antes ele for realizado, mais rápido você irá recuperar sua qualidade de vida. Descubra aqui como tratar infecção urinária.
Veja a seguir, algumas das estratégias de tratamento da infecção urinária mais utilizadas.
Principais causas de infecções do trato urinário
As infecções urinárias ocorrem quando bactérias entram através do tubo que leva o xixi para fora do corpo (uretra).
Sabemos que mulheres têm a uretra mais curta que a dos homens, o que significa que as bactérias têm maior probabilidade de atingir a bexiga ou os rins e causar uma infecção no público feminino.
No entanto, homens também tem a possibilidade de sofrerem com este problema.
Dentre as principais causas de infecções no trato urinário, podemos destacar:
- Mulheres em estado de gravidez;
- Ocorrência de condições que bloqueiam o trato urinário, como por exemplo, a presença de pedras nos rins;
- Situações que dificultam o esvaziamento pleno da bexiga. É o caso do aumento da próstata nos homens e prisão de ventre em crianças, por exemplo;
- Presença de tubo na bexiga com o intuito de drenar a urina;
- Sistema imunológico enfraquecido, decorrente de doenças como a diabetes tipo 2 , quimioterapia ou HIV, entre outros aspectos.
Principais métodos de tratamento de infecção urinária
Em um primeiro momento, o uso de antibióticos é o tratamento para infecções do trato urinário. Saber quais são exatamente os medicamentos prescritos e por quanto tempo o paciente deve usar, depende tanto da condição de saúde do indivíduo, bem como do tipo de bactéria encontrada na urina.
Quando médico se depara com um quadro de infecção simples, os antibióticos mais comuns são:
- Cefalexina (Keflex);
- Ceftriaxona;
- Trimetoprim / sulfametoxazol (Bactrim, Septra, outros);
- Fosfomicina (Monurol);
- Nitrofurantoína (Macrodantina, Macrobid).
No caso de uma cistite aguda em mulheres, por exemplo, pode também ser recomendado o tratamento com os antibióticos orais mencionados acima.
Em linhas gerais, ao consumir tais remédios, os sintomas desaparecem em alguns dias após o tratamento.
Pode ser necessário continuar o tratamento durante uma semana ou mais.
Para infecções mais frequentes, o tratamento pode incluir:
- Terapia com estrogênio vaginal, se você estiver na pós-menopausa;
- Antibióticos de baixa dose, inicialmente por seis meses ou mais.
No que se refere a infecções de cunho mais grave, pode ser necessário um tratamento com antibióticos intravenosos em um hospital.
Em mulheres grávidas, por exemplo, quando apresentam febre alta ou não conseguem manter os alimentos e líquidos, é comum que o médico solicite a internação no hospital para que seja possível fazer o tratamento com antibióticos intravenosos.
A paciente, nesta situação, pode retornar ao seu lar continuar com antibióticos orais quando a infecção começar a melhorar.
Atenção: caso o paciente interrompa o tratamento precocemente, a infecção poderá retornar rapidamente e o indivíduo poderá desenvolver resistência ao antibiótico usado anteriormente.
Agora que você já sabe como funciona o tratamento, que tal agendar agora mesmo uma consulta com o Dr. Marco? Acompanhe também nosso perfil no instagram.